Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 12 de janeiro de 2020

Eyes Thru Glass (45) – Cabo da Roca

Aqui neste blogue e no “Eyes thru Glass“ mostro aquilo que os meus olhos vêem, através da objectiva.

Aqui ficarão somente as fotos, sem texto ficcional e sem música, apenas uma breve introdução, onde são tiradas e quando, e eventualmente alguma especificação técnica.

No dia 7 de Setembro de 2017, andei pelo Cabo da Roca com o MEF (Movimento de Expressão Fotográfica).






25 comentários:

  1. A última fotografia é lindíssima e, no entanto, só dá uma pálida ideia daquele que para mim é, talvez, o trecho mais belo de toda a costa de Portugal Continental. Nem na Costa Vicentina se encontra um trecho mais belo do que este.

    Na segunda reentrância que se vê na fotografia, imediatamente antes do enorme rochedo destacado sobre o mar, fica a pequenina Praia da Ursa. Esta praia está (ou pelo menos estava, quando por lá andei) assinalada por uma placa na estrada, mais ou menos a meio caminho entre a aldeia de Azoia e o farol do Cabo da Roca. Se o Ricardo tiver boas pernas e bom fôlego, vá lá e arrisque-se a descer à praia. Note que é preciso ter muito boas pernas e muito bom fôlego para ir lá abaixo e, sobretudo, para voltar. Mas vale a pena o esforço. Quando eu fui lá abaixo e desemboquei na praia, fiquei com a nítida sensação de que o mundo tinha acabado de ser criado, tal era a pureza e a beleza que encontrei. Só faltavam Adão e Eva, que no verão se devem poder encontrar por lá, pois tudo indica que há pessoas que fazem lá nudismo. Seja como for, com nudismo ou sem ele, vale a pena o sacrifício (e, até, o perigo) de descer à Praia da Ursa. Mesmo. É uma praia verdadeiramente inesquecível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando agradeço imenso, mais um vez, este comentário educativo e enriquecedor que veio valorizar a minha publicação !
      Muito obrigado

      Eliminar
  2. Não me canso de passear por ali.
    Sempre com algum receio, e muito encantamento.
    Foi o primeiro lugar mágico que descobri em Portugal, após o regresso de Moçambique, em 1975.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um lugar muito bonito como o são todos aqueles junto ao mar, em promontórios altíssimos, da nossa costa atlântica !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  3. Já visitei, mas sem o MEF, com muita pena minha.
    Fotos lindas de um lugar maravilhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estão más! Sempre fui exigente comigo próprio.
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  4. Exceptuando a primeira, que não me diz nada, as quatro seguintes são belíssimas, apesar do dia cinzento não ter ajudado muito.
    Um lugar que visitei há uns anos largos e onde nunca mais voltei.

    Um abraço, Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa, Ricardo, mas é a única maneira de comunicar com a nossa querida amiga Janita.

      Entro no blogue, mas continuo a não entrar na caixa dos comentários. Não faço ideia qual é a razão de outros comentadores entrarem e eu NÃO?!

      Abraço de amizade para ambos 💙

      Eliminar
    2. Janita a primeira foto mostra o farol do Cabo da Roca, que dá significdo ao local, como outro farol qualquer em qualquer outro cabo. Fotografar um cabo em Portugal, sem fotografar o seu farol, para mim não tem significado. Obrigado !

      Eliminar
  5. Que belas fotografias‼
    Apetece logo dar um salto até ao Cabo da Roca‼

    ResponderEliminar
  6. Portugal é um país lindíssimo!!
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquemos então por cá a conhecê-lo, como deve de ser !
      Obrigado e abraço Pedro

      Eliminar
  7. Bonitas fotos.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  8. Uma zona costeira absolutamente fascinante!
    Gostei em especial da 3ª e da última... belíssimos enquadramentos!
    Um grande abraço! Feliz semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Lindo mesmo. Este fim de semana andei mais uma vez a explorar o Cabo Carvoeiro e Peniche, desta vez de bicicleta e como todos os cabos é igualmente fantástico.
    Lindas fotos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os cabos em Portugal, com os seus respectivos faróis são lugar muito interessantes para visitar.
      https://www.amn.pt/DF/Paginas/Visitas.aspx

      Tu devias ir à Volta a Portugal para não amadores !

      Obrigado Gaja Maria

      Eliminar
  10. Excelentes fotos!
    O mar nunca se cansa de nos oferecer novos olhares! :)

    (obrigada pela musica que deixaste "lá")

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O planeta Terra nunca se cansa de nos dar alegria, paz, beleza, comida, água, etc., etc... Nós é que nos esquecemos sempre dele :((((((( !!!
      Obrigado Boop

      Eliminar
  11. Já não vou para esses lados à imenso tempo, tenho de voltar a visitar.
    Belíssimas fotos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um sítio maravilhosamene bonito. Conheço alguns cabos e tem todos a sua beleza própria. Por lá come-se bem, em dois ou três restaurantes conhecidos.

      https://www.tripadvisor.pt/RestaurantsNear-g189164-d5981274-Cabo_Da_Roca-Sintra_Sintra_Municipality_Lisbon_District_Central_Portugal.html

      Obrigado Maria Rodrigues

      Eliminar
  12. Belas fotos!
    Uma paisagem entre o selvagem e o vertiginoso e que me faz sempre sentir pequenina.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto de me sentir pequenino no meio da imensidão da Natureza !
      Obrigado e abraço Célia

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!