Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 5 de janeiro de 2020

Teresa Salgueiro – Nascidos Aqui (27)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Um Bom Ano para Todos Vós que me vêm aqui visitar !

Ela era “MadreDeus”, e era, na minha opinião de melómano, pelo menos 50% do que o grupo valia. Faz anos na próxima Quarta-feira e para esta mulher e artista tenho de dizer estas curtas palavras: “de quando em vez nasce alguém assim, com uma pureza de voz que nos faz muitas vezes chorar… muito obrigado Teresa !!!

Teresa Salgueiro (08-01-1969)

Alegria, com poesia de José Saramago (livro “Provavelmente Alegria de 1970)


A Estrada, álbum “O Mistério” de 2012


Horizonte, álbum “O Horizonte” de 2016


O Vento, álbum “O Horizonte” de 2016

16 comentários:

  1. Uma voz que muitas vezes me faz chorar também... porque tem o dom de nos tocar a alma.

    Uma das, se não mesmo, A voz feminina portuguesa que mais gosto e admiro.

    Vou ficar aqui a ouvir as tuas escolhas.
    Obrigada!
    Beijinhos e bom restinho de domingo musical
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Teresa Salgueiro sempre me impressionou/a quando canta. Ela atira as suas vibrações vocais para cioma da nossa pele !
      Obrigado Clara

      Eliminar
  2. É isso. Uma voz de incrível pureza.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto e tenho na minha playlist do telefone algumas músicas dela para ouvir enquanto pedalo ou corro.
    Uma voz que perdura no tempo :)

    ResponderEliminar
  4. Uma voz cristalina, com um timbre especial e único, no panorama musical português.

    Gostei das tuas escolhas Ricardo

    ResponderEliminar
  5. Ela foi verdadeiramente uma pedrada no charco da música portuguesa.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela é ... verdadeiramente uma pedrada no charco da música portuguesa.
      Obrigado e abraço Pedro

      Eliminar
  6. Adoro Madredeus, tenho alguns cd's deles... quando a vocalista ainda era a Teresa... adoro a voz dela... com um timbre único e um grau de pureza notável... mas... não consigo ouvir mais do que meia dúzia de músicas seguidas dos Madredeus... os seus agudos... cravam-se-me dolorosamente nos tímpanos... razão pela qual, consigo aprecia-los muito mais com a Beatriz Nunes, como vocalista...
    Gosto bem mais de ouvir agora a Teresa a solo, confesso, e sobretudo, mais nos temas em que podemos sentir o seu timbre mais aveludado!... Como no tema acima... A Estrada...
    Um grande abraço! Feliz semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, para mim os Madredeus sem a Teresa são outro grupo !
      Obrigado pela tua opinião

      Eliminar
  7. Olá, Ricardo!
    Linda e merecida homenagem a Teresa Salgueiro!
    Concordo contigo «os Madredeus sem a Teresa são outro grupo». Custou-me aceitar outras vozes sobre a dela.
    Nunca entendi o seu afastamento. Sozinha a sua voz pouco se ouve.
    Foi bom enquanto durou... e os discos matam saudades.
    Beijo, bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário passou-me Teresa. Peço descupa, eu tenho o hábito de responder a todos, mas desta vez, falhei.
      Muito obrigado pelo teu comentário e obrigado pela tua opinião, muito idêntica à minha !

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!