Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 18 de janeiro de 2020

A Sopa do Pacto (11), músicas

Jafumega – Romaria


Banda do Casaco – Morgadinha dos Canibais


Salada de Frutas – Se Cá Nevasse


Sétima Legião – Sete Mares

6 comentários:

  1. Gostei muito da tua escolha ter sido a 'Morgadinha' dos "Banda do Casaco" pois não tenho ideia nenhuma desse tema que gostei imenso.

    Ainda bem que a maioria dos participantes optou pelo tema "Sete Mares" dos "Sétima Legião", pois foi um tema também escolhido por mim e assim, pude ter o prazer de o recordar aqui.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coincidências relativamente aos "Sétima Legião" !
      Obrigado Janita

      Eliminar
  2. Adorei descobrir este tema da Banda do Casaco que também desconhecia!
    Que saudades do som dos Sétima Legião!... E da irreverência dos Salada...
    Beijinho! Bom domingo!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto bastante desta música da "Banda do Casaco".
      Está rubrica trará mais grupos portugueses que estão esquecidos há alguns anos.
      Obrigado Ana

      Eliminar
  3. Não conhecia os temas, Romaria e Morgadinha.
    Foi bom recordar Os Sete Mares, sempre um prazer ouvir este tema.
    Muito obrigada pela partilha Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficaste a conhecer mais duas boas composições da MPP.
      Obrigado Manuela

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!