Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Arquipélago dos Açores - Ilha Terceira - Impérios


Estive por lá em 2016 e embora só conheça duas ilhas do arquipélago, esta e São Miguel, tenho a certeza que os Açores, são algo extraordinarimente maravilhoso a todos os níveis. Pessoas, paisagem, gastronomia, hospedagem, fiquei completamente maravilhado com aquilo que vi na Terceira.

Uma das coisas que mais me impressionou foram os templos religiosos, conhecidos por impérios, o culto do divino “espírito santo”. Álamo Oliveira é o obreiro do livro “Terceira a Ilha dos Impérios” onde se encontram as explicações deste culto e as fotos de todos os “Impérios” espalhados pela ilha, o mais antigo data de 1670. Como não quero destruir o livro de capa dura, procurei na internet algumas fotos dos muitos Impérios que lá existem, cerca de 70 Impérios. 

Se puderem e de preferência no Verão, visitem a ilha Terceira ou outra qualquer ilha açoriana, não se vão arrepender.





Fotos de alguns Impérios, muitos existem mais que um na mesma zona, freguesia!

1872 1999 Santa Cruz


1872 Biscoitos



1873 Agualva



1876 Santa Bárbara



1877 Santa Cruz



1882 1982 Posto Santo



1885 Ribeirinha



1886 Cinco Ribeiras



1888 Posto Santo



1888 Santa Cruz


1898 Ribeirinha 



1902 Porto Martins



1903 Altares



1909 Biscoitos



1911 Ribeirinha



1913 Fonte do Bastardo



1916 Lajes



1916 Porto Judeu



192 Feteira



1925 Ribeirinha



1928 Feteira



1930 Santa Cruz



1933 Porto Judeu



1933 Porto Judeu



1941 1995 Santa Cruz



1960 Posto Santo



1980 Raminho



1985 Quatro Ribeiras



1989 Doze Ribeiras



2004 Agualva 


18 comentários:

  1. Como estive lá há pouco tempo, lembro-me bem destes impérios.
    Não os fotografei todos, por isso acho que foi uma boa ideia da tua parte, fazer este registo fotográfico..
    Gostei!
    Bom fim de semana Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente como disse no texto, não são fotos minhas. Tirei meia-dúzia delas, se tanto.
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  2. Fantásticas imagens!

    Obrigada por tão bela partilha, Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As imagens não são minhas, são da Net, no entanto não deixam de ser boas imagens. Fotografar todos os 70 impérios demoraria muitos mais dias do que aqueles que lá estive !
      Obrigado Janita

      Eliminar
  3. Bonitas fotos, Adorava conhecer os Açores, mas não consigo convencer o marido nem o filho a irem comigo (ambos estiveram em comissão nos Açores e dizem ter ficado fartos) O marido estava lá no sismo de 1980 e o filho, esteve em comissão num barco em transportes entre ilhas diz que ficou enjoado para o resto da vida.
    O certo é que nenhum deles quer ouvir falar dos Açores.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As fotos são da Net, hei-de vbir aqui mostrar fotos minha da Terceira, desta minha visita, mas estas não são minhas !

      Elvira tentem ir em grupo, é de certeza mais divertido, e o Verão lá deve ser muito agradável, seja em que ilha for. Vale mesmo a pena !!!

      Obrigado Elvira e abraço

      Eliminar
  4. Nunca fui aos Açores, por isso fiquei fascinada com estes Mini Santuários... lindíssimos!
    Belíssimo trabalho de pesquisa, Ricardo!
    Gostei imenso ! Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Belo trabalho de recolha.
    Obrigada por partilhar.
    Cumprimentos,
    Megy Maia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem gostaria de ter sido eu a tirar as fotos a todos os cerca de 70 impérios, mas para isso a estadia teria de ter sido mais longa!
      Obrigado Megy Maia

      Eliminar
  6. Em miúda estive na ilha terceira, mas não me recordo de nada... :(
    Aliás não lembro quase nada dessa viajem. Mas houve um episódio interessante:
    Tinha eu uns 22/23 anos e fui numa viagem a Israel com a minha mãe. ao chegarmos ao mar morto tive a primeira memória puramente olfactiva de que tive consciência, e perguntei À minha mãe: "Isto cheira às furnas, não cheira?!?!" Foi tão giro! Nunca tinha isolado tão claramente o olfacto como agente da memória!
    Já voltei a S.Miguel mas não re-visitei as outras ilhas.
    Tenho de lá voltar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As nossas memórias olfactivas também são muito importantes.
      Todo o arquipélago dos Açores deve ser visitada, caso se possa !
      Obrigado Boop

      Eliminar
  7. Nos Açores, conheço as ilhas de S. Miguel, Faial, Pico e Terceira. Também sobrevoei a ilha de S. Jorge e fiquei cheio de vontade de conhecê-la. Cada ilha tem a sua personalidade própria e, por isso, não se perde nada em visitá-las todas, se possível...

    A ilha do Pico é a que tem uma paisagem mais parecida com a do Continente. Relativamente, claro, pois no Continente não existem vulcões assim!

    A ilha que mais me fascinou foi a do Faial, em grande parte por causa da atração hipnótica exercida pela visão da montanha do Pico, mesmo em frente à cidade da Horta. Mesmo que não queiramos, estamos sempre a dirigir o nosso olhar para aquela imponente montanha, que é a mais alta de Portugal e ainda por cima se ergue majestosamente desde as profundezas do Oceano Atlântico.

    S. Miguel é a que tem paisagens mais bonitas, de todas as ilhas que conheci. Se só se puder visitar uma ilha nos Açores, acho que é S. Miguel que se deve visitar. A sua beleza é de morrer! Custa a crer que possa haver tanta beleza no mundo. A Lagoa das Sete Cidades, então, é inacreditavelmente bela.

    A Terceira é a ilha menos espetacular das que visitei, mas os terceirenses são de uma hospitalidade incomparável. Gostei muito de (re)ver aqui no blog alguns "impérios do Espírito Santo" da Terceira, que são verdadeiras maravilhas de arte popular. Também existem "impérios" nas outras ilhas, mas os da Terceira são insuperáveis. Além disso, fiquei maravilhado com a paisagem sob a forma de "tabuleiro de xadrês", em múltiplos tons de verde, que se avista do alto da Serra do Cume. Também gostei muito de Angra do Heroísmo, que é a única cidade digna desse nome que há nos Açores, na minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário enriquecedor Fernando!!!

      Eliminar
  8. Olá, Ricardo!
    Obrigada por mostrares numa só publicação tantos pequenos e coloridos templos religiosos «Impérios» dos Açores.
    Estive lá em 2019 (em 4 ilhas) e concordo contigo quanto à beleza daquele pedacinho nosso.
    «Impérios» vi e fotografei alguns.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de ter tido tempo para poder fotografar todos os Impérios e poder aqui com as minhas fotos, falar sobre este culto. Mas somente tirei umas 5 ou 6 fotos dos Impérios, muito incompleto para esta publicação, por isso fui buscar todas as fotos à Internet.
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  9. Uma aluna minha foi de férias à Terceira e acabou de de enviar uma foto de um destes impérios, aquele debroado a verde em Altares, de 1903.
    Eu tinha-lhe falado neles e ela ficou curiosa por os ver. ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São na realidade extremamente bonitos. Gostaria de voltar novamente aos Açores. Visitar outra ilha!
      Clara obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!