Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 13 de março de 2019

CinemaScope (21)

Retomo uma rúbrica que existia neste blogue, em rodapé e que possivelmente passou despercebida a muitos que me visitavam, por estar mesmo lá no fim da minha página.

É música claro ! O que estavam à espera ?

São composições que me dizem muito, porque sou um romântico e um eterno apaixonado por música, pelas outras artes, pela humanidade, pelos amigos que encontrei na blogosfera, pela Natureza, pela vida, no fundo, pelas coisas boas desta sociedade em que vivemos.

Desta vez os registos, enquanto não apagados ou eliminados do Youtube, ficarão por cá, com uma única etiqueta “CinemaScope”.

John Mayer (16-10-1977) – Gravity (2006)

segunda-feira, 11 de março de 2019

Jazz Standards (179)

(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)

Don't Be That Way (#183) - Música de Benny Goodman e Edgar Sampson, e Letra de Mitchell Parish

O saxofone alto e orquestrador Edgar Sampson apresentou esta composição enquanto membro da “Chick Webb’s Orchestra”, em 1934. No ano seguinte a sua gravação (Decca), subiu às tabelas:

Chick Webb e a sua orquestra (1935, N.º 20)
Benny Goodman e a sua orquestra (1938, N.º 1)
Mildred Bailey (1938, vocal, N.º 9)

Durante a eraq do “Swing” as orquestrçaões de banda podiam dar origem a este estilo de músicas. Quando Benny Goodman formou a sua banda em 1934, ele investiu imenso em orquestradores. As suas primeiras vitórias em tabelas de vendas, vieram de Dean Kinkade e Lyle “Spud” Murphy, mas em 1935 ele começou a arranjar orquestrações de escritores pretos, primeiro com os irmãos Fletcher e Horace Henderson, depois Edgar Sampson da orquestra de Chick Webb. Em 1936, Edgar Sampson vendeu duas músicas que ele tinha composto “Stompin’ at the Savoy” e “If Dreams Come True.” A versão de Goodman de “Stompin’ at The Savoy” subiu às tabelas de venda em 1936, assim como a versão da orquestra de Chick Weeb o tinha feito dois anos antes.

Benny Goodman (Chicago, Illinois, EUA, 30-05-1909 – New York, EUA, 13-06-1986) – No “The New York Marriott Marquis”, em 7 de Outubro 1985. Com os seguintes músicos: Benny Goodman (clarinete), Dick Hyman (piano), Louis Bellson (bateria), Bob Haggart (contrabaixo), James Chirillo (guitarra), Ken Peplowski e Loren Schoenberg (saxofones tenor), Chuck Wilson e Jack Stuckey (saxofones alto), Danny Bank (saxofone barítono), Bobby Pring, Eddie Bert e Matt Finders (trombones), Laurie Frink, Randy Sandke, John Eckert e Paul Cohen (trompetes).


Toots Thielemans (Bruxelas, 29 de Abril de 1922 - Bruxelas 22-08-2016) – do album “Jazz Legacy”.


Anita O'Day (Chicago, Illinois, EUA, 18-10-1919 - Los Angeles, EUA, 23-11-2006) – do álbum “Anthology (1957 – 1962)”.


Stacey Kent (South Orange, New Jersey, EUA, 27-03-1965) – do álbum “Love Is…The Tender Trap” de 1999, na faixa 9.


Letra

April skies are in your eyes
But darling, don't be blue
Don't cry, oh honey, please
Don't be that way
Clouds in the sky
Should never make you feel that way
The rain will bring the violets of May
Tears are in vain, so honey, please
Don't be that way
As long as we see it through
You'll have me, I'll have you
Sweetheart, tomorrow is another day
Don't break my heart, oh honey, please
Don't be that way
Don't cry, oh honey, please
Don't be that way
Clouds in the sky
Should never make you feel that way
The rain will bring the violets of May
Tears in vain, so honey, please
Don't be that way
As long as we will see it through
You'll have me and I'll have you
Sweetheart, tomorrow is another day
Don't break my heart, oh honey, please
Don't be that way
Don't cry
(Don't cry, don't cry)
Oh honey, please
Don't be that way
(Oh honey, please)
(Don't be that way)
Clouds in the sky
(Dig those crazy sky)
Should never make you feel that way
(So don't be that way)
Dig the rain
(Pitter, pitter, pitter, pitter patter)
Bring the violets of May
(Pitter patter of the rain drops)
Tears in vain
(Tears, tears)
So honey, please
Don't be that way
(Don't be that way)
As long as we will see it through
Oh baby, you'll have me and I'll have you
Sweetheart, tomorrow is another day
(Tomorrow is another day)
Don't break my heart
Oh honey, please
Don't be that way
Look here, baby don't cry
Oh honey, please
Don't be that way
Clouds in the sky
Should never make you feel that way
Yeah, don't cry
Honey, please don't be that way
Clouds in the sky
Oh honey, please
Don't be that way
(No, I'll never be that way)

Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos).

sábado, 9 de março de 2019

Eyes Thru Glass (35) - Convento Santos-o-Novo

Aqui neste blogue e no “Eyes thru Glass“ mostro aquilo que os meus olhos vêem, através da objectiva.

Aqui ficarão somente as fotos, sem texto ficcional e sem música, apenas uma breve introdução, onde são tiradas e quando, e eventualmente alguma especificação técnica.

No dia 27 de Janeiro de 2018, e numa visita guiada, visitei e fotografei o “Convento Santos-o-Novo”. Desta vez são mais fotografias que o habitual, para vos poder dar uma ideia deste edifício e das obras dentro dele, no entanto, uma visita é devida para poder apreciar na totalidade. O Convento pertence à SCML (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa).

Links interessantes:

































quarta-feira, 6 de março de 2019

A Sopa do Pacto (3), solução


Quem participou e acertou, por esta ordem:

1- Clara: Nina Hagen (African Reggae), Lou Bega (Mambo N.º 5), Kraftwerk e Tangerine Dream.

2- Pedro Coimbra: Kraftwerk, Nina Hagen, Lou Bega e Tangerine Dream.

3- Janita: Nina Hagen (I'll Live Again), Lou Bega (Mambo N.º 5), Tangerine Dream e Kraftwerk.

4- Rui: Tangerine Dream (Stratosfear), Kraftwerk (The Robots), Lou Bega e Nina Hagen.

5- Teresa: Nina Hagen (Alptraum), Lou Bega (Mambo N.º 5) e Kraftwerk (The Model).

segunda-feira, 4 de março de 2019

A Sopa do Pacto (3)


“A Sopa do Pacto” é a nova rúbrica, baseada basicamente no passatempo “Sopa de Letras”. Conterá sempre um quadrado, como figura geométrica, de 7x7, 8x8, 9x9 ou 10x10, e as palavras a adivinhar estarão colocados nas posições utilizadas na “sopa de letras”, horizontal, vertical e diagonal, em ambos os sentidos.
A “sopa” serão sempre 4 artistas do foro musical: uma voz feminina; uma voz masculina e duas bandas. Os artistas terão sempre dois nomes, pelos quais são mais conhecidos, mas as bandas poderão ter só um nome, pela qual é conhecida.

Terão de me enviar por mail (ricardosantos1953@gmail.com) o puzzle totalmente solucionado ou o que conseguiram encontrar até ao final do prazo limite, indicando onde se encontram as duas vozes e as duas bandas. Cada um de vós acrescentará, e somente, duas canções interpretadas por um dos artistas do puzzle à escolha, uma de um e uma de outro.

O tempo limite para resolverem a “sopa”, os artistas no puzzle e escolherem as duas canções será de 48 horas. Dúvidas serão aqui respondidas nos comentários.

Terminadas as 48 horas, publicarei as respostas e as composições, de quem completou totalmente ou parcialmente. Sou eu que escolho as canções por vós indicadas. Não serão, necessariamente, da pessoa que me deu a resposta do puzzle resolvido mais rapidamente.

A “Sopa do Pacto” número 3, é com artistas alemães:


Na data limite 06-03-2019 às 20:00, publicarei as soluções; No dia 07-03-2019 às 00:00, publicarei as músicas.

Aqui poderão escolher as músicas, se quiserem (!!!). Penso que são artistas muito menos ouvidos e, muitos de vós não os conhecerão. Excepção de um deles, célebre por uma música que correu muita discoteca e rádio, mas que possivelmente desconheceriam que era alemão.

sábado, 2 de março de 2019

Billboard Top 100 - Lugar n.º 91 - Ed Sheeran / Perfect

Esta rúbrica trará algumas das 100 melhores músicas consideradas pela “Billboard” (https://www.billboard.com/).

Virão somente aqui aquelas que gosto. Não gosto de “Rap” ou “Hip-Hop”, por isso, as que aqui, do género, aparecerem, é porque gostei de ouvir. Também alguma música, como disse o Salvador Sobral “de plástico”, com “batucada” irritante (para mim, claro !!!), não a mostrarei.
No entanto, deixarei os links do Youtube para quem quiser ouvir as que não colocar aqui, com indicação do Lugar n.º / Intérprete / Composição / Link.