Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

10 Anos do Pacto Português

No dia 11 de Fevereiro de 2011, publiquei o primeiro “post” no Pacto Português.


Estes foram os meus primeiros comentadores. Alguns já vinham do meu anterior blogue “Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades. Na altura eu ainda não sabia que ter um blogue implicava, não só comentar noutros blogues, mas também responder a quem me comentava. É assim que se deve “blogar” e que se fazem amizades virtuais, as quais se podem transformar em amizades reais.

Por aqui passaram, passam e continuam a passar muitos dos nomes que constam a seguir:

Adélia Sousa; Ana Carolina; Ângela; António Gomes; Catarina Almeida; Clara Gonçalves; David Mendes; Diana Fonseca; Elisa Fardilha; Elvira Carvalho; Esmeralda Martins; Fatifer; Fê Blue Bird; Fernanda NI; Gábi; Giselda Avó Gi; Graça; Henrique Antunes Ferreira; Isabel Mouzinho; Isabel Pires; Isabel Serzedelo; Isabel Teixeira; Janela Indiscreta; Janita Moreno; Joana Elisabete; José da Luz (Kok); Julia Ribeiro; Laura Ferreira; Leonilde Madeira; Lia Soares; Lídia Borges; Lina (Golimix); Lisette Costa; LopesCa; Luís Coelho; Luísa; Madalena Ribeiro; Manuela Pereira; Margarida Farinha; Maria Araújo; Maria Helena; Maria vai com as outras; Mário Jorge; Orvookki; Papoila; Pedro Coimbra; Professor João Paulo; Rafeiro Perfumado; Rejane Tazza; Rogério; Rui Espírito Santo; Rui Pascoal; Super Sónia; Teresa Verde; Tio do Algarve; Vasco Mota.... e mais alguns que não me lembro agora dos nomes !

Alguns dos que aqui estão mencionados tive o privilégio de conhecer pessoalmente, nos seis almoços que organizámos, espalhados pelo País, mas para isso, tenho de falar em alguém que foi o obreiro desse grupo e que representava e representa imenso para muitos de nós, o nosso Amigo Rui Espírito Santo. Foi o Rui que criou esta pequena família e que nos juntou e fez com que a amizade nascesse entre as pessoas desse grupo. Também não posso esquecer, a Teresa Verde, a Teté, que foi mais uma das pessoas que  pertenceu a esta equipa maravilhosa.

Ambos estão no nosso coração e na nossa mente !!!

Amigo Rui no 10.º aniversãrio do Pacto Português no qual comentaste centenas de vezes, e estejas, neste momento, onde estiveres, continuo-te grato por te ter conhecido e recordo-te sempre com imenso carinho pela tua sincera amizade e pela ser humano que foste.

O Pacto Português vai continuar por aqui com o mesmo tipo de publicações, muita música, fotografia, humor, poesia, etc. etc.

… e nesta altura cuidem-se e não nos podemos esquecer de respeitar as regras !

Obrigado a Todos Vós que me comentam e que me visitam !!!

35 comentários:

  1. Parabéns, obrigado pela companhia, desejos de longa actividade.

    ResponderEliminar

  2. Tinha visto na Newsletter que tinhas anunciado um post de aniversário! E fiquei à espera que desse a meia noite para te vir dar os PARABÉNS.
    Só não contava que me ia emocionar com o que escreveste!
    O testemunho que aqui deixas toca-me profundamente pois estou por cá quase desde o início e se estou é de facto graças ao Rui, pois foi através do Coisas da Fonte que aqui cheguei ao teu blogue.

    Temos muitas histórias em comum que partilhamos com tantos desses amigos que aqui deste ao rol, quer nestas visitas virtuais ao "Pacto Português", quer nos encontros que organizámos ou então nas visitas do costume pelo "blogo bairro" que ambos frequentamos.

    Obrigada Ricardo, bem hajas!
    Um beijinho reconhecido 🙏

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. E PARABÉNS ao PACTO! 🥂
      É bom teres reafirmado a certeza de que ele vai ficar por aqui, já que através dele (e tenho dito isso imensas vezes) prestas um verdadeiro serviço público!

      (^^)

      Eliminar
    2. O Rui era obrigatório mencionar por ser quem era e a importância que sempre teve para mim, como ser humano.
      Clara obrigado

      Eliminar
  3. Parabéns ao "Pacto Português" e ao seu autor.
    Pela dedicação, pela qualidade e diversidade de temas, ainda que tudo gire sempre à volta da Música e, ainda, pela sua função informativa, fotográfica e cultural.
    Que venham muitos mais Aniversários, se possível, com a mesma qualidade a que nos habituaste.

    Um abraço e Parabéns, Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita é importante continuar a dar a conhecer coisas diferentes a todos os que me visitam. Obrigado

      Eliminar
  4. Sabes que foi através do Carlos que conheci o teu blogue, Ricardo, mas não encontro aqui o seu nome. Encontrei sim, com uma lágrima no olho, a Teté e o Rui.

    Muitos parabéns ao blogue e ao seu autor 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Carlos não está mencionado o nome, mas como escrevi ".... e mais alguns que não me lembro agora dos nomes !".
      Além disso, com o devido respeito por ele, o Carlos praticamente nunca comentou no Pacto, embora eventualmente possa por cá ter andado.
      Teresa obrigado

      Eliminar
  5. Muitos parabéns!! Não me recordo onde te encontrei, mas tornámo-nos bons amigos. Provavelmente até seria através do Rui. Também me lembro dele, da Teté e do Carlos com muitas saudades.
    Vi na lista o Henrique Antunes. Há anos que não o vejo a comentar em nenhum blogue. Que teria sido feito dele?
    Que continues com muita força e vigor blogosférico!
    ; )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível que tenha sido no Rui, sim, que dei pela tua presença e comecei a visitar o teu blogue. Quando ao Henrique Antunes, nunca mais soube nada dele, embora já lhe tenha enviado dois ou três mails para saber como está, mas nunca obtive resposta.
      Catarina obrigado

      Eliminar
  6. Venham outros tantos!
    San Lin Fai Lok
    Kung Hei Fat Choi!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Ricardo. Venham mais dez, ou os que lhe apetecer e lhe derem alegria fazer. Eu gosto de o visitar, embora nem sempre o comente.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira comente quando quiser, nada aqui é obrigatório !
      Obrigado

      Eliminar
  8. Parabéns pelos 10 anos do Pacto Português.
    Agradeço-te tudo o que tens partilhado e que me tem enriquecido.
    Que venham muitos mais com saúde.

    Um grande abraço , Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és uma leitora assídua e deduzo, por isso, que gostes de vir ouvir aqui música e ver fotoggrafia e rires-te um pouco.
      Manuela obrigado

      Eliminar
  9. Parabéns ao Pacto na passagem do seu 10º aniversário.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns, Ricardo, pelo aniversário do Pacto. Bom lembrares aqui o saudoso Rui e outros que também nos deixaram. Na imagem dos teus primeiros comentadores está também uma blogger que segui, a IsaGT. Que será feito dela? Que continues por muitos mais anos a trazer aqui boa música, belas fotos, anedotas, sopas de letras... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A IsaGT tem três blogues mas todos com os últimos artigos publicados já há alguns anos. Eu penso que ela foi para os EUA ter com a filha e os netos, creio.
      Vou continuar por aqui sim, a trazer-vos música que gosto e que penso que muitos também gostarão.
      Luísa obrigado

      Eliminar
  11. Muitos parabéns, Ricardo, pelo aniversário do blogue, e que muitos mais, possam ser aqui assinalados!
    Sou ainda uma seguidora, muito recente, e muito ausente, no momento, por força das circunstâncias, mas aprecio imenso a variedade, e qualidade em várias matérias, que por aqui sempre encontro!
    Um grande abraço! Amanhã passarei por aqui, com mais tempo, apreciando mais algumas publicações, que se me escaparam, por aqui, na pressa dos dias!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana muito obrigado pelas tuas palavras. Vem aqui quando quiseres ou puderes, não há obrigações.
      Tento o mais possível ter qualidade e divulgar música diferente, por exemplo. É um prazer, para mim, trabalhar no meu blogue.
      Ana Freire obrigado mais uma vez

      Eliminar
  12. Não fui para os EUA, apenas comecei a investigar a fundo o mundo em que vivemos e, O que estamos a viver hoje, eu podia ter falado nisto há uns cinco anos atrás mas, ninguém ia acreditar. Bem como vos poderia dizer para onde nos estão a levar mas, também poucos acreditariam, basta ver como se andam a matar com uma fralda na boca,um meio quentinho e húmido, propício a desenvolver, não uma, mas várias colónias de bactérias, estas sim, perigosas pois se ainda se lembram, nenhum médico passava antibióticos para vírus, apenas para bactérias, algumas delas resistentes a antibióticos.
    Somando à redução de oxigénio que enfraquece o sistema imunitário, tornar a respirar parte do dióxido de carbono e as toxinas que o corpo quer libertar... apenas o medo e a ignorância faz as pessoas andarem a matar-se a elas próprias... mas, não é por acaso.
    Quanto à vacina, se souberem inglês posso dar informação sobre a Aliança Global de Médicos, censurados em quase todas as plataformas e nas notícias "oficiais", a avisar que não se devia chamar de vacina, um procedimento médico Experimental, para alterar o ADN ... o cardápio de doenças que pode provocar, incluindo a morte (como a enfermeira do Porto que morreu após ter tomado a "dita") mas, isto é apenas a introdução pois, se globalmente, não houver quem resista... o pior, poucos conseguirão acreditar.
    Sabendo este tipo de coisas que a grande maioria nem sequer quer saber... e eu continuar com um blogue com verdades desagradáveis, optei por ir falando com pessoas que sabem o mesmo, seja nos EUA, na Dinamarca, Suécia, Noruega, Alemanha, Japão... a vantagem de todos arranharem o inglês e passarmos, uns aos outros, o que sabemos e as Verdadeiras notícias locais... pois as "oficiais" são para ir programando as mentes.
    Resolvi responder-te pois, quem sabe, talvez alguém esteja interessado em "acordar" para a verdade do que se está a passar.
    Um abraço e, se alguém quiser perguntar alguma coisa, se eu souber, explicarei o melhor possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar desse teu comentário aparentemente contra as regras e medidas de seguranças, a pandemia na realidade existe e o vírus Sars-Cov2 é real, por isso, algo tem de ser feito para o combater e penso, na minha ignorância no assunto que este modo, até sermos vacinados é a única forma de o combater, mantendo também o distanciamento.

      Muito obrigado pelo teu comentário, polémico, mas fico satisfeito por te saber de saúde.

      Eliminar
    2. Confirmei agora que não lhe posso deixar links, nem para o próprio Karry Mullis que criou o Teste a dizer que não serve para diagnosticar doença nenhuma. (o comentário não entra com determinada informação)

      Eliminar
  13. Se houver alguma questão manda email mas... sem a questão e eu venho aqui responder, pois há certos sítios onde os meus comentários já não passam. A censura está a crescer como nunca... começou à volta de 3 anos e agora já chegou aos comentários.

    ResponderEliminar
  14. "Como é fácil fazer as pessoas acreditarem em uma mentira e como é difícil desfazer esse trabalho novamente!" Publicado em Autobiografia de Mark Twain, Volume 2 (University of California Press, 2013)

    "Todo o objetivo da política prática", escreveu HL Mencken, "é manter a população alarmada (e, portanto, clamorosa por ser conduzida à segurança), ameaçando-a com uma série interminável de duendes, a maioria deles imaginários".

    “Em breve, o público será incapaz de raciocinar ou pensar por si mesmo. Eles só serão capazes de papaguear as informações que receberam nas notícias da noite anterior. - Zbigniew Brzezinski

    David Rockefeller:
    “Estamos à beira de uma Transformação Global. Tudo o que precisamos é da Grande Crise Certa e as nações aceitarão a Nova Ordem Mundial. ” (David Rockefeller, Declaração ao Conselho Empresarial das Nações Unidas, 23 de setembro de 1994.)

    Esta é a "Grande Crise Certa" descrita, exactamente, numa Publicação da Fundação Rockefeller que já sabíamos desde 2014.
    O Objectivo final desta "Crise", foi mais que ouvida no Forum Económico, e já começou a acontecer.

    ResponderEliminar
  15. https://brandnewtube.com/watch/ask-the-experts-covid-19-vaccine-now-banned-on-youtube-and-facebook_qIsNohSIeSgfz2J.html

    ResponderEliminar
  16. Tente copiar o link e procurar no google para ver os médicos que foram censurados e não conseguem passar a mensagem.

    ResponderEliminar
  17. Quase chegava a tempo para dar os Parabéns no dia, assim dou na mesma com um pequenino atraso e venham mais dez! (gostei muito da menção aos comentadores, a Gábi lá, espero que seja eu, e muito bonito e especial recordar o Rui e a Teresa)
    um abraço
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabriela chegaste muito a tempo e muito obrigado pelos parabéns, vou continuar por aqui.

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!