Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Faz Hoje Anos (81) – Michel Legrand

Faz hoje 89 anos... Parabéns !!!

Michel Legrand (24-02-1932 – 26-01-2019), a composiçãoLes moulins de mon coeur“. Esta foi a música do filme "The Thomas Crown Affair", "The Windmills of Your Mind" que rendeu ao compositor francês, o “Óscar” de melhor canção original em 1969. No piano, Michel Legrand executa, a adaptação francesa de Eddy Marnay, acompanhado por François Zanotti na bateria e Jean-Yves Petiot no contrabaixo. Gravação no palco do programa “Spécial Cinéma”, em 19 de Abril de 1976.

10 comentários:

  1. Nunca ouvi falar do Michel Legrand.

    A propósito, sabes que a banda francesa Daft Punk („Get Lucky“) anunciaram hoje a sua separação?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre os "Daft Punk" nunca foi grupo que influenciasse os meus gostos. Aliás, música electrónica, não sou grande conhecer, nem ouvinte, embora os Kraftwerk talvez fosse o grupo de música electrónica que mais ouvi.
      Gosto de Jean-Michel Jarre (Jean-Michel André Jarre) e de Vangelis (Evángelos Odysséas Papathanassíu) e Jan Hammer.

      Estranho nunca teres ouvido falar do Michel Legrand, mas as coisas são como são.
      Às vezes penso que feliz que sou por ser português, num País, no geral, pouco dado às artes e à sua divulgação, mas que nos deu/dá, de alguma maneira, o conhecimento dos grandes artistas espelhados por todo o Mundo, não se ficando por nos dar somente (muito pouco) aquilo que cá se faz. Pelo menos era assim.

      Hoje a realidade é bem diferente, porque normalmente o que interessa é o que é mediático e importante para os níveis de audiência, dos meios de comunicação. É aquilo que nos impingem pela comunicação, em geral, do Mundo inteiro. Se não formos nós à procura do diferente e onde anda a cultura, ela não nos chega de mão beijada.

      Teresa obrigado

      Eliminar
  2. Conhecido sobretudo pela banda sonora do filme.
    Daft Punk duraram 28 anos, Teresa.
    Chegaram ao fim.

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia, mas só a entrada com piano, fascinou-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste do "Windmills Of Your Mind" cantado pelo Michel Legrand. Este composição é cantada por todo o Mundo, com variadíssimas versões.

      Sinne Eeg: https://www.youtube.com/watch?v=67gHlsWiKp0
      Alison Moyet: https://www.youtube.com/watch?v=-vfAi9HS4BQ
      Sting: https://www.youtube.com/watch?v=jk63Psr3wzY
      Barbra Streisand: https://www.youtube.com/watch?v=9hEmGcbQp4U
      Fernando Tordo: https://www.youtube.com/watch?v=IyFMgarFLjU

      Manuela obrigado

      Eliminar
  4. Le grand... Legrand 😊

    Eu já fui melhor com nomes... agora sou quase uma desgraça! E não estava a ligar o nome à pessoa!
    Mas quando li o nome da música e o nome do filme, consegui situar-me de novo!
    É fabulosa esta música!! Entre versões e o próprio original, eu fico com a do Sting, pode ser?? 😉

    Quanto ao filme, vi o mais recente, com o Pierce Brosnan e a Rene Russo, com o mesmo título. Mas gostava de ver o original com o Steve McQuenn e a Faye Dunaway, dois atores que gosto de ver trabalhar.

    Das versões que colocaste no comentário/resposta à Manu, fiquei admirada que a dupla Tordo e Mendes também tenham gravado uma versão. Por acaso não gostei.

    Beijinhos ventosos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nomes, agora e às vezes, também me falham. Depois, horas ou dias, volto a lembrar-me do que, ou de quem queria.
      Esta música é fabulosa sim, e dá a volta ao Mundo. AS versões que coloquei na Manuela foram algumas das que me apareceram no Youtube, mas são "n" !
      O filme talvez tenha visto o mais antigo, não me lembro. O recente não vi certamente.

      Clara obrigado

      Eliminar
    2. É uma pena... Pois o argumento é brilhante!
      E, para quem é fã dos actores que interpretam os papéis principais, um regalo para a bistinha! 😄

      Eliminar
    3. Já sei que não vi nem um, nem outro. Talvez ainda os venha a ver os dois !
      E agora vou para "vale de lençóis" que se faz tarde e já lá devia estar.
      Clara, obrigado pelo comentários

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!