A
Dança é uma das
três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in
wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e
não só, e na Porto Editora esta é a sua definição
gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas
formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.
Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.
Sapateado – Sem registos históricos que possam precisar datas e locais, sabe-se muito pouco a respeito das origens do sapateado: algumas das suas primeiras manifestações datam de meados do século V. Posteriormente, desenvolveu-se a partir do período da primeira Revolução Industrial. Os operários costumavam usar tamancos (clogs) para evitar a humidade que subia do solo e, nos períodos livres, reuniam-se nas ruas para exibir a sua arte: quem fizesse o maior e mais variado número de sons com os pés, de forma mais original, seria o vencedor. …………….. Mais informação aqui !
Michael Flatley's Greatest Moments in Irish Dance
Fred Astaire & Ginger Rogers - Swing Time
How to Tap Dance - Beginner Tutorial
Ballet Flamenco Andalucia - Flamenco Festival at New
York City Center
Estou sempre a aprender por aqui 😁
ResponderEliminarGostei dos vídeos, gosto de ver aqueles filmes antigos em que dançam e sapateiam ao mesmo tempo. E sorriem o tempo todo. Gosto mesmo muito.
Obrigada pela partilha.
Não fazia ideia de como tinha nascido o sapateado, achei muito giro e até fiquei a imaginar como seria nos intervalos de almoço do trabalho dos homens a sapatearem na rua 😁
Obrigada
Beijinhos
Quase Cinderela, todos aprendemos uns com os outros. Aqui no meu "Pacto" faço os possíveis por trazer assuntos, vídeos, fotografias, anedotas, coisas que nos agradem e também que aprendamos algo com elas. Eu tenho aprendido muito a pesquisar assuntos para o blogue e visitando também e, como é óbvio, os outros blogues.
EliminarObrigado
Há vídeos com melhor som do sapateado irlandês. Vi Michael Flatley ao vivo há já muitos anos e fiquei fã incondicional deste sapateado. Fabuloso.
ResponderEliminarCostumava ouvir e ver o sapateado espanhol que adorava imitar. Não faltavam as castanholas. Castanholas e leques existiam em abundância na casa dos meus pais. : )
Pois acredito que hajam vídeos melhores, mas não os encontrei, na altura. Talvez ainda faça um pesquisa mais aturada e consiga descobrir um de melhor qualidade, para aqui o colocar. Eu gosto imenso de ver sapateado, embora não goste muito de "espanholices". Mas reconheço que seja de que origem for, o sapateado é uma dança, difícil e extraordinariamente bonita.
EliminarCatarina obrigado
Satisfeita a substituição do vídeo de sapateado irlandês, quase a pedido :). Aqui fica o Michael Flatley. Na realidade com muito mais qualidade.
EliminarCatarina obrigado
Muito melhor.
EliminarEspanholices?! Preconceituoso. :))) O flamenco é elegante, lindo!
Nunca simpatizei muito com o flamenco, nem mesmo com o queijo :) !...
Eliminare não sou preconceituoso, são apenas gostos. Gosto até de ouvir cantar flamenco e fica aqui com um link que não tem somente a ver com o flamenco, tem a ver também com música indiana, de uma das boas instrumentistas de cítara e filha do Ravi Shankar, a Anoushka Shanker:
https://www.youtube.com/watch?v=7a1zU0yxk6c
Eu não discuto gostos… de uma maneira geral. : )) .... “preconceituoso” apenas devido à forma como te expressaste ... “espanholices”. : )
EliminarGostei imenso de ver o vídeo, obrigada, Ricardo.
Gosto de ver danças de qualquer cultura, incluindo, as danças aborígenes que não vejo com frequência. São de cariz muito espiritual.
Vivendo numa das cidades mais multiculturais do mundo, tenho o privilégio de assistir todos os anos (com a exceção do ano passado) a festivais multiculturais no verão, cujos pavilhões representam muitos países e culturas. Festivais centrados na música e dança, artesanato, workshops e.... gastronomia!!! Posso dizer que já vi, ao vivo, danças de, praticamente, qualquer parte do mundo e que já degustei comida da mais variada que se possa imaginar.
Eu também gosto de apreciar arte e cultura de outras sociedades e civilizações. Se também foram ricos gastronomicamente, melhor !
EliminarGostei de ver o sapateado.
ResponderEliminarFred Aster e Ginger Roger ainda hoje gosto de ver.
Muito obrigada pela partilha, Ricardo
O sapateado é uma dança muito agradável de ver e ouvir.
EliminarManuela obrigado
Nice dance and great videos.
ResponderEliminarHave a nice day.
Thank you Orvokki !
EliminarYou too !
San Tai Kin Hong
ResponderEliminar(Votos típicos de Ano Novo Lunar e que significam boa saúde durante o ano).
Pedro obrigado.
EliminarUm bom ano do "Boi, creio eu, também para si e para a sua família!!!
Muito bom, Ricardo.
ResponderEliminarGosto de ver sapateado.
Já o break dance, que tens no post anterior, nem por isso.
Faltaram o sapateado espanhol, que adoro.
Eu "breakdance" também não gosto, mas "sapateado" gosto imenso, embora não tenha feito referência ao "flamenco". Acho que ainda vou colocar um video ou dois sobre o mesmo, para complementar a publicação.
EliminarMaria obrigado
TODOS: Obrigado pelos vossos comentários e acabei por acrescentar um excelente video sobre o "flamenco" !
ResponderEliminar