Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Dança (14) Sapateado

A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.

Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.

Sapateado – Sem registos históricos que possam precisar datas e locais, sabe-se muito pouco a respeito das origens do sapateado: algumas das suas primeiras manifestações datam de meados do século V. Posteriormente, desenvolveu-se a partir do período da primeira Revolução Industrial. Os operários costumavam usar tamancos (clogs) para evitar a humidade que subia do solo e, nos períodos livres, reuniam-se nas ruas para exibir a sua arte: quem fizesse o maior e mais variado número de sons com os pés, de forma mais original, seria o vencedor. …………….. Mais informação aqui !

Michael Flatley's Greatest Moments in Irish Dance


Fred Astaire & Ginger Rogers - Swing Time


How to Tap Dance - Beginner Tutorial 

Ballet Flamenco Andalucia - Flamenco Festival at New York City Center

18 comentários:

  1. Estou sempre a aprender por aqui 😁
    Gostei dos vídeos, gosto de ver aqueles filmes antigos em que dançam e sapateiam ao mesmo tempo. E sorriem o tempo todo. Gosto mesmo muito.
    Obrigada pela partilha.
    Não fazia ideia de como tinha nascido o sapateado, achei muito giro e até fiquei a imaginar como seria nos intervalos de almoço do trabalho dos homens a sapatearem na rua 😁
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase Cinderela, todos aprendemos uns com os outros. Aqui no meu "Pacto" faço os possíveis por trazer assuntos, vídeos, fotografias, anedotas, coisas que nos agradem e também que aprendamos algo com elas. Eu tenho aprendido muito a pesquisar assuntos para o blogue e visitando também e, como é óbvio, os outros blogues.
      Obrigado

      Eliminar
  2. Há vídeos com melhor som do sapateado irlandês. Vi Michael Flatley ao vivo há já muitos anos e fiquei fã incondicional deste sapateado. Fabuloso.
    Costumava ouvir e ver o sapateado espanhol que adorava imitar. Não faltavam as castanholas. Castanholas e leques existiam em abundância na casa dos meus pais. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois acredito que hajam vídeos melhores, mas não os encontrei, na altura. Talvez ainda faça um pesquisa mais aturada e consiga descobrir um de melhor qualidade, para aqui o colocar. Eu gosto imenso de ver sapateado, embora não goste muito de "espanholices". Mas reconheço que seja de que origem for, o sapateado é uma dança, difícil e extraordinariamente bonita.
      Catarina obrigado

      Eliminar
    2. Satisfeita a substituição do vídeo de sapateado irlandês, quase a pedido :). Aqui fica o Michael Flatley. Na realidade com muito mais qualidade.
      Catarina obrigado

      Eliminar
    3. Muito melhor.
      Espanholices?! Preconceituoso. :))) O flamenco é elegante, lindo!

      Eliminar
    4. Nunca simpatizei muito com o flamenco, nem mesmo com o queijo :) !...
      e não sou preconceituoso, são apenas gostos. Gosto até de ouvir cantar flamenco e fica aqui com um link que não tem somente a ver com o flamenco, tem a ver também com música indiana, de uma das boas instrumentistas de cítara e filha do Ravi Shankar, a Anoushka Shanker:
      https://www.youtube.com/watch?v=7a1zU0yxk6c

      Eliminar
    5. Eu não discuto gostos… de uma maneira geral. : )) .... “preconceituoso” apenas devido à forma como te expressaste ... “espanholices”. : )
      Gostei imenso de ver o vídeo, obrigada, Ricardo.
      Gosto de ver danças de qualquer cultura, incluindo, as danças aborígenes que não vejo com frequência. São de cariz muito espiritual.
      Vivendo numa das cidades mais multiculturais do mundo, tenho o privilégio de assistir todos os anos (com a exceção do ano passado) a festivais multiculturais no verão, cujos pavilhões representam muitos países e culturas. Festivais centrados na música e dança, artesanato, workshops e.... gastronomia!!! Posso dizer que já vi, ao vivo, danças de, praticamente, qualquer parte do mundo e que já degustei comida da mais variada que se possa imaginar.

      Eliminar
    6. Eu também gosto de apreciar arte e cultura de outras sociedades e civilizações. Se também foram ricos gastronomicamente, melhor !

      Eliminar
  3. Gostei de ver o sapateado.
    Fred Aster e Ginger Roger ainda hoje gosto de ver.
    Muito obrigada pela partilha, Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sapateado é uma dança muito agradável de ver e ouvir.
      Manuela obrigado

      Eliminar
  4. Nice dance and great videos.
    Have a nice day.

    ResponderEliminar
  5. San Tai Kin Hong
    (Votos típicos de Ano Novo Lunar e que significam boa saúde durante o ano).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro obrigado.
      Um bom ano do "Boi, creio eu, também para si e para a sua família!!!

      Eliminar
  6. Muito bom, Ricardo.
    Gosto de ver sapateado.
    Já o break dance, que tens no post anterior, nem por isso.
    Faltaram o sapateado espanhol, que adoro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu "breakdance" também não gosto, mas "sapateado" gosto imenso, embora não tenha feito referência ao "flamenco". Acho que ainda vou colocar um video ou dois sobre o mesmo, para complementar a publicação.
      Maria obrigado

      Eliminar
  7. TODOS: Obrigado pelos vossos comentários e acabei por acrescentar um excelente video sobre o "flamenco" !

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!