Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Eyes Thru Glass (56) – Tomar (3/3)

Aqui neste blogue e no “Eyes thru Glass“ mostro aquilo que os meus olhos vêem, através da objectiva.

Aqui ficarão somente as fotos, sem texto ficcional e sem música, apenas uma breve introdução, onde são tiradas e quando, e eventualmente alguma especificação técnica.

Em Dezembro de 2018, andei a tirar umas fotos na cidade dos Templários, a maravilhosa cidade de Tomar. Esta é a última mostra.

Ermida de São Gregório






Museu dos Fósforos “Aquiles Mota Lima”









Sinagoga - Museu Hebraico Abraão Zacuto 





Aqueduto do Convento de Cristo – Pegões Altos






18 comentários:


  1. Gostei da tua reportagem em geral mas... ADOREI a última foto!
    Estive tão pouco tempo em Tomar que tenho uma enorme vontade de explorar aquela zona com mais tempo. Não sei se e quando será possível, mas se a pandemia deixar, talvez este ano no verão tenha uma oportunidade de lá ir em visita, uma vez que a minha sobrinha vai estar por lá este ano a trabalhar.

    Parabéns e o obrigada por estes teus depoimentos fotográficos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A última foto ficou razoável, também gosto dela.
      Tomar é uma cidade muito bonita e penso que na Primavera ou Verão, meljhor será para visitar.
      Clara obrigado

      Eliminar
  2. Uma reportagem interessante, boas fotografias e um museu tão original.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O museu é muito original, na realidade, mas eu não gosto de fotografar dentro de museus, dado que nem sempre se conseguem boas fotos e além disso, como não fotografo com "flash" muitas vezes não se tem a claridade suficente. Aqui no "Museu dos Fósforos" temos ainda o inconveniente das peças estarem dentro de vitrinas.
      Brancas nuvens negras, obrigado

      Eliminar
  3. Pormenores fantásticos!
    Já visitei Tomar, mas passei só uma tarde, não deu para explorar tudo o que gostava, como os que vejo aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomar é uma cidade a "disparar" muitas vezes o botão da máquina fotográfica!
      Manuela obrigado

      Eliminar
  4. Ricardo, eu não sabia que existia o Museu dos Fósforos!
    Já estou com tantas saudades de visitar as nossas cidades... quando voltará tudo ao normal?

    Gostei de rever o aqueduto, obras de engenharia maravilhosas!

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois existe sim senhor, e é muito interessante e rico de colecções.
      Quando tudo voltará ao normal ? A resposta que não se me aplica e a ti, também espero que não, será quando nós respeitarmos os outros e tivermos juízo !
      mz obrigado

      Eliminar
  5. Tenho que lá ir visitar um amigo que já não vejo há MUITOS anos

    ResponderEliminar
  6. Belíssimo roteiro. Não sabia que existia um Museu dos Fósforos. Muito curioso. :)
    A antepenúltima foto é a minha preferida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como já aqui o disse um interessantíssimo museu e com inúmeras colecções temáticas. Gostei imenso !
      Luísa muito obrigado pela tua apreciação

      Eliminar
  7. Excelente recolha fotográfica.
    Os pormenores do aqueduto são magníficos.
    Ricardo, continua a fotografar e a mostrar.
    Beijo, fica bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa claro que vou continuar embora desde o ano passado e com esta história da pandemia me tenha afastado deste meu passatempo. Espero que este ano possa retornar e voltar a carregar no botão da minha máquina.
      Teresa obrigado pelas palavras

      Eliminar
  8. Great and interesting photos.
    Take care of yourself.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. These were taken in Tomar. A very old portuguese city, from the times of Middle Age. You can see all the photos that I took searching for label "Tomar".
      Orvokki thank you and take care of yourself too !

      Eliminar
  9. Muito interessante os detalhes e gostei de todas _destaque para o sol entrando pela porta aberta _gosto muito .Todos os olhares excelentes.
    meu abraço, Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fotografia é algo que eu, tu, a Luísa, a Manuela, a Catarina e muitos outros, gostam de fazer!
      Lis obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!