Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 28 de fevereiro de 2021

A Sopa do Pacto (20)

 “A Sopa do Pacto” é a nova rúbrica, baseada basicamente no passatempo “Sopa de Letras”. Conterá sempre um quadrado, como figura geométrica, de 10x10, e as palavras a adivinhar estarão colocados nas posições utilizadas na comum “sopa de letras”, horizontal, vertical e diagonal, em ambos os sentidos. A “sopa” serão quase sempre 4 (quatro) artistas/grupos do foro musical, ou de outras artes.

Terão de me enviar por mail (ricardosantos1953@gmail.com) o puzzle totalmente solucionado ou o que conseguiram encontrar até ao final do prazo limite, indicando onde se encontram os 4 (quatro) artistas/grupos.

O tempo limite para resolverem a “sopa”, os artistas no puzzle e escolherem as duas canções será de 48 horas. Dúvidas serão aqui respondidas nos comentários.

Peço desculpa, mas a partir desta “Sopa do Pacto” (inclusive) e em virtude das alterações ao Blogger que complicam a inserção de videos (embedded code) do Youtube, as escolhas dos trechos musicais serão sempre meus !

A “Sopa do Pacto” número (20) é, com intérpretes franceses, duas mulheres e dois homens:


Na data limite 02-03-2020 às 20:00, publicarei as soluções; No dia 03-03-2020 às 00:00, publicarei as músicas.

24 comentários:

  1. Respostas
    1. São intérpretes franceses, duas mulheres e dois homens. Isto implica alguma pesquisa paciente na Sopa e também, como é óbvio algum conhecimento de intérpretes franceses. No Wikipédia, costuma poder procurar-se uma lista de cantores franceses. Eles e elas estão lá todos !
      Não desista, envie-me por mail aqueles que já sabe (ricardosantos1953@gmail.com), como explico no texto inicial da Sopa.

      O último fecha a porta, obrigado

      Eliminar
  2. :) Só chego ao da linha 2 ehehe obrigado pela partilha num comentário esta semana da música da aretha franklim. Adoro :)

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, Ricardo.

    Enviei a minha participação pela via que pedes.

    Obrigada. Gosto disto!! :)

    ResponderEliminar

  4. Olá! 😊

    Trouxe-te um "olá" do blogue «Brancas Nuvens Negras» para te saudar e aproveito para te dizer que assim a "olho nu" encontrei três nomes.

    Vou procurar o quarto nome e já te digo algo na caixa de correio.
    Bisous
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo Olá, que retribuo !
      Fico à espera do teu mail.
      Clara obrigado

      Eliminar
  5. Apenas encontrei um e foi com a ajuda de uma lupa!!! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de aumentar o tamanho da imagem, do quadrado da "Sopa".

      Eliminar
  6. Estou a ver se encontro aqueles que conheci/costumava ouvir há décadas, mas parece que não se encontram aqui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo,
      Não me levas a mal se ajudar um pouco a Catarina, pois não?

      Catarina,
      Com excepção de uma palavra que está escrita numa diagonal ascendente, todas as outras palavras estão escritas ou na horizontal no sentido da direita para a esquerda, ou na vertical, no sentido de cima para baixo.

      Ajudei?? 😘

      Eliminar
    2. Claro que ajudaste, meu querida!
      :) Merci!!

      Eliminar
    3. Fico satisfeito por te ver aqui a tentares descobrir os intérpretes da Sopa. A Clara deu-te uma ajuda, da qual não tenho nada contra.

      Catarina e Clara, obrigado a ambas

      Eliminar
  7. Resposta via mail.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  8. Seguiu email com os nomes que faltavam.
    : )))))

    ResponderEliminar
  9. Ontem, um familiar alemão disse que eu sou uma analfabeta no que respeita música, portanto nem tento 🙉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui existem intérpretes que, eventualmente, podes conhecê-los pelo nome.
      Teresa obrigado

      Eliminar
    2. Teresa, segue a pista que a Clara me deu que ajudou imenso! Não reconheci nenhum dos nomes, embora me recorde de uma das canções, mas chega-se lá na mesma.
      : )

      Eliminar
  10. Tenho pena de nunca participar nesta soa, Ricardo :(

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!