Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Poesia (6) - António Lopes Ribeiro e Fernando Pessoa

António Lopes Ribeiro (16-04-1908 – 14-04-1995)

A Procissão, dita por João Villaret


Fernando Pessoa (13-06-1888 – 30-11-1935)

O Mostrengo, dita por João Villaret 

14 comentários:

  1. Nunca houve ninguém que dissesse poesia tão bem quanto Villaret o fez.
    O que eu adorava vê-lo, nos idos de 60, na TV a p&b.
    Excelente escolha, Ricardo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O João Villaret era muito bom como declamador de poesia. Ouvi alguns declamadores, João Villaret, Vitor de Sousa, Mário Viegas, etc. etc e todos eles têm bastante qualidade. Talvez Villaret pusesse bastante emotividade ao lê-los, recitá-los !
      Janita obrigado

      Eliminar
  2. Tenho a Colecção JOÃO VILLARET:

    Procissão
    Fernando Pessoa
    No S. Luís

    ResponderEliminar
  3. Habituei-me a ouvi-lo desde pequenino.
    Vinil, 45 rotações.
    Ainda lá estão em casa em Coimbra

    ResponderEliminar
  4. Sempre gostei de ouvir João Villaret. Boas recordações, Ricardo

    ResponderEliminar

  5. Foi uma emoção recordar aqui estes dois momentos fabulosos que me levaram à minha infância profunda.

    Obrigada Ricardo
    Beijinhos emocionados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu lembro-me de quando apareceu na televisão, não sei se pela primeira, mas creio que não, os programas do João Villaret. Os meus pais só devem ter comprado televisão lá para o meio da década de 60 e eu acho que os primeiros programas foram mais cedo, pelo que é confirmado na wikipédia
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Villaret#Declamador
      Gosto imenso de ou ouvir declamar, com toda aquela emotivada empregue na interpretação do poema.
      Clara obrigado

      Eliminar
  6. Lembro-me de ver na televisão.
    Outros tempos,
    Grandes programas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grandes programas dizes bem, onde aprendíamos a nossa literatura e os poemas dos nossos grandes poetas.
      Maria obrigado

      Eliminar
  7. Extraordinário momento de poesia declamada.
    Recordei com saudade instantes de emoção frente à televisão.
    Obrigada Ricardo!
    Beijo, bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!