Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 31 de janeiro de 2021

Beatles (8)

Foram aqueles que, para além do seu talento, tiveram a sorte comercial do lado deles, mas também Brian Epstein como patrão do grupo que os acompanhou até à sua morte, e ainda George Martin como produtor de muitos dos seus discos e êxitos.

Que sorte temos/tivemos de os poder escutar e se calhar, quando do seu aparecimento. Tudo se modificou em termos populares musicais. Os Beatles foram/são/serão, inquestionavelmente, a banda que mais foi/é/será falada na história da música “pop”. Uma homenagem aqui a dois deles já desaparecidos.. Ao John Lennon e ao George Harrison, um agradecimento dos muitos trechos musicais que escreveram para todos nós e que nos ajudaram nos momentos bons e maus, das nossas vidas.

Aqui, periodicamente, trarei duas músicas, algumas menos conhecidas. Serão à roda de 20 êxitos que aqui exibirei, mas muitas delas, não vão ser aquelas que foram Nº. 1, a nível dos “Tops” mundiais, e que constam de um CD, editado em Portugal para a etiqueta “EMI Records Ltd.” em 2000. A escolha irá ser a minha. Os que são “amantes” deste grupo vão conhecê-las todas de certeza, os que são/foram meros ouvintes do grupo, acredito que hajam algumas que não conheçam.

Canção: Fixing A Hole

Autor: Paul McCartney

Álbum: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Ano: 1968

A primeira de duas gravações foi feita no Estúdio Regente de Londres em 9 de Fevereiro de 1967 em três “takes”. Este estúdio foi usado porque o estúdio Abbey Road não estava disponível nessa noite. Foi a primeira vez que os Beatles usaram um outro estúdio que não fosse o Abbey Road para gravar uma faixa, para um álbum da EMI Records. Numa entrevista de 1968, McCartney disse que a música era "sobre o buraco na estrada onde a chuva entra. Uma boa e velha analogia - o buraco na sua maquilhagem que deixa a chuva entrar e impede a tua mente de ir aonde quer ir" . Ele continuou dizendo que as seguintes falas eram sobre os fãs que passeavam do lado de fora de sua casa, dia e noite, e cujas acções ele considerava desanimadoras:

“See the people standing there

Who disagree, and never win

And wonder why they don't get in my door”.

Fixing A Hole (Paul McCartney)

I'm fixing a hole where the rain gets in

And stops my mind from wandering

Where it will go.

I'm filling in the cracks that ran through the door

And kept my mind from wandering

Where it will go.

And it really doesn't matter if I'm wrong

I'm right

Where I belong I'm right

Where I belong.

See the people standing there who

Disagree and never win

And wonder why they don't get in my door.

I'm painting the room in a colorful way

And when my mind is wandering

There I will go.

And it doesn't really matter if I'm wrong I'm right

Where I belong I'm right

Where I belong.

Silly people run around they worry me

And never ask me why they don't get past my door.

I'm taking the time for a number of things

That weren't important yesterday

And I still go.

I'm fixing a hole where the rain gets in

And stops my mind from wandering

Where it will go.

Canção: Hey Bulldog

Autor: John Lennon

Álbum: Yellow Submarine

Ano: 1969

Hey Bulldog aparece no álbum Yellow Submarine. Escrita por John Lennon (creditada à dupla Lennon & McCartney), a música foi gravada durante a filmagem do vídeo promocional de "Lady Madonna", e é uma das poucas músicas dos Beatles que se baseia num toque de piano. Para Lennon, "uma grande gravação, mas não significa nada".

Durante a gravação, Paul McCartney começou a "latir". Inicialmente escrito como "Hey Bullfrog", o nome foi mudado no meio da música para "Hey Bulldog" (fazendo referência à raça de cachorro e aos "latidos" de Paul).

Hey Bulldog (John Lennon)

Sheep dog standing in the rain.

Bull frog doing it again.

Some kind of happiness is measured out in miles.

What makes you think you're something special when you smile.

Child-like, no one understands.

Jack-knife in your sweaty hands.

Some kind of innocence is measured out in years.

You don't know what it's like to listen to your fears.

You can talk to me,

You can talk to me,

You can talk to me,

If you're lonely you can talk to me (yeah!)

Big man, yeah, walking in the park

Wigwam frightened of the dark

Some kind of solitude measured out in you.

You think you know it but you haven't got a clue.

You can talk to me,

You can talk to me,

You can talk to me,

If you're lonely you can talk to me (yeah!)

Hey bulldog (woof!), Hey bulldog, Hey bulldog

Hey bulldog

Hey man

What's that, boy?Ê (woof!)

What do you say? (I said...woof!)

D'y'know any more?

Wowu-wa! Ah!Ê (maniacal laughter)

You did it, you got it right!Ê That's it!

That's it man!

Whoo!Ê That's it! You got it!

Don't look at me, man, I only had ten children!

Quiet boy, quiet!ÊÊ OK, quiet!

Hey bulldog...

12 comentários:

  1. Não me recordo destas. Revolucionários na música e nos cortes de cabelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com uma discografia tão grande, não é fácil terem-se ouvido todas as composições. Umas, são sempre, mais ouvidas do que outras.
      Catarina obrigado

      Eliminar
  2. É bom recordar quem ocupou tanto da nossa juventude.

    ResponderEliminar
  3. Dois temas que não me lembro de ouvir. Um ponto a favor destas tuas publicações é fazer-me descobrir estas canções. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O intuito quando a criei foi precisamente esse. Dar a conhecer composições menos conhecidas por muitos.
      Luísa obrigado

      Eliminar
  4. Continuo a ter The Fool on the Hill como minha favorita.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  5. É sempre bom ouvir os Beatles, mas estas não conhecia.

    ResponderEliminar
  6. Conforme li aqui no blogue, os temas iriam também e, temas menos conhecidos e aí está, o primeiro tema que eu não conhecia e até gostei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço toda a discografia dos Beatles editada, poderei não conhecer composições divulgadas, mas não editadas. No entanto, há muitas que tenho de ouvir uma segunda vez porque já não me lembro delas. Basta contares os álbuns que eles produzirem e dares-te ao trabalho de saber o número de composições no total.
      mz obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!