Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 10 de janeiro de 2021

Poesia (5) – Alberto Caeiro e Álvaro Feijó

Alberto Caeiro (16-04-1889 – 1915)

Se Depois de eu Morrer, dita por Mário Viegas

Álvaro Feijó (05-06-1916 – 09-03-1941)

Natal, dita por Mário Viegas

12 comentários:

  1. Ouvi os dois poemas. A minha preferência vai para o poema, forte e intenso, de Álvaro Feijó. Na pobreza, há sempre alguém ainda mais pobre. Alguém que vem ao mundo,vive e morre sem glória.
    Alberto Caeiro, muito centrado em si mesmo.

    Quanto a Mário Viegas, excelente diseur, como sempre.

    Boa noite e um abraço, Ricardo.

    ResponderEliminar
  2. Dois belos poemas. Gosto muito de Alberto Caeiro que é mesmo o meu Pessoa preferido. Mas entre estes dois, o segundo é o meu preferido. Mais profundo, mais intenso, Talvez escrito entre duas grandes guerras.
    Abraço, saúde e bom domingo.

    ResponderEliminar
  3. Dois bons poemas. O de feijó mais intenso!

    ResponderEliminar
  4. Dois poemas que não se podem comparar.
    E, claro, gostei de ouvir o incomparável Mário Viegas.

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito de ouvir estes dois poemas. Mário Viegas dá um tom muito intenso ao que declama.
    Gostei muito do primeiro, Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim o Mário Viegas tinha o dom de estudar o poeta e a sua poesia e depois tentar pôr-se na pele dele (poeta) e dizer o poema.
      Manuela obrigado

      Eliminar
  6. O Mário Viegas dizia poesia como poucos.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!