Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Eyes Thru Glass (55) – Açores (3/3)

Aqui neste blogue e no “Eyes thru Glass“ mostro aquilo que os meus olhos vêem, através da objectiva.

Aqui ficarão somente as fotos, sem texto ficcional e sem música, apenas uma breve introdução, onde são tiradas e quando, e eventualmente alguma especificação técnica.

Em Dezembro de 2016, andei pela Região Autónoma dos Açores, na Ilha Terceira. Ilha essa, onde nasceu o meu avô materno (freguesia das Lajes, concelho da Praia da Vitória), e uma das irmãs da minha Mãe. Estas fotografias são a terceira e última mostra, dum total de 672 fotos “batidas”.

Algar do Carvão – estamos dentro da cratera de um vulcão extinto 





Capela da Praça Velha






Lajes e a pista do Aeroporto






Sítios praia e touros bravos




19 comentários:

  1. Fotografias maravilhosas.
    Logo que a minha vida volte à normalidade (embora digam que o „lockdown“ vai continuar até ao verão) quero visitar os Açores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves visitar os Açores, porque as duas ilhas que conheço são lindíssimas. Fiquei maravilhado com a Ilha Terceira que tem ligações familiares comigo.
      Teresa obrigado

      Eliminar
  2. Mesmo quem nunca esteve no Arquipélago dos Açores, facilmente identifica estas fotografias como de lá provenientes.
    Lindíssimas as vistas aéreas. Creio bem que não teria coragem de me meter dentro da cratera de um vulcão, mesmo extinto.

    Estás de Parabéns, Ricardo.

    Bom Ano e muita saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As fotos fazem parte de um conjunto grande de 600 e tal fotopgrafias. As fotos aéreas são somente as do avião, porque as que mostram uma estrada, pasisagem e a da pista do aeroporto são tiradas de uma zona bastante alta junto ao mesmo. O vulcão extinto é bonito de se ver.
      Janita obrigado

      Eliminar
  3. E não é que ainda não conheço os "Açoures"???
    Feliz Ano Novo
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, no Verão é boa altura para lá ir.
      Pedro obrigado

      Eliminar
  4. Também estive aqui! Belas fotografias!

    ResponderEliminar
  5. Belíssimas imagens! Tenho um certo fascínio por imagens aéreas!

    Bom Ano Ricardo, beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As fotos aéreas como expliquei à Janita: "As fotos aéreas são somente as do avião, porque as que mostram uma estrada, pasisagem e a da pista do aeroporto são tiradas de uma zona bastante alta junto ao mesmo".
      Adélia obrigado

      Eliminar
  6. Que maravilha...
    As ilhas dos Açores são lindas mesmo sem sol... mas com sol então brilham como diamantes!

    Gostava de poder um dia passar uma temporada por lá, claro que São Miguel e Terceira seriam a minha prioridade, mas gostava de visitar também as restantes ilhas. Sei que é um sonho quase impossível, mas mesmo assim vou continuar a alimentá-lo.

    Gostei muito da tua reportagem em três episódios.
    Vou agora aproveitar para rever os as 3 publicações todas seguidas, para ficar com uma imagem de conjunto.

    Obrigada pela oportunidade que nos dás de viajar contigo por esses paraísos plantados no meio do Atlântico.
    Beijinhos insulares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... só que dava bastante jeito ter uma etiqueta que permitisse visualizar os três posts todos seguidos.
      😛

      Eliminar
    2. Na realidade para conhecer uma cidade, uma vila, uma região, somente estando lá a viver durante algum tempo. Foram alguns dias em Angra do Heroísmo e num desses dias demos uma volta grande pela ilha, onde nos levaram aos sítios mais importantes para ver. Em relação à etiqueta, tens toda a razão, mas como a minha lista já é taõ grande, por isso ainda não me decide a criar mais algumas.
      Clara obrigado

      Eliminar
  7. What a great collection of pictures. I love green landscape and little dolls and cows. All are lovely. too.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. These photos are from a portuguese island in Atlantic Ocean where my grandfather was born. I went to spend some days with my family there in 2016. I took there, almost 700 hundred photos !
      Orvokki, thank you

      Eliminar
  8. Lindas fotografias, Ricardo!
    Gostava de ir alguns dias aos Açores, nem que fosse visitar uma das ilhas.
    Há alguns anos que queria realizar esse de4esjo,mas ainda não consegui.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ir não por causa, obviamente, das minhas fotos, mas porque os Açores são maravilhosos. Ainda em estado algo selvagem !
      Conheço "São Miguel" e "Terceira" e são maravilhosas as duas ilhas, mas acho que são todas pelo que ouvi dizer !
      Maria obrigado

      Eliminar
  9. Que beleza. Para comentar à tua moda, direi que as minhas preferidas são a 1, a 3, a 4 e as três últimas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto imenso da 3, onde se vê a cratera do vulcão do lado de dentro da terra.
      Luísa obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!