Dá a surpresa de ser
Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.
Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.
E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.
Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?
10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.
segunda-feira, 11 de março de 2019
Jazz Standards (179)
(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)
Don't Be That Way (#183) - Música de Benny Goodman e Edgar Sampson, e Letra de Mitchell Parish
O saxofone alto e orquestrador Edgar Sampson apresentou esta composição enquanto membro da “Chick Webb’s Orchestra”, em 1934. No ano seguinte a sua gravação (Decca), subiu às tabelas:
Chick Webb e a sua orquestra (1935, N.º 20)
Benny Goodman e a sua orquestra (1938, N.º 1)
Mildred Bailey (1938, vocal, N.º 9)
Durante a eraq do “Swing” as orquestrçaões de banda podiam dar origem a este estilo de músicas. Quando Benny Goodman formou a sua banda em 1934, ele investiu imenso em orquestradores. As suas primeiras vitórias em tabelas de vendas, vieram de Dean Kinkade e Lyle “Spud” Murphy, mas em 1935 ele começou a arranjar orquestrações de escritores pretos, primeiro com os irmãos Fletcher e Horace Henderson, depois Edgar Sampson da orquestra de Chick Webb. Em 1936, Edgar Sampson vendeu duas músicas que ele tinha composto “Stompin’ at the Savoy” e “If Dreams Come True.” A versão de Goodman de “Stompin’ at The Savoy” subiu às tabelas de venda em 1936, assim como a versão da orquestra de Chick Weeb o tinha feito dois anos antes.
Benny Goodman (Chicago, Illinois, EUA, 30-05-1909 – New York, EUA, 13-06-1986) – No “The New York Marriott Marquis”, em 7 de Outubro 1985. Com os seguintes músicos: Benny Goodman (clarinete), Dick Hyman (piano), Louis Bellson (bateria), Bob Haggart (contrabaixo), James Chirillo (guitarra), Ken Peplowski e Loren Schoenberg (saxofones tenor), Chuck Wilson e Jack Stuckey (saxofones alto), Danny Bank (saxofone barítono), Bobby Pring, Eddie Bert e Matt Finders (trombones), Laurie Frink, Randy Sandke, John Eckert e Paul Cohen (trompetes).
Toots Thielemans (Bruxelas, 29 de Abril de 1922 - Bruxelas 22-08-2016) – do album “Jazz Legacy”.
Anita O'Day (Chicago, Illinois, EUA, 18-10-1919 - Los Angeles, EUA, 23-11-2006) – do álbum “Anthology (1957 – 1962)”.
Stacey Kent (South Orange, New Jersey, EUA, 27-03-1965) – do álbum “Love Is…The Tender Trap” de 1999, na faixa 9.
Letra
April skies are in your eyes
But darling, don't be blue
Don't cry, oh honey, please
Don't be that way
Clouds in the sky
Should never make you feel that way
The rain will bring the violets of May
Tears are in vain, so honey, please
Don't be that way
As long as we see it through
You'll have me, I'll have you
Sweetheart, tomorrow is another day
Don't break my heart, oh honey, please
Don't be that way
Don't cry, oh honey, please
Don't be that way
Clouds in the sky
Should never make you feel that way
The rain will bring the violets of May
Tears in vain, so honey, please
Don't be that way
As long as we will see it through
You'll have me and I'll have you
Sweetheart, tomorrow is another day
Don't break my heart, oh honey, please
Don't be that way
Don't cry
(Don't cry, don't cry)
Oh honey, please
Don't be that way
(Oh honey, please)
(Don't be that way)
Clouds in the sky
(Dig those crazy sky)
Should never make you feel that way
(So don't be that way)
Dig the rain
(Pitter, pitter, pitter, pitter patter)
Bring the violets of May
(Pitter patter of the rain drops)
Tears in vain
(Tears, tears)
So honey, please
Don't be that way
(Don't be that way)
As long as we will see it through
Oh baby, you'll have me and I'll have you
Sweetheart, tomorrow is another day
(Tomorrow is another day)
Don't break my heart
Oh honey, please
Don't be that way
Look here, baby don't cry
Oh honey, please
Don't be that way
Clouds in the sky
Should never make you feel that way
Yeah, don't cry
Honey, please don't be that way
Clouds in the sky
Oh honey, please
Don't be that way
(No, I'll never be that way)
Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos).
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Um doce a quatro sabores para começar a semana.
ResponderEliminarAquele abraço, boa semana
Aqui nos Standard é sempre assim. Aliás foi a rúbrica que me motivou a criar um blogue, foi o Jazz !
EliminarObrigado Pedro
Quatro excelentes temas!
ResponderEliminarStacey Kent a minha preferida!
Um excelente tema e quatro excelentes versões !
EliminarA minha favorita é a versão instrumental de Toots Thielemans.
Obrigado Manuela
Esta música apetece dançar...
ResponderEliminarHoje já não tenho tempo para ouvir as quatro; fico-me pelas duas primeiras e amanhã volto para ouvir as outras duas.
De qualquer maneira, e enquanto ouço vou escrevendo, achei a Stacey Kent tão diferente na foto do disco que fiquei curiosa e fui procurar a data da sua edição. E encontrei a explicação: é que este disco já tem vinte anos!
Beijinhos e até amanhã
(^^)
É verdade, muitos dos "standard" dão perfeitamente para dançar um "slow", um "foxtrot", um "quick step", etc....
EliminarPois o disco da Stacey é antigo sim !!!
Obrigado Clara