Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Dança (46) Marabaixo

A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.

Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.

Marabaixo – É uma manifestação folclórica amazónica, que inclui ritmo musical e também uma dança de roda de origem africana, típica da região norte, no estado do Amapá, no Brasil. O nome também se aplica ao tambor utilizado nesse estilo musical, chamado de "caixa de marabaixo"…………….. Mais informação aqui !

Grupo Popular “Raízes Parauara” com a Dança Marabaixo

A Dança do Marabaixo

4 comentários:

  1. Confesso que desconhecia por completo esta dança. O Brasil é grande como um continente, com uma enorme diversidade cultural, e o Amapá é um dos seus estados menos conhecidos. Não admira que esta dança seja pouco conhecida também. É uma bonita dança, cheia de graciosidade. A qualidade dos vídeos deixa muito a desejar, sobretudo em termos de som, mas é o que há. Obrigado por mais esta lição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente as gravações que existem no Youtube sobre muita música do Brasil é de má qualidade e muitas vezes desaparece muito rapidamente do Youtube. Já cheguei a ter programado um artigo e no dia da publicação a referência do Youtube, já não existe :(, e tenho de substituí-la!
      Fernando obrigado

      Eliminar
    2. Fernando veja no seu blogue se não tem comentários que foram considerados como SPAM. Tem acontecido com alguma frequência :( no meu !!!
      Abraço

      Eliminar
    3. Muito obrigado pelo aviso, Ricardo. De facto estavam lá dois comentários teus. Foi a primeira vez que tal aconteceu no meu blog, pois mesmo o spam (de verdade) que eu recebia era publicado como se fosse um comentário legítimo. Eu mesmo é que tinha que apagá-lo. Está visto que a "inteligência artificial" do Blogger (isto é, da Google) continua muito burra!

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!