Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Francisco Mignone (20)

Francisco Mignone (03-09-1897 – 19-02-1986)

Valsinha, Luiz de Moura Castro (piano).

Congada (1921), Bernardo Borges, (piano).

Maracatú do Chico Rei (1933), Orquestra Sinfónica de Minas Gerais dirigida pelo Maestro David Machado. Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado.

12 Estudos para Violão, Flávio Apro (violão).

6 comentários:

  1. Gostei especialmente da última composição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brancas nuvens negras, tenho vindo a descobrir com esta rúbrica de música clássica, compositores que me eram completamente desconhecidos e que muitos deles me pareceram ou parecem interessantes de ouvir o seu reportório.
      Obrigado

      Eliminar
  2. Estou sempre a descobrir coisas novas por aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos aprendemos com os outros. Eu como disse, anteriormente porque GOSTO de música, menos a vendida "a metro", tenho descoberto, e através do Youtube, compositores e composições de grande qualidade.
      Pedro obrigado
      .

      Eliminar
  3. Confesso que desconhecia por completo este compositor brasileiro que, de uma forma geral, é uma agradável surpresa. Gostei muito da Valsinha, que certamente Chopin não desdenharia compor. A Congada, de inspiração popular, é igualmente muito do meu agrado. O Maracatu do Chico Rei já me agradou menos, talvez porque a interpretação ficou aquém do ideal, parece-me. Os Estudos para Violão, pelo contrário, são sublimes. Muito obrigado. Estou sempre a aprender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, é um prazer andar a descobrir compositores desconhecidos que me dão a conhecer a sua obra. Mais virão aqui ao Pacto.
      Fernando obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!