Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Marcos Resende – Groups & Soloists of Jazz (43)

Marcos Resende (1947 – 2020)

Além do muito procurado álbum de 1978 "Festa Para Um Novo Rei", clássico místico do jazz-funk e lançado na icónica série Musica Popular Brasileira Contemporanea (MPBC) da Philips, pouco se sabe sobre Marcos Resende, mesmo para os aficionados do “jazz” brasileiro.

Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, Brasil, em 1947, Marcos Resende é filho do Professor Wilson Lopes Resende e Dona Zoira. Foi uma criança prodigiosa que aprendeu a tocar acordeão aos dois anos de idade e piano aos seis. Apesar do seu imenso potencial musical, viajou para Lisboa nos anos 60 para estudar medicina. Continuando ainda a explorar a sua paixão musical paralelamente, formou um trio que veio a abrir o espectáculo para Dexter Gordon, no Cascais Jazz Festival em 1971. Aqui formou o grupo de jazz progressivo e electrónico “Status”, que abriu espectáculos para os gostos de Elton John, Phil Woods, Stan Getz, Art Blakey & The Jazz Messengers, mas apesar de seu relativo sucesso ao vivo, eles têm poucas gravações conhecidas. Tem discos lançados no Brasil, em Portugal e em França. Marcos Resende vem a falecer em 2020, em Lisboa. (in https://marcosresendeindex.bandcamp.com/)

Rio de Janeiro, do filme “Por Incrível Que Pareça” (1985) de Uberto Molo, https://www.imdb.com/title/tt0260289/fullcredits/?ref_=tt_cl_sm.

Cidade Vazia, do filme “Por Incrível Que Pareça” (1985) de Uberto Molo, https://www.imdb.com/title/tt0260289/fullcredits/?ref_=tt_cl_sm.

Nergal, do álbum “Marcos Resende & index”, de 2021.

My Heart, do álbum “Marcos Resende & index”, de 2021.

8 comentários:

  1. A conhecer aqui.
    Ideal para acompanhar uma boa leitura.
    Abraço, bfds

    ResponderEliminar
  2. Estou com um novo blog, uma nova proposta, te convido a conhecer e me seguir por lá, abraços! ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irei visitar, certamente, mas blogues de poesia não são fáceis de comentar. Poesia pode ser algo muito subjectivo e pessoal para se poder comentar.
      Jeanne Geyer obrigado

      Eliminar
  3. Estou com um novo blog, uma nova proposta, te convido a conhecer e me seguir por lá, abraços! ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia e gostei de ouvir.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguma da sua música é mais complexa, mas tem melodias muito agradáveis.
      Elvira obrigado

      Eliminar
  5. This is beautiful music.
    Greetings Irma

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!