Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Discos Vinil (10) Atom Heart Mother

Nome: Atom Heart Mother

Autor: Pink Floyd

Ano: 1970

Intérprete/s: Pink Floyd

Editora: Harvest

Texto:

Atom Heart Mother é o quinto álbum de estúdio da banda inglesa de rock “Pink Floyd”. Foi editado pela “Harvest” e pela “EMI Records” a 2 de Outubro de 1970 no Reino Unido, e pela Harvest e Capitol a 10 de Outubro de 1970 nos Estados Unidos. Foi gravado nos estúdios de “Abbey Road”, em Londres, e foi o primeiro álbum da banda a chegar ao primeiro lugar nas tabelas de vendas do Reino Unido, enquanto que nos EUA apenas alcançou a 55ª posição, acabando, no entanto, por receber o disco de ouro da RIAA neste país. Em 1994, foi comercializado uma versão em CD no Reino Unido e EUA, e, de novo em 2011. Ron Geesin, que já tinha trabalhado com Roger Waters, teve um papel destacado na elaboração do álbum, recebendo o raro direito de ver o seu nome creditado numa das composições.

Foi o primeiro álbum do Pink Floyd a ser especialmente produzido em som quadrifónico de quatro canais, e no convencional estéreo de dois canais. A versão quadrifónica foi comercializada em LP num formato matriz compatível com os gira-discos estéreos tradicionais. No Reino Unido também foi lançada uma versão quadrifónica em quatro canais no formato "Quad-8", uma variante em estéreo dos quatro canais nos cartuchos de oito faixas.

A capa do álbum foi desenhada pela “Hipgnosis”, e foi a primeira onde não consta o nome do grupo, nem sequer fotografias dos seus membros. Esta mudança continuaria a ser um padrão das capas da banda na década de 1970 e seguintes.

Embora tenha tido sucesso comercial aquando do seu lançamento, o grupo, em particular Roger Waters e David Gilmour, mostraram o seu desagrado sobre o álbum mais recentemente. Apesar disso, manteve-se um trabalho suficientemente popular para Gilmour tocar a faixa que dá nome ao álbum, com Geesin, em 2008.

(In wikipedia)

Foto:


O álbum porque ficou conhecido de muitos, como o álbum da “Vaca”, à conta desta foto. Um dos grupos que mais admiro pela inovação. Na altura, bem difícil entender alguma da sua música, lembro-me bem ! Os Pink Floy foram/são/serão, sem dúvida alguma, uma das melhores bandas de Rock de Todos os Tempos !!!

Músicas:

If, composta por Roger Waters.

Summer ’68, composta por Richard Wright, infelizmente falecido em 2008.

Alan's Psychedelic Breakfast, escrita por Nick Mason, mas creditada a todo o grupo.

Atom Heart Mother (excerto Funky Dung), “suite” composta pelo grupo.

Pink Floyd são estes célebres sons das violas, das teclas e da bateria. Soberbo !!!

10 comentários:

  1. Alguns não conhecia...bom fim-de-semana 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente a tendência é ouvir somente a faixa que mais sucesso comercial tem, e que é a que passa na rádio, quando passa !
      Gracinha obrigado

      Eliminar
  2. Não conhecia esta "vaca", mas gosto dos temas escolhidos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este álbum "Atom Heart Mother" é um dos mais conhecidos e importantes, dos Pink Floyd. Para quem se quiser, hoje, dar-se ao trabalho de conhecer o grupo, este trabalho é de audição obrigatória !!!
      O ultimo fecha a porta, obrigado

      Eliminar
  3. Ricardo, hoje venho apenas deixar-te um beijo e desejar bom domingo. Um dia destes virei ver, ler, ouvir tudo o que tens partilhado.
    Obrigada. Saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa obrigado
      Voltas quando puderes/quiseres !
      Obrigado

      Eliminar
  4. Gosto muito dos temas que escolheste.
    Esta vaca faz-me lembrar uma que fotografei nos Açores.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um álbum menos fácil que, por exemplo, "Dark Side of The Moon", mas muito mais "Floydiano", se assim se pode chamar !
      Manuela obrigado

      Eliminar
  5. Bons tempos! Bons tempos esses, em que eu ouvia este mesmo álbum dos Pink Floyd, juntamente com outros dos Yes, de Emerson, Lake and Palmer, dos Procol Harum, etc. Eram tempos de afirmação do rock progressivo, com muito experimentalismo à mistura, de que os Pink Floyd se tornaram "a" referência.

    Quando fui para a tropa, levei para Angola, em cassete, o tema "Atom Heart Mother" completo, juntamente com muita outra música de diversos géneros. Mais tarde, quando ainda estava em Angola, enviaram-me uma cassete com o álbum "The Dark Side of the Moon" completo. Fartei-me de ouvir os Pink Floyd no mato africano e como gostei de os ouvir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando nesta altura, como sabes, ainda se compunha música, sem grandes exigências e receitas editoriais e obrigatórias. Havia alguma liberdade de expressão dos compositores. Nas formações deste grupos, existiam muitas vezes músicos que tinham estudado nos respectivos conservatórios dos seus países.
      Hoje é tudo mais, computadores e carregar no botão de ritmos pré-programados... vale o que vale a minha afirmação !!!
      Esses grupos que mencionaste também fizeram parte da minha juventude. Ainda os oiço, com frequência !.... há sempre algo que nos escapou nas primeiras audições !
      Fernando, muito obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!