Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 3 de maio de 2022

Amália Rodrigues – Fado (8)

O Fado é, desde Novembro de 2011, Património Cultural e Imaterial da Humanidade (UNESCO).

Não sou grande admirador, com uma excepção para o fado de Coimbra, mas reconheço o valor deste género musical que representa muito bem, alguma da Boa Música Portuguesa.

Amália Rodrigues (1920 – 1999)

Que Estranha Forma de Vida, letra de Amália Rodrigues e música de Alfredo Marceneiro.

7 comentários:

  1. A minha mãe adorava esta fadista. E eu, por associação, comecei a gostar dela também. Uma voz e uma presença no palco incríveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É talvez a fadista mais emblemática do género "Fado de Lisboa". No entanto, existem muito outros bons intérpretes de Fado em Portugal.
      Catarina obrigado

      Eliminar
  2. Uma voz única.
    Que saiu do anonimato para o estrelato internacional.

    ResponderEliminar
  3. Gosto especialmente deste fado da Amália.
    Ainda tenho a foto da estátua dela que tirei no Parque dos Poetas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este fado com letra da Amália e música de Marceneiro, é na realidade uma bela composição do género.
      Manuela obrigado

      Eliminar
  4. Eu adoro Fado :)
    Cresci perto de um grande fadista , Fernando Maurício, e também de Cidália Moreira.
    Foi graças ao fado que comecei a gostar de poesia.
    Muitos podem cantar este " Que estranha forma de vida " mas ninguém o faz como Amália.
    Brisas doces *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou grande apreciador de fado, prefiro o de Coimbra. Obviamente os intérpretes têm a magia que têm, como era o caso de Amália.
      Parapeito obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!