Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Dança (45) Fandango

A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.

Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.

Fandango ou Marujada – É um estilo musical caracterizado pela sua dança, com movimentos frenéticos, conhecida em Espanha e Portugal desde o período Barroco e caracterizada por movimentos vivos e exibicionismo …………….. Mais informação aqui !

Fandango (Ribatejano)

Fandango Espanhol - Grupo de Coros e Danças "Fuente de la Plata" - Alconchel - Espanha

Passos de Fandango (sem explicações)

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Faz parte do nosso folclore tradicional, por isso, como muitas outras danças teria de ser mencionado aqui.
      Pedro obrigado

      Eliminar
  2. As nossas danças tradicionalistas aqui do RGS no Brasil são iguais ao fandango que vi nos vídeos. Na verdade não sei a origem dessas danças, mas até as roupas das prendas é muito semelhante. Achei curioso, vou me informar. Abraço. https://botecodasletras2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fandango é uma dança tradicional de Portugal, que possivelmente teria sido levado daqui (ou não !) para o Brasil.
      Jeanne Geyer obrigado

      Eliminar
    2. Um dos Blogues que deve ser seguido é o Blogue do Fernando Ribeiro. A sua explicação sobre o "fandango" é importante ! https://amateriadotempo.blogspot.com/

      Eliminar
  3. Quando as pernas deixavam, até que me ajeitava a dançar o fandango.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, em jovem, também tentei imitar :)) os dançarinos de fandango !
      Manuela obrigado

      Eliminar
  4. Conheço dois exemplos de fandangos na música dita clássica, mas deve haver mais. Curiosamente, um dos fandangos é de inspiração espanhola e o outro de inspiração portuguesa.

    Luigi Boccherini foi um compositor italiano nascido em 1743, que passou grande parte da sua vida em Espanha, onde faleceu em 1805. A sua música é do estilo galante, que é um estilo musical que faz a transição do barroco para o clássico e que pode ser equiparado ao rococó na arquitetura e nas artes plásticas. Entre as obras que Boccherini compôs, conta-se um quinteto para guitarra clássica, dois violinos, uma viola de arco ou violeta e um violoncelo, a que frequentemente se acrescentam castanholas, para lhe darem mais "salero". Este quinteto conta com um fandango como o último dos seus quatro andamentos.

    https://www.youtube.com/watch?v=mNdlWXlTAK8

    Luis de Freitas Branco foi um dos maiores compositores portugueses da primeira metade do séc. XX, nascido em 1890 e falecido em 1955. Entre as suas numerosas composições, conta-se a Suite Alentejana N.º 1, inspirada na música popular do Alentejo, e que tem um fandango como o seu terceiro e último andamento.

    https://www.youtube.com/watch?v=23r8RrscQfE

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez Fernando, obrigado pela sua colaboração aqui, no "Pacto". Espero que não seja somente eu, a ler os seus comentários enriquecedores.
    Muito obrigado

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!