Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 10 de outubro de 2021

Dança (34) Minueto

A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.

Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.

Minueto – É uma dança em compasso de 3/4, de origem francesa ou uma composição musical que integra suítes e sinfonias. De origem aristocrática, o minueto foi muito popular na corte de Luís XIV, difundindo-se pela Europa nos séculos XVII e XVIII. …………….. Mais informação aqui !

Minueto - Vicente Trindade

Baroque Dances, the Menuet

18th-Century Social Dance - Minuet

10 comentários:

  1. A minha especialidade :))))
    Abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito da época barroca, pela música, pelos instrumentos, pelo vestuário, pela arte em templos religiosos... E acho graça a todos estes salamaleques e rituais das cortes, tão bem expressas aqui nestes videos.

    Gostei desta viagem no tempo ☺️
    Beijinhos régios
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os vestuários deviam ser uma "chatice", digo eu :)) !
      Todo o aparato à volta desta época era engraçado, salamaleques e rituais como lhes chamas. O retratado, normalmente, nos filmes parecia e parece bem mais asseado do que era na realidade. Havia muita porcaria e sujeira, descrita em poucos filmes e em alguns livros.
      Clara obrigado

      Eliminar
    2. Ai sim, muito perfume se usava para esconder os maus cheiros!! 🥵

      Eliminar
    3. O perfume fez-me lembra o livro "Perfume", romance do escritor alemão Patrick Süskind, que relata logo no início a porcaria de um mercado francês. Ainda hoje muita gente se lava com perfume, em vez de água e sabão, disfarçam a m.... :))) e o cheiro !

      Eliminar
  3. O minueto mais popular de todos é sem dúvida o de Boccherini, que foi um compositor italiano radicado em Espanha. O Youtube tem dezenas e dezenas de vídeos com o minueto de Boccherini e, no entanto, nenhum deles mostra o minueto dançado! Isto admite-se? Bom, aqui vai o minueto de Boccherini apenas tocado, aliás muito bem tocado, por um quinteto de jovens... coreanos! É verdade, os asiáticos (e não só os coreanos) estão a dar cartas na interpretação de música clássica europeia.

    https://www.youtube.com/watch?v=Cy34VJaWGkA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando muito obrigado pelo teu comentário conhecedor.

      Agradeço o link interessante, com os executantes coreanos, como dizes e muito bem os asiáticos são muito perfectionistas no que fazem, e levam a sério muitas coisas, com as quais, nós europeus somos algo permissivos à "bandalheira", se me é permitido o termo !

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!