Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 17 de outubro de 2021

Max Richter – NPR Tiny Desk Home Concert (6)

A NPR Music (https://www.youtube.com/channel/UC4eYXhJI4-7wSWc8UNRwD4A) é um projecto da “National Public Radio”, uma organização de media americana sem fins lucrativos, com financiamento público e privado, lançado em Novembro de 2007, para apresentar programação musical de rádio pública e conteúdo editorial original para descoberta de música.

Parece-me um projecto interessantíssimo, principalmente, porque neste contexto de pandemia, dá-nos a possibilidade de ouvirmos grandes intérpretes e compositores a nível mundial, os quais mostram aqui, na NPR Music, a sua arte e a sua capacidade de comunicação. Por aqui vão passar, nomes conhecidos, menos conhecidos e desconhecidos. Para mim, foi e é um prazer procurar bons instrumentais e boas interpretações. As actuações poderão ser, às vezes, bastante mais extensas que o habitual, mas tentei procurar algo que possam escutar com prazer.

No Tiny Desk de hoje, vamos ouvir…

Max Richter (1966)

Tom Huizenga | January 22, 2021

Há uma dissonância distinta entre o cenário bucólico desta adorável apresentação de Max Richter no NPR Tiny Desk (em sua casa) e a realidade a que ele se refere após sua apresentação.

"Ansioso pelo tempo em que os espectáculos possam voltar e nós possamos fazer isso realmente", diz o compositor, deixando-nos com um desejo que é confirmado em sua música tranquila e investigadora.

Esta meia dúzia de peças curtas pode oferecer dois modos de experiência muito diferentes. Filmado em preto e branco artístico, a sua simplicidade e beleza convidam-nos para um mundo como um dia o conhecemos, onde o ar fresco sopra por portas abertas e os cães dormem pacificamente (participações especiais dos seus cães Evie e Haku, deitados a ouvir a sua música) sob o sol do final do verão no sul da Inglaterra.

Max Richter (piano)

Composições: "Vladimir's Blues", "Origins", "Infra 3", "Horizon Variations", "Prelude 6" e "Fragment".

9 comentários:

  1. Max Richter... (suspiro!)
    Acertaste num dos meus pianistas de eleição!
    Vou ficar a ouvir... e a ouvir... (a bisar já não hoje porque amanhã é dia de trabalho.

    Obrigada por esta prendinha musical
    (^^)

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    1. É de facto um grande compostor contemporâneo.
      Também ele foi convidado deste excelente canal o NPR Music (https://www.youtube.com/channel/UC4eYXhJI4-7wSWc8UNRwD4A).
      Clara obrigado

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  2. Fica a tocar enquanto visito outros blogues.
    Abraço, boa semana

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  3. Uma verdadeira lufada de ar fresco... neste formidável concerto caseiro!
    Adorei do princípio ao fim! Confesso que desconhecia Max Richter! E desconhecia este projecto do NPR... a que prestarei atenção futuramente!
    Grata por divulgar estas maravilhas, Ricardo!
    Um grande abraço! E amanhã, cá estarei de novo, com bem maior disponibilidade, se o computador não me trocar as voltas, como hoje, com actualizações inesperadas... para ver com calma o que se me tem escapado por aqui!
    Tudo de bom!
    Ana

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    1. Max Richter muito bom !!!
      O projecto NPR é, também, muito bom. Podes ver excelentes artistas actuarem durante 30m ou menos.
      Ana obrigado

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  4. Isto é a música "clássica" do séc. XXI a tomar forma, depois de um séc. XX em que se cometeram todos os exageros e todas as loucuras, as quais afastaram o grande público. António Victorino d'Almeida há muitos anos já vinha a prever que isto acabaria por acontecer.

    Esta é uma música tonal como as pessoas gostam, que está na sequência da música minimalista, também chamada minimal-repetitiva, de Steve Reich, Philip Glass e outros, tais como Jorge Lima Barreto e os Telectu.

    Esta música nasce realmente do minimalismo, mas vai mais longe do que ele, ultrapassando a repetição obsessiva e "autista" que o caracterizava. Gosto muito. Espero que Max Richter e outros continuem por este caminho e levem o povão a reconciliar-se com a música dita "clássica".

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    1. Tudo o que disseste é a ideia que eu também faço. O maestro Victorino sempre foi um homem com as ideias muito claras do que se passava em Portugal. Infelizmente, com o desaparecimento de programas que passavam na televisão, e que quer queiramos quer não, eram importantes na educação musical de muitos portugueses. Falo dos programas do maestro Leonard Bernstein, do José de Atalaya, e outros. A televisão passou a ser um mero acumular de filmes publicitários para vender produtos e que ninguém sabe da sua qualidade. A publicidade deixou de ser intervalo entre programas, os programas é que passaram a ser intervalo entre publicidades. Uma vergonha, desta sociedade consumista de produtos maioritariamente inúteis.
      Fernando obrigado pelo teu comentário, mais uma vez elucidativo para todos os que aqui vêm comentar.

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    2. Apenas conheço Max Richter desde 2010 mas concordo com o comentário do Fernando, excelente como é hábito.

      (^^)

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Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!