Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

A Sopa do Pacto (21)

 “A Sopa do Pacto” é a nova rúbrica, baseada basicamente no passatempo “Sopa de Letras”. Conterá sempre um quadrado, como figura geométrica, de 10x10, e as palavras a adivinhar estarão colocados nas posições utilizadas na comum “sopa de letras”, horizontal, vertical e diagonal, em ambos os sentidos. A “sopa” serão quase sempre 4 (quatro) artistas/grupos do foro musical, ou de outras artes.

Terão de me enviar por mail (ricardosantos1953@gmail.com) o puzzle totalmente solucionado ou o que conseguiram encontrar até ao final do prazo limite, indicando onde se encontram os 4 (quatro) artistas/grupos.

O tempo limite para resolverem a “sopa”, os artistas no puzzle e escolherem as duas canções será de 48 horas. Dúvidas serão aqui respondidas nos comentários.

Peço desculpa, mas a partir de agora a “Sopa do Pacto”, em virtude das alterações ao Blogger que complicam a inserção de videos (embedded code) do Youtube, as escolhas dos trechos musicais serão sempre meus. 

A “Sopa do Pacto” número (21) é dedicado às mulheres britânicas que eu gosto tanto de ouvir. E temos uma de cada país do Reino Unido. Uma inglesa, uma galesa, uma escocesa e uma irlandesa. Deliciem-se procurando os seus nomes nesta Sopa do Pacto.


Na data limite 21-04-2021 às 20:00, publicarei as soluções; No dia 22-04-2021 às 00:00, publicarei as músicas.

25 comentários:

  1. Habemus soup!

    Ora bem, assim de repente, ainda só encontrei a galesa.
    Vou começar a procurar com mais concentração, mas acho que esta talvez seja a Sopa mais difícil (pelo menos para mim) que já fizeste.

    Até já
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Também já encontrei a irlandesa!

      (^^)

      Eliminar

    2. Olha... e a escocesa também já cá canta! 🤣

      Eliminar

    3. E pronto, tarefa concluída.
      Vou enviar-te a prova do meu trabalho para o mail.

      Gostei bastante deste desafio.
      Obrigada por manteres a Sopa... é de verdade muito agradável participar neste passatempo aqui no Pacto.
      (^^)

      Eliminar
    4. Foi mais difícil, verdade !... Porque as cantoras são desconhecidas de muitos de vós, creio !... Mas assim vão ficar a conhecer e penso que as continuarão a ouvir sempre que possam, por serem excelentes intérpretes !
      Clara obrigado

      Eliminar
  2. Dicas para TODOS:

    A mais difícil é a mais connhecida e é a única que, infelizmente, já faleceu. Não se esqueçam de que existem horizontais e verticais em todas as direcções, mas também diagonais !

    A cantora inglesa nasceu em 1947, a cantora escocesa nasceu em 1963, a cantora galesa em 1973 e a cantora irlandesa nasceu em 1988.

    ResponderEliminar
  3. A resposta seguirá por mail.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Esta tua "Sopa" é um daqueles desafios que nunca acerto :(

    ResponderEliminar
  5. Passei uns minutos a tentar encontrar e não fui bem sucedida. Talvez através das datas de nascimento.
    Para mim está a ser difícil. Não há nenhum nome que se destaque à primeira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, não desanimes.
      Há dois nomes que se destacam, sim.
      As duas primeiras descobri sem esforço. Enviei-as ao Ricardo pensando ficar por aí.
      De manhã pela fresca descobri a terceira.
      A quarta é que foi mesmo a ferros...Esta Sopa custou um bocado a digerir.

      Faz como eu, porfia e vais ver que descobres onde as cantoras se encatrafiaram. 😊

      Beijos e abraços.

      Eliminar
    2. Catarina tenta até ao fim. Tens até amanhã às 20:00, por isso...
      Esta "Sopa" não é na realidade fácil, porque são intérpretes menos conhecidas. A mais velha a inglesa, infelizmente desaparecida, tocou em dois grupos britânicos e já passou por aqui, pelo Pacto. A galesa é uma das cantoras mais bem pagas mundialmente, por íncrivel que pareça.
      Diz-me de qualquer maneira as que já descobriste, por mail !
      Catarina obrigado

      Eliminar
  6. Galesa... encontrada.

    Estou aqui a trabalhar com duas/ dois tablets. Imagem da Sopa numa, pesquisa noutra... bem se isto não é dedicação, não sei o que é...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força!! Essas duas foram também s que encontrei primeiro.

      É dedicação, sim. E amor-próprio e a vontade férrea de nos auto-desafiarmos.
      Somos umas valentes. :))

      Eliminar
    2. Vai-te à escocesa, Catá!! :))

      Eliminar
    3. Muito bem Catarina :) !
      Espero o teu mail ainda hoje, certamente !
      Obrigado

      Eliminar
    4. Fui dar uma voltinha e comprar o jantar. Agora que já jantei, vou à caça da escocesa, depois vou ao meu escritório enviar-te o que encontrei. E para não pensares que estou a inventar, encontrei a M, a L e a D. Estou a misturar nomes próprios e sobrenomes para não dar muito nas vistas... :)

      Eliminar
    5. Respondi ao teu mail e parabéns pelo esforço. Espero que ainda encontres a cantora escocesa!
      Catarina obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!