Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Rui Massena – Nascidos Aqui (19)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Rui Massena (site oficial) (1972)A Clara (Afrodite) aqui há um ano, deu-me a conhecer este excelente compositor e músico. Vale muito a pena ouvir dada a grande qualidade das suas composições. Após ler a sua biografia, cheguei à conclusão que afinal nós somos um Povo com letra maiúscula. Como se alguma vez eu tivesse dúvidas disso (!?)... nunca tive !
Vamos ouvir, sentirmo-nos um pouco nostálgicos, mas vai valer a pena, acreditem !

(Solo) de 2015


Para ti (Solo) de 2015


Estrada (Ensemble) de 2016


The Tree (2018)

8 comentários:

  1. A Clara descobre e partilha estas pérolas connosco.
    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem percorre muito Youtube acaba sempre po encontrar preciosidades. Eu às vezes também ando "à pesca" ! :)
      Abraço Pedro

      Eliminar

  2. Obrigada Ricardo!
    Rui Massena, como maestro é exímio e como compositor é de uma serenidade que me tira o fôlego.
    Já tive oportunidade de o ver tocar ao vivo e iria vê-lo mais vezes se tivesse possibilidade para isso. Sou mesmo fã da sua música. Gosto de todas estas que aqui colocaste e de muitas outras mais.
    Sabias que ele tem um tema de nome "Clarinha"!? 😊

    Estou a pensar em recuperar o Smooth Latitude! Foi uma parvoíce tê-lo fechado.
    Obrigada... pois sem saberes, ajudaste-me a tomar uma decisão!

    Beijinhos em Português
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho esse álbum dele, onde se inclui a composição "Clarinha", por sinal bem bonita !
      O "Smooth Latitude" surgiu aqui há um bom par de anos e sempre me agradou ouvir as composições que tu lá colocaste, pelo menos a maioria. Eu sou muito mais radical a ouvir música. Tenho de reconhecer que não consigo ouvir tudo. A idade já não ajuda a isso, e muito do que se toca por aí é "música a metro" !!!

      A propósito de "música a metro" :)), o Festival da Eurovisão está ai a "rebentar" ! O ano passado houveram algumas boas composições e os georgianos dos "Iriao", muito muito bons !!!

      Eliminar
  3. ☺ Vi o título e, evidentemente, lembrei-me da Clara e da sua admiração por ele ! :)

    Notável pianista e compositor, sim, que verdadeiramente se mostrou a Portugal durante Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012 (Responsável musical por todo o evento).
    Notória também a sua intervenção na televisão no programa “Música Maestro” e também como Juri do Got Talente !
    Um portuense (Gaia), que passou os primeiros anos de música como maestro e diretor Artístico, na Orquestra Clássica da Madeira e que dirigiu cerca de 30 orquestras em 14 países, sendo o primeiro maestro português a dirigir no Carnegie Hall. 

    Uma personalidade (despenteada:) ) admirável !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um que passa despercebido à maioria dos portugueses. É aqui que eu me revolto contra a falta de interesse dos nossos meios de comunicação transmitirem cultura nossa e darem-nos muita porcaria que se ouve e que não tem tem pés nem cabeça !!!
      Abraço Rui e obrigado... o Homem é um Senhor !!!

      Eliminar
  4. Aqui o piano é rei, por isso gosto muito!
    Músicas para continuar a ouvir durante o dia!
    Bom fim de semana Ricardo

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!