Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Carlos Paião – Nascidos Aqui (18)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Carlos Paião (01-11-1957 – 26-08-1988) – Alguém que teria certamente muito para dar em composição e interpretação à música ligeira portuguesa, e que, infelizmente, a morte levou apenas com 30 anos.

Playback, 1981 – concorrente ao Eurofestival da Canção, no ano de 1981 e que foi apresentada no XVIII Festival RTP da Canção.


Pó de Arroz, 1981


Vinho do Porto, 1983 – com Cândida Branca Flor, que foi apresentada no XX Festival RTP da Canção.


Lá Longe Senhora, 1986

10 comentários:


  1. A morte de Carlos Paião foi um enorme choque para mim.
    Escutar o "Pó de Arroz" dá-me sempre "vontade de chorar"...

    Já fiquei aqui a cantarolar... mas com um nó na garganta.
    E o "Vinho do Porto"... tantas vezes a cantei também...
    Que saudades da Cândida Branca Flor! 😔

    Que post fantástico Ricardo!
    Obrigada por me trazeres as emoções à flor da pele 👍

    Beijinhos sem gorgulho
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma perda para a música ligeira portuguesa a morte do Carlos Paião. O "Pó de Arroz" é muita bonita, com uma letra agradável !
      Obrigado Clara

      Eliminar
  2. De Coimbra, o Carlos Paião, médico, partiu demasiado cedo.
    Naquela terrível estrada onde também quase me matei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partiu cedo sim ! :((
      Também ias tendo um acidente nessa estrada ? :((
      Obrigado Pedro

      Eliminar
  3. E a Cândida Branca Flor cometeu suicídio.
    Afinal, nem sempre a música dá felicidade 🐦

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A música traz-nos alegria e tranquilidade, mas não nos cura os males que possamos ter !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  4. Adoro o "Pó de arroz"!
    As canções de Carlos Paião são canções que passam de geração para geração, que põem toda a família a cantar independentemente do género de música que se gosta.

    Boa escolha, Ricardo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas pessoas que adoram essa música. Eu me incluo !
      Boas canções na realidade !
      Obrigado mz

      Eliminar
  5. Confesso que quando Paião se foi, chorei.
    Na altura cantava bem e sabia de cor todas as músicas dele.
    Uma grande perda no panorama da música portuguesa.
    Obrigada por esta partilha Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi alguém que os portugueses "choraram" pela sua morte !
      Obrigado Manuela

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!