Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

7.ª Arte – Wim Wenders

Breves palavras sobre o que é para mim, o Cinema.

Durante os anos da minha juventude houve algo que me despertou o interesse e fez com que a minha ligação com os audiovisuais se tornasse, desde então, preponderante na minha vida. Esse algo foi o Cinema. A chamada 7.ª arte (arte da imagem) que quando dado o nome e na minha modesta opinião, ela reflectia somente a realidade do cinema mudo, por isso “arte da imagem”. Posteriormente a 7.ª arte tornou-se em algo muito mais complexo. A obra/filme tornou-se num conjunto de várias e ricas variáveis: a imagem, o texto, a cenografia, o som, o guarda-roupa, a interpretação, etc.. Tudo isso conglomerado e orientado de alguma maneira, por uma pessoa na arte de dirigir, o realizador.

Um bom filme, é como uma boa música ou um bom livro, é algo que deve ser visto mais que uma vez, para que nos apercebamos de coisas que numa só, é impossível. Um amante de cinema vê um filme duas, três vezes, para que nele possa visualizar todas essas variáveis de que falei anteriormente.

Vão passar por aqui alguns realizadores que fizeram e fazem parte do meu imaginário de cinéfilo. Nessa época, quando frequentei as salas de cinema em Lisboa, as filmografias de eleição eram: a italiana, a francesa, a alemã, a sueca, a espanhola, a nipónica, a americana. Mas passarão também, e obviamente, realizadores brasileiros e portugueses

Esta nova publicação intitulada 7.ª Arte, será muito de uma pequena mostra do que se via cinematograficamente em Lisboa, nos finais da década de 60 e 70, mas não só, porque teremos filmes muito mais actuais !!!
Tal qual, como todos vós, me reconhecem como um melómano amador, eu também sou um cinéfilo amador. O que vou trazer aqui foram/são obras que gostei/gosto e vi/revejo, e as minhas escolhas são apenas opiniões e gostos, livres de qualquer pretensiosismo !!!

No nome do realizador (se estrangeiro) e na maioria dos títulos dos filmes existem “links” para a Wikipedia (versão inglesa), por ser a plataforma mais abrangente e mais completa. Se pretenderem, na coluna esquerda dessas mesmas páginas, em baixo, tem normalmente, a escolha da tradução para a língua portuguesa.


(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In Imdb - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Do cinema alemão trago-vos Wim Wenders (14-08-1945), realizador com uma obra notável. Um dos realizadores influente no cinema mundial, com 49 películas e alguns prémios. Dele escolhi a apresentação (trailer) de 5 filmes que vi.

(1972) Die Angst des Tormanns beim ElfmeterA Angústia do Guarda-Redes Perante o Penalti. Este foi um dos filmes vistos no Consulado Alemão em Lisboa, decorria o ano de 1973 e é baseado no romance homónimo de Peter Handke, escritor austríaco.


(1977) Der Amerikanische FreundO Amigo Americano


(1984) Paris, TexasParis, Texas


(1987) Der Himmel über BerlinAs Asas do Desejo


(1995) Jenseits der WolkenPara Além das Núvens


(2014) Entrevista com Wim Wenders (activar legends em inglês no Youtube)

26 comentários:

  1. Estou com um pé fora de casa, Ricardo, mas mais tarde vou novamente atacar-te com comentários.
    Como sabes, o Wim Wenders nasceu em DÜSSELDORF. Temos mesmo um liceu com o seu nome.
    O primeiro filme é baseado num romance de um dos escritores que mais admiro, no entanto, o meu filme preferido é "Der Himmel über Berlin".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei bastante desse filme, embora pense que "Paris, Texas" seja o filme mais conhecido do realizador.
      Obrigado Teresa

      Eliminar
    2. Internacionalmente, talvez seja o filme mais conhecido, mas não o é aqui, como também não é o filme de eleição dos elemães.

      Vi mais filmes do Wim Wenders do que os aqui apresentados, no entanto, não os vi todos. Um dos meus preferidos é O Amigo Americano.

      Morro de curiosidade em saber que actores escolhes para a charada. Não acredito que escolhas os meus actores preferidos. Vamos lá ver.

      Eliminar
    3. Sim acredito que não seja esse o preferido do público alemão. "O Amigo Americano" também é muito bom. Com o Dennis Hopper, protagonista de um célebre filme dele próprio e de 1969, chamado "Easy Rider".
      Como já te disse as charadas são simples, o interesse meu e aqui, é despertar interesse nas pessoas por alguns dos Mestres do Cinema Mundial.
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  2. Paris, Texas é um dos meus filmes de eleição.
    Inesquecível.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  3. Deste realizador alemão apenas vi o filme Paris Texas, há bastante tempo, e não conheço o seu percurso. Vamos ver como me vou sair, mais logo.
    Como sempre, até saber quais foram as tuas escolhas, não pesquisarei nada.
    Até mais logo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita a charada só sai dia 7 às 00:00 ! Resta-te esperar :).
      Aviso já, que um dos actores é simples, o outro pode ser um pouco mais complicado.
      Obrigado

      Eliminar
    2. À meia-noite, Ricardo?
      Então a hora habitual das tuas publicações não foi sempre às 20:00?
      Ok! Vamos ver se me aguento...:))

      Eliminar
    3. Janita a partir de hoje e enviei mail para a minha lista de Bloggers, as publicação de Desafio e/ou Charadas no meu Blogue passarão a ser sempre às 20:00.
      As restantes publicações irei manter o horário das 00:00.

      Já não precisas ficar acordada por minha causa ! :)

      Abraço

      Eliminar
  4. De Wim Wenders também só reconheço de nome o "Paris, Texas" e nem tenho a certeza se o cheguei a ver.

    Gostar de ver cinema não faz de mim uma cinéfila... e infelizmente não tenho uma memória que me ajude a recordar com grandes certezas o que vi e muito menos os nomes dos actores e realizadores.
    Por isso é para mim notável a tua capacidade de coleccionares memórias e de delas nos dares conta.

    Obrigada por te dares à pachorra de partilhares connosco as tuas memórias
    Beijinhos de fã
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós, normalmente, guardamos memórias de tudo o que gostamos. Isto também depende da capacidade de memória visual, auditiva, etc. de cada um de nós.
      Muitos destes filmes também teria de os rever para recordar a sua história, embora alguma não me tenha esquecido.
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  5. Desta vez, sou eu que te mando um link.

    https://www.smkp.de/ausstellungen/archiv/sonderausstellungen/2015/4-real-true-2/

    Visitei esta exposiçião várias vezes. Fantástica!!!

    ResponderEliminar
  6. Já agora, viste o último filme de Wim Wenders sobre o Papa Francisco?

    Eu não vi, nem tenciono ver. O Papa Francisco não partilha da minha simpatia.

    Enquanto, que o filme sobre a Pina Bausch, vi e ADOREI.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já uma vez aqui disse a minha paciência para ir ao cinema sózinho é praticamente nula. Nunca gostei e devem-se contar pelos dedos das minhas mãos, as vezes que fui. Preciso ter alguém com quem trocar ideias, depois do filme terminar. Isto porque as minhas idas ao cinema são sempre no intuito de aprender algo. Para me distrair prefiro outro tipo de espectáculo, como exemplo basquetebol, ou até mesmo futebol.
      Ando um pouco arredado do cinema no últimos anos, desde que perdi a companhia !

      Sobre Wim Wenders não vi Papa Francisco e sobre Pina Bausch, coreógrafa, vi dois filmes que falavam dela. De Felinni e de 1983 "E La Nave Va" onde ela faz parte do elenco, no papel de Princesa Lherimia, e de Pedro Almodovar e de 2002 "Hable con ella", onde ele fala da influência da coreógrafa na sua obra.

      Obrigado Teresa

      Eliminar
  7. É de aplaudir toda a tua memória em relação ao cinema.
    O post está um mimo

    Nunca vi nenhum dos filmes,mas recordo-me de alguns personagens.
    Vou rever tudo com calma.
    Obrigada pela partilha Ricardo.
    ,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muitos mimos ... são neste momento 87, porque já publiquei 4. Uns mais completos que outros, com realizadores com mais filmes a apresentar do que outros. Está a dar muito gozo fazer e trabalhar nisto !

      Obrigado Manuela

      Eliminar
  8. Gosto muito de cinema,Ricardo
    Atualmente um pouco ligada nas séries americanas, um verdadeiro vício.
    Dos citados aqui, nao estou lembrando de te-los assistido.
    Outro mudança é que não vamos muito as salas cinema _temos em casa mil razoes para escolher os filmes e ver das nossas poltronas. Mas, não é a mesma coisa.rs aquela sala escura, o teláo iluminado , o barulhinho dos papeís das balas ,o cheirinho da pipoca, são insubstituíveis rs
    Boa postagem Ricardo
    meu abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos todos vítimas das séries. Infelizmente muito delas não têm assim tanta qualidade cpomo isso, ou abordam assuntos que estranho, mas deve ser pela idade que tenho. Série de vampiros ou de mortos-vivos, são de muito mau gosto, para mim, claro !!!
      O cinema na sala própria é completamente diferente !

      Obrigado Lis

      Eliminar
  9. Obrigada pela visita Ricardo!
    Até aos meus 18 anos vivi em Angola ... o cinema teve na minha adolescência um papel bem importante e na companhia do meu pai e das colegas ... o fim de semana era passado no "escurinho" do cinema!!!
    ...
    Depois seguiu-se uma época em que sozinha no cinema via e revia filmes que me enchiam a alma de encanto!
    ...
    Hoje ... o cinema não me convida e nem eu mesma sem a razão!!!
    ...
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cinema é algo que sempre fascinou muita gente e há motivos para isso, a todos os níveis. Hoje as pessoas prendem-se muito mais ao cinema em casa, infelizmente. Muito já não saiem por comodismo, às vezes por segurança, mas não é bom ! É importante sair, ir jantar e depois ir ver um bom filme, em boa companhia !

      Obrigado Gracinha

      Eliminar
  10. A minha "posição" quanto ao cinema é muito próxima da da Afrodite !
    Gosto de cinema, vi muitíssimos filmes, mas nunca numa situação de memorizar realizadores e actores e muito menos de os relacionar mais tarde com os filmes que vi !
    Essa minha capacidade de associação, quer no cinema quer nas canções, quer na música em geral, ... realizadores, autores, intérpretes, actores, é extremamente fraca, apenas com algumas excepções daquele meu tempo da adolescência. :((
    Quando estudava, havia cinemas no Porto que faziam matinés duplas (com 2 filmes seguidos) e eu tinha um bloco onde ia anotando as centenas de filmes que ia vendo, mas ficava apenas o divertimento do momento e pouco de nomes !
    Quanto a estes 5 filmes, são-me familiares os nomes Paris Texas, O Amigo Americano e as Asas do Desejo, mas não ponho o pescoço afirmando que os vi. (?)
    Vá lá, que era um bom aluno por onde fui passando ! eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui não precisas por o pescoço por nada, NÃO QUERO !!! :)))
      Eu cheguei a uma altura que coleccionava bilhetes e programas, mas que infelizmente não me lembroi o que lhes aconteceu em casa dos meus Pais. Possivelmente foram para o lixo ! :(((
      Abraço e Obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!