Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Recordações do dia 7 de Outubro de 1974


Algures pelas terras circundantes em Santarém


O nosso grupo. Em cima: Eu, Alves, e o Apolinário; Em baixo: Cabaço, Sardinha e o Valadeiro


O Alves, o Alegria e eu, na semana de campo em Vale de Cavalos


O 5.º Pelotão, do 3.º Esquadrão. 4.ª recruta do CSM de 1974 (Outubro, Novembro e Dezembro).

“Meus senhores isto aqui a Cavalaria é outra tropa. Aqui vocês são dois dedos acima de polícia, três abaixo de cão !”… já nem me lembro quem disse isto. Ao mesmo tempo ainda bem que me enganei na estação e em vez de sair em Santarém saí em Torres Novas, uns bons quilómetros à frente. Logo no primeiro dia fartei-me de gastar dinheiro. Um carro de aluguer para me levar de retorno a Santarém, à EPC, Escola Prática de Cavalaria (Destacamento), onde penso que hoje, ainda é o quartel da GNR ou da PSP, já não me lembro. Também já não paro nesta cidade escalabitana há alguns anos. O destacamento fechou ao terminar esta recruta de instruendos do CSM (Curso de Sargentos Milicianos) e, logo de seguida, quando da descolonização veio a alojar ex-colonos, os polemicamente chamados de "retornados". Como costumo dizer, andei a fechar quartéis. Um na recruta e outro na especialidade.
A Escola Prática de Cavalaria também já fechou.



O “negócio” da guerra estava a terminar. As colónias independentes, os soldados nas últimas missões, agora de paz, em cada uma das colónias, Avizinhava-se um processo de descolonização muito complicado e difícil que trouxe, como sabemos, graves divergências e polémicas políticas, num passado ainda breve. 

Lembro-me das palavras da minha Mãe, quando a guerra em África começou – “Quando chegar a tua altura de ires à tropa, a guerra já acabou !” – estávamos nessa época, a meio da década de 60. A verdade é que, passados 10 anos, ainda estive mobilizado para Angola e acabei por ir formar batalhão em Santa Margarida, o Bcaç (Batalhão de Caçadores) 4513, no Verão “quente” de 1975.

O táxi parou à porta de armas do destacamento. Paguei e entrei. Mostrei os meus documentos. Com o cabelo por cortar, esperavam-me na cauda da fila, um grupo de três alentejanos. Era dessa fila de mancebos que se ia alimentando a feitura dos pelotões, para os dois esquadrões possíveis.

- Ò nosso instruendo !!!… - dizia o Cabaço com entoação alentejana - cabelinho comprido hem ??!! Valadeiro e Sardinha riam. No dia seguinte esperava-me o corte do dito, no “Gasolinas”, que era o cabo responsável pelo combustível e que fazia um biscate de barbeiro.

Ao final da tarde, estavam formados dois esquadrões de recrutas, com 5 pelotões cada, e com mais ou menos 35 homens por pelotão. Tudo isto era o Curso de Sargentos Milicianos do 4.º Turno de 74, em Santarém. Nas Caldas e em Tavira também sairiam recrutados futuros sargentos milicianos neste mesmo turno. O 25 de Abril já tinha acontecido, estávamos em Outubro. A EPC tinha feito história nessa data, com a sua coragem e audácia, liderada por homens como o Capitão Salgueiro Maia e o alferes Maia Loureiro.O alferes era por sinal o comandante do 4.º Esquadrão que ali se tinha acabado de formar. O meu esquadrão, o 3.º, era comandado pelo Tenente Miguéis.

28 comentários:

  1. Recordações que ficam para a vida inteira.
    Um abraço, bom fim-de-semana e um Setembro, pleno de alegria e harmonia para todos nós

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordações que nos assolam a todos nós e que delas necessitamos para viver.
      Obrigado Elvira

      Eliminar
  2. Pese embora as boas recordações que se possam ter, ainda bem que o serviço militar passou ser voluntário... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A existência de tropa somente se justifica quando há guerra, por isso concordo com o voluntariado. Houve uma altura a seguir ao 25 de Abril que à tropa cabiam acções de ajuda às populações e outras actividades de voluntariado que deveriam continuar a existir, nomeadamente agora com os fogos !

      No meu tempo era-se miliciano e quando terminava passava-se à
      disponibilidade !

      Obrigado Luísa

      Eliminar
  3. Chego no momento de ler esta realidade vivida por si, Ricardo. O terror de se ter de ir para guerra era a aflição de muitas famílias que tinham filhos homens. Jovens. Uma grande dor.

    Gostei muito de ler este excerto porque não se devem perder as memórias... as nossas vidas.

    Todos devemos ter a consciência de que as forças militares servem para assegurar a paz de um País e quem assim não pensa não tem a menor ideia do como é formada uma nação.

    Já estava com saudades daqui!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro podes tratar-me por Ricardo, se quiseres claro !

      Eu não cheguei a ir a África, embora estivesse mobilizado, como escrevi. Nessa altura, Angola já estava independente e o que faziam as nossas tropas era enterrar os mortos dos vários movimentos de libertação (UNITA, FNLA e MPLA !) e ajudar as populações.

      Para o comum dos cidadãos a tropa deve ser voluntária, exercendo um voluntariado activo junto do povo, que somos nós, e principalmente nas zonas do interior. De resto a tropa existente, como defensores da Nação, devem ser profissionalizados, mantendo somente um efectivo mínimo, já que os custos são muitos com os profissionais do exército.
      Eu dispenso guerras e penso que todos n´so !!!

      Obrigado mz

      Eliminar
  4. Ficava-te bem o bigode!! :)
    Recorda, Ricardo...recordar é (re)viver a mocidade!

    O meu ex também assentou praça em Santarém, creio que em 65 e o meu genro, vinte e tal anos mais tarde, também. Foram ambos de Cavalaria...a única coisa que têm em comum!

    Bonito este teu recordar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bigode nasceu cedo comigo e durou até 2006 !

      Eu estive em Cavalaria, depois em Artilharia e por fim em Infantaria, já que o meu batalhão era um Batalhão de Caçadores.
      Dispenso a guerra, não me parece que deva ser o futuro da humanidade, senão vejamos os casos dos países que não conhecem outra coisa que não a guerra ! :(

      Obrigado Janita

      Eliminar
  5. Olha para o que lhe deu! Lembrar-se desses tempos difíceis....

    Recordar é (re)viver, não é, Ricardo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordar é (re)viver sim, Graça ! Foram tempos de alguma maneira agradáveis, porque tive a convivência de pessoas "porreiras" ! :))

      Abraços para Vocês e Obrigado

      Eliminar
  6. De bigode? Quase não te reconhecia! :)
    Como disseste foram bons tempos e ainda bem que os recordaste com prazer.
    Gostei de ver Ricardo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram apesar de tudo bons tempos. Gente honesta e bons camaradas de tropa !
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  7. Também eu dispenso a guerra, mas não é por eu dispensar a guerra, que as guerras vão acabar. INFELIZMENTE!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm de ser os poderes a não quererem guerra e a pouco e pouco educar nesse sentido. Poderão não acabar na totalidade, mas como são movidas pelo negócio, se quem manda nesses negócios pensar na miséria que a geurra causa, talvez diminuam consideravelmente !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  8. Safei-me da tropa.
    Não combina comigo.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde a tropa fica sempre e ara sempre na nossa recordação, os Melos, salgados e outros mais, deviam ter uma recordação pesada de consciência pela guerra injusta e perdida desde o inicio em que eles lucraram economicamente por conta daqueles que morreram ou ficaram deficientes, deviam de estar presos no hospital da estrela que eu conheci bem.
    Feliz semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A guerra não faz sentido, nos tempos que correm. Dizem que a disciplina História é importante para a Humanidade, não voltar a cometer os mesmos erros que cometeu. Infelizmente, é uma justificação da "treta". A guerra é um negócio conseguido com a morte dos outros ! :((((
      Obrigado AG

      Eliminar
  10. Cuántos recuerdos nos traen las fotos antiguas.
    Feliz mes de septiembre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Las fotos antiguas traen siempre recuerdos. Unas buenas y otras malas, con todo en la vida! Gracias Trini

      Eliminar

  11. Já naquela idade te ficava bem o verde! :D

    Beijinhos a fazer continência
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os instruendos de CSM era conhecidos pelos aspirantes "menstruados", por causa da divisa que tinha uma tira vermelha na diagonal.

      Pois, não é só o verde que me fica bem, aliás ficam-me bem todas as cores !!! :)))
      (Minha Consciência: Convencido e Peneirento !)

      Obrigado Afrodite

      Eliminar

    2. "Aspirantes menstruados" é um nome e tanto!! 😊
      Estou é aqui a pensar que se a tira fosse castanha...

      😁😎

      Eliminar
    3. Se a tira fosse castanha, seriam aspirantes "cagados" talvez !!! :))
      ... mas que conversa Afrodite !

      Eliminar
  12. Goste das lembranças, Ricardo
    É uma fase inesquecível, de verdade!
    Passado o medo das famílias as fotografias são marcas bonitas para recordar.
    Excelentes e as fotos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As recordações são muito importantes nas nossas vidas !
      Obrigado Lis

      Eliminar
  13. Estive no 4º esquadrão- 1º pelotão, nem me identifico na foto. Abraço. Antonio Luz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro António esta foto é do 5.º pelotão do 3.º esquadrão, por isso, não estás lá de certeza !
      Andei aqui há uns meses a procurar uma página no Facebook sobre esta recruta em Santarém, mas nada encontrei. Nem consigo encontrar colegas de pelotão. Já oassaram muitos anos.
      Desejo as maiores felicidades e obrigado por teres vindo comentar.

      Abraço

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!