Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 18 de agosto de 2018

7.ª Arte - Alfred Hitchcock

Breves palavras sobre o que é para mim, o Cinema.

Durante os anos da minha juventude houve algo que me despertou o interesse e fez com que a minha ligação com os audiovisuais se tornasse, desde então, preponderante na minha vida. Esse algo foi o Cinema. A chamada 7.ª arte (arte da imagem) que quando dado o nome e na minha modesta opinião, ela reflectia somente a realidade do cinema mudo, por isso “arte da imagem”. Posteriormente a 7.ª arte tornou-se em algo muito mais complexo. A obra/filme tornou-se num conjunto de várias e ricas variáveis: a imagem, o texto, a cenografia, o som, o guarda-roupa, a interpretação, etc.. Tudo isso conglomerado e orientado de alguma maneira, por uma pessoa na arte de dirigir, o realizador.

Um bom filme, é como uma boa música ou um bom livro, é algo que deve ser visto mais que uma vez, para que nos apercebamos de coisas que numa só, é impossível. Um amante de cinema vê um filme duas, três vezes, para que nele possa visualizar todas essas variáveis de que falei anteriormente.

Vão passar por aqui alguns realizadores que fizeram e fazem parte do meu imaginário de cinéfilo. Nessa época, quando frequentei as salas de cinema em Lisboa, as filmografias de eleição eram: a italiana, a francesa, a alemã, a sueca, a espanhola, a nipónica, a americana. Mas passarão também, e obviamente, realizadores brasileiros e portugueses

Esta nova publicação intitulada 7.ª Arte, será muito de uma pequena mostra do que se via cinematograficamente em Lisboa, nos finais da década de 60 e 70, mas não só, porque teremos filmes muito mais actuais !!!
Tal qual, como todos vós, me reconhecem como um melómano amador, eu também sou um cinéfilo amador. O que vou trazer aqui foram/são obras que gostei/gosto e vi/revejo, e as minhas escolhas são apenas opiniões e gostos, livres de qualquer pretensiosismo !!!

No nome do realizador (se estrangeiro) e na maioria dos títulos dos filmes existem “links” para a Wikipedia (versão inglesa), por ser a plataforma mais abrangente e mais completa. Se pretenderem, na coluna esquerda dessas mesmas páginas, em baixo, tem normalmente, a escolha da tradução para a língua portuguesa.


(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In Imdb - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Do cinema inglês trago-vos Alfred Hitchcock (13-08-1899 – 20-04-1980), realizador com uma obra notável. O mestre do “suspense”, com 57 películas e 22 aparições nos seus próprios filmes. Um Oscar (Prémio Memorial Irving G. Thalberg) em 1968; um Globo de Ouro na realização de “Frenzy”, etc. Dele escolhi a apresentação (trailer) de 9 filmes que vi, embora para além destes tenha visto outros, bem como a fabulosa série televisiva “Twilight Zone”.

(1954) Rear WindowJanela Indiscreta


(1954) Dial M For Murder Chamada para a Morte



(1956) The Man Who Knew Too MuchO Homem Que Sabia Demais


(1958) VertigoVertigo


(1959) North by NorthwestIntriga Internacional


(1960) PsychoPsico


(1963) The BirdsOs Pássaros


(1969) TopazTopázio


(1972) FrenzyFrenzy


(1972) Entrevista com Alfred Hitchcock

22 comentários:

  1. Muito bom este post, só assisti até o momento o filme Psicose, mas em breve irei assistir outros deste grande cineasta.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não existe grande escrita sobre, existe alguma trabalho de compilação e de identificação de alguns links, pouco mais !
      Obrigado Arthur

      Eliminar
  2. De todos os filmes que vi, do Mestre dos filmes de terror e suspense, "Os Pássaros" foi o que mais me impressionou. Muito mais do que "Psycho". Este, depois de se ver mais do que uma vez, acabamos por o achar muito primário! :)

    É amanhã que apresentas a «Charada», Ricardo?

    Até lá, então!

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita, "Os Pássaros" é um filme excelente de Hitchcock, mas existem muitos outros, também bons. A charada para o Alfred Hitchcock é no dia 21, somente. São os 3 dias normais, que eu dou, para que as pessoas venham aqui. Nem todos aparecem no 1º. dia.
      Obrigado

      Eliminar
    2. Ainda hoje me arrepio, quando estou no duche. "Psycho" foi o filme mais impressionante que vi até agora.

      O filme "Os Pássaros" já me impressionou menos.

      Eliminar
  3. Sinceramnete não me lembro do que senti ao ver os Pássaros e o Homem que Sabia Demais.
    Vou aqui recordar o quanto de bom fez este realizador.
    Como já referi aqui a minha vida nunca me permitiu assistir a grandes obras cinematográficas.

    Obrigada pela partilha Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela o Alfred Hitchcock para mim foi alguém com uma sensibilidade extrema para fazer este tipo de películas, que para mim eram/são filmes de expectativa, incerteza, dúvida, suspensão, ansiedade e indecisão, todos estes possiveis significados da palavra inglesa "suspense". Ele é Mestre nisso, não (para mim!) em filmes de terror, como se costuma dizer! A situação é criada por ele, mas deixa-nos na expectactiva.
      Obrigado

      Eliminar
  4. Ontem à noite vi o filme "Suspeita", um dos meus filmes preferidos como Joan Fontaine (ganhou o Óscar) e Gary Grant.

    Vi todos os filmes de Hitch, embora não gostasse muito dos últimos.

    Espera por mim para a charada, porque amanhã vou para Liége.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho cá uma familiar portuense que odeia os filmes do Woody Allen e ama todos os filmes do Alfred Hitchcock, por isso, vimos todas as noites, os DVDS que ela não tem, mas tenho eu, como por exemplo, "Chamada para a morte". Também um dos meus preferidos.

      Eliminar
    2. A charada é dia 21, está pré-programada ! :) O cinema é um mundo maravilhoso, desde que se saiba escolher o realizador e o filme !!!
      Obrigado Teresa

      Eliminar
    3. Estou a caminho da Holanda. Volto amanhã.

      Eliminar
  5. Os quatro primeiros filmes aqui apresentados são absolutamente geniais. Já os vi mais de mil vezes.

    Enquanto que dos dois últimos já gostei menos. Para mim, o pior dele é "Intriga de Família", que não trazes aqui, mas que foi o último.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já respondi à Manuela «...Alfred Hitchcock para mim foi alguém com uma sensibilidade extrema para fazer este tipo de películas, que para mim eram/são filmes de expectativa, incerteza, dúvida, suspensão, ansiedade e indecisão, todos estes possiveis significados da palavra inglesa "suspense"...»
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  6. Um dos filmes de que mais gostei , foi "Janela Indiscreta"!... Outros dois, impressionantes. "Psico" e os "Pássaros" !
    Não me recordo se cheguei a ver o "Vertigo" e o "Homem que sabia demais". (??)
    Os outros , creio que não vi. (?)
    Mas creio ter visto bastantes outros . (?)

    Mas o que eu mais gostava de seguir era uma série deste cineasta que dava na TV com pequenos filmes de cerca de 50 minutos !

    Tratava-se desta série :
    https://www.imdb.com/title/tt0055657/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui a série televisiva também a segui na televisão portuguesa, salvo erro, na RTP2, e chamava-se "Twilight Zone", como mencionei na apresentação, lá mais acima, deste Grande Realizador.
      Grande Abraço

      Eliminar

  7. Sofre-se muito a ver os filmes deste cineasta.
    Eu também me lembro de ver a série de que o Rui falou.

    Beijinhos cinéfilos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa-nos exaustos ao ver os seus filmes, precisamente pela ansiedade, incerteza, dúvida, expectactiva criadas, como já referi. Hitchcock é um Senhor da 7.ª Arte !
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  8. Rear Window é e sempre será o meu favorito.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Rear Windows" poderá ser uma das suas melhores películas na realidade !
      Obrigado e Abraço Pedro

      Eliminar
  9. TODOS:
    Há pouco lembrei-me do actor Ray Milland e da actriz Grace Keely e que eles tinham protagonizado um filme do AH que gostei imenso. Decidi colocá-lo cronologicamente, na lista de filmes, é ele "Dial M For Murder – Chamada para a Morte". Muito Bom !!!

    Obrigado a Todos pelos comentários

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. A Grace Kelly era tão linda!...

      Eliminar
    2. A Grace Kelly era mesmo bonita sim senhor. Neste filme o marido, o actor Ray Milland, vai tentar matar a esposa, a actriz Grace Kelly.
      Obrigado Afrodite

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!