Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

7.ª Arte – Woody Allen

Breves palavras sobre o que é para mim, o Cinema.

Durante os anos da minha juventude houve algo que me despertou o interesse e fez com que a minha ligação com os audiovisuais se tornasse, desde então, preponderante na minha vida. Esse algo foi o Cinema. A chamada 7.ª arte (arte da imagem) que quando dado o nome e na minha modesta opinião, ela reflectia somente a realidade do cinema mudo, por isso “arte da imagem”. Posteriormente a 7.ª arte tornou-se em algo muito mais complexo. A obra/filme tornou-se num conjunto de várias e ricas variáveis: a imagem, o texto, a cenografia, o som, o guarda-roupa, a interpretação, etc.. Tudo isso conglomerado e orientado de alguma maneira, por uma pessoa na arte de dirigir, o realizador.

Um bom filme, é como uma boa música ou um bom livro, é algo que deve ser visto mais que uma vez, para que nos apercebamos de coisas que numa só, é impossível. Um amante de cinema vê um filme duas, três vezes, para que nele possa visualizar todas essas variáveis de que falei anteriormente.

Vão passar por aqui alguns realizadores que fizeram e fazem parte do meu imaginário de cinéfilo. Nessa época, quando frequentei as salas de cinema em Lisboa, as filmografias de eleição eram: a italiana, a francesa, a alemã, a sueca, a espanhola, a nipónica, a americana. Mas passarão também, e obviamente, realizadores brasileiros e portugueses

Esta nova publicação intitulada 7.ª Arte, será muito de uma pequena mostra do que se via cinematograficamente em Lisboa, nos finais da década de 60 e 70, mas não só, porque teremos filmes muito mais actuais !!!
Tal qual, como todos vós, me reconhecem como um melómano amador, eu também sou um cinéfilo amador. O que vou trazer aqui foram/são obras que gostei/gosto e vi/revejo, e as minhas escolhas são apenas opiniões e gostos, livres de qualquer pretensiosismo !!!

No nome do realizador (se estrangeiro) e na maioria dos títulos dos filmes existem “links” para a Wikipedia (versão inglesa), por ser a plataforma mais abrangente e mais completa. Se pretenderem, na coluna esquerda dessas mesmas páginas, em baixo, tem normalmente, a escolha da tradução para a língua portuguesa.


(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In Imdb - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Do cinema norte-americano trago-vos Woody Allen (01-12-1935), realizador com uma obra notável. Com 65 películas e escritor de 12 peças para o teatro da Broadway. Dele escolhi a apresentação (trailer) de 14 filmes que vi, embora para além destes tenha visto outros.

(1969) Take the Money and RunInimigo Público


(1971) BananasBananas




(1977) Annie HallAnnie Hall


(1978) InteriorsIntimidade


(1979) ManhattanManhattan


(1982) A Midsummer Night's Sex ComedyUma Comédia Sexual Numa Noite de Verão


(1983) ZeligZelig


(1985) The Purple Rose of CairoRosa Púrpura do Cairo


(1986) Hannah and Her SistersAna e as Suas Irmãs


(1987) Radio DaysOs Dias da Rádio


(1990) AliceAlice


(2011) Midnight in ParisMeia-Noite em Paris


(2012) To Rome with LovePara Roma com Amor


(2017) Entrevista com Woody Allen

24 comentários:

  1. Que giro... tu estás alternar as letras :)

    Do Woody Allen já é mais fácil falar porque é mais conhecido.
    Com aquele jeitinho dele tão peculiar, meio maluco, aluado e muito timido, os seus personagens cativam-nos (e olha que ser actor e realizador em simultâneo não deve ser nada fácil) mas tem filmes notáveis. Não vi muitos, e os que vi foi há tanto tempo que nem sei dizer os nomes mas, há alguns que gostaria de ver sim. Talvez agora em férias e com este teu "empurrão" eu me decida a fazer isso.
    Vou para já ver alguns trailers e testar como está a minha memória.

    Beijinhos lunáticos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou alternar a letras sim, na apresentação dos cineastas !
      Extensa e muito boa filmografia. Um dos últimos que vi, gostei imenso. "Midnight in Paris" conta uma história muita engraçadada de alguém que há meia-noite, faz uma viagem no tempo e entra pelo século XIX, na maravilhosa e cidade de Paris.

      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  2. Vou continuar aqui a ver vídeos, os que vi até agora não recordo de os ter visto!

    Bom fim de semana Ricardo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A solução é revê-los outra vez ! Um filme, é como um bom livre, ou um bom CD, deve ver-se mais que uma vez para que não nos escape nada !

      Obrigado Adélia

      Eliminar
  3. Conheço todos os filmes do meu querido Woody Allen.
    É dificil dizer, qual é o meu preferido.
    Dos últimos é, sem dúvida, Midnight in Paris.
    Match Point é também um dos meus favoritos.
    O primeiro filme que vi no cinema foi Annnie Hall. Apaixonei-me logo pelo filme e partir daí, vi todos os filmes, embora os últimos não sejam obras-primas, mas mesmo assim, gostei.
    Sabes que To Rome with Love não é o último?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa as apresentações/"trailers" dos filme que coloco aqui, são do meu gosto pessoal, como escrevi na introdução (4.º parágrafo). Por isso, escolhi os que mais gostei e gosto !

      Obrigado Teresa

      Eliminar
    2. Adorei os filmes aqui expostos, Ricardo, como também compreendi as apresentações dos filmes que aqui colocas, Ricardo, e eu refiro-me aos meus filmes preferidos como Match Point (para mim um dos melhores).

      Desculpa tantos comentários, quando aparecerem as outras rubricas, então, desapareço.

      Eliminar
    3. Teresa vens cá quando quiseres e te apetecer. Serás sempre bem-vinda, como todos os que cá vêm !
      Obrigado

      Eliminar
  4. Estou a notar que tenho uma dificuldade ! É que na maior parte dos casos, vejo filmes, apenas pela diversão, curiosidade e passar tempo, ficando-me mais na memória os actores, mas sem aquela atenção de saber quem foi o realizador !
    Reconheço que o problema é meu ! É uma questão "técnica" !
    Se me perguntarem que filmes realizou A ou B, teria muitas dificuldades em indicar alguns . Daí esta tua rubrica ter para mim um interesse redobrado ! :)
    Ao ver os nomes (verei os traillers), embora reconheça uma grande parte deles, não conseguiria dizer (de memória) quem teria sido o realizador ! :)

    Nota. Não percebi (da Afrodite) "Que giro... tu estás alternar as letras :)"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto a AFRODITE como eu, estávamos convencidas que o próximo realizador era o ALFRED HITCHCOOK.

      Para mim, os realizadores são mais importantes do que os actores, excepto, quando se trata do meu querido RYAN GOSLING.

      Eliminar
    2. Rui, na minha opinião um filme tem de me mostrar algo diferente da vida que eu não saiba. O realizador tem de me ensinar algo. Para diversão não escolho o cinema, prefiro jogar uma partida de bilhar, ou um jogo de cartas. O cinema para mim é Arte, mas tem de ser, obviamente, Bom cinema.
      As letras alternadas é o seguinte: Escolhi o primeiro, da lista de realizadores que publiquei no primeiro post, depois o último, a seguir será Alfred Hitchcock, e assim sucessivamente.
      Entretanto, e a seguir a Woody Allen publicarei outras rúbricas minhas, só depois virá Hitchcock. Não vou dar nenhum injecção cinematográfica ! :)

      Obrigado Rui e Abraço

      Eliminar
  5. Cá fico a aguardar pelas fotos dos artistas protagonistas dos filmes, desta segunda charada, cujo realizador será o Woody Allen, Ricardo.
    Sem saber isso não me debruçarei mais sobre o assunto.
    Vamos ver como me saio desta vez! :)

    Obrigada, um abraço.














    Sem saber isso, não me debruçarei mais sobre o assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é sobre o Woody Allen a charada de dia 13 às 20:00.
      Até lá obrigado Janita !

      Eliminar
  6. O que se terá passado ali em cima?
    Nunca me aconteceu tal coisa. Estranho! :(
    Repetir uma frase já depois do comentário escrito...

    Desculpa lá, Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste tu que destes espaços a mais no comentário, acho ... e tinhas algum copy/past gravado !!! :))
      Abraço

      Eliminar
  7. Só me lembro de ter visto "A rosa púrpura do Cairo" e "Ana e as suas irmãs.". Tenho fraca memória e fui passando pelos vídeos todos. Acho que só vi mesmo aqueles dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E espero que tenhas gostado desses dois filmes. Há muitos outros com muito interesse mesmo. Mas é preciso gostar de cinema o que nem todos gostam. Gostamos do que gostamos ! :)
      Obrigado Luísa

      Eliminar
  8. Vi-os todos.
    E mais alguns.
    E muitos houve que vi e revi.
    GENIAL este sacana!
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu amo a obra cinematográfica deste "sacaca" neurótico.

      Eliminar
    2. Verdade Pedro, eu também vi e revi muitos dele mesmo. Não vi todos, mas vi muitos !!! Grande abraço

      Eliminar
  9. Estou com um pé fora de casa, volto aqui amanhã para participar na charada.

    Esta noite, vou ver uma vez mais "Crimes e Escapadelas" que tem o mesmo tema que "Match Point": CRIME E CASTIGO. Embora em ambos os filmes haja crime, mas não há castigo.

    ResponderEliminar
  10. Antes de vir aqui, tive curiosidade em saber algo mais sobre Woody Allen e conclui que era muito polivalente e um gigante no mundo do cinema.
    Lembro-me de ver a Rosa Púrpura do Cairo e outro que não tens aqui...Vicky Cristina Barcelona. Devo ter visto mais, mas de momento não me lembro.
    Fico-me por aqui a ouvir e ver o que aqui deixaste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse da "Vicky Cristina Barcelona" não vi ! :)
      Obrigado Manuela

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!