Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Arte e Pregos

14 comentários:

  1. ADORO este tipo de arte.
    O jovem deste vídeo é estupendo na sua arte com linhas e pregos.
    Claro que o meu favorito é o alemão GÜNTHER UECKER.

    Sabes que a arte moderna é mais uma das minhas paixões?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É espectacular, na realidade, este trabalho. Gosto de arte, mas não estou tão a par como isso.

      A propósito de arte moderna e de "cinético" ou cinemático", deixo-te algo que publiquei há uns tempos neste blogue, não deves ter visto. Estou a falar do Theo Janssen, escultor holandês...

      https://www.youtube.com/watch?v=HSKyHmjyrkA

      Site Oficial: http://www.strandbeest.com/

      Obrigado Teresa

      Eliminar
  2. Meu caro Ricardamigo

    FABULOSO!!! A forma como o artista combina a técnica modernista com o clássico do retrato é impressionante. O jogo das sombras e das tonalidades recorrendo apenas aos pregos e à sobreposição do fio é inebriante.
    Quero mais.

    Um abração deste teu velho amigo
    Henrique, o Leãozão


    Informação
    Mais uma semana de férias para o Frederico & Companhia. Por isso sai um textículo risonho que tem por título Uma (quase) Feira Pré-Histórica no qual, pasme-se, até é citada a nossa amiga Graça coliponense, ou seja a Gracinhamiga de Leiria. Há malucos capazes de tudo, como é o meu caso. Entretanto o próximo episódio da saga vai ser tão quente que nem vos digo mais nada para não (vos) arrefecer…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Henrique Obrigado e Abraço
      Os meus cumprimentos à Raquel

      Eliminar
  3. Há gente com um dom especial para ver o que os outros não vêem.
    Impressionante!!
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na realidade, este trabalho é muito bom !!!
      Obrigado Pedro e Abraço

      Eliminar
  4. Aqui tão perto da Holanda, sou quase obrigada a conhecer a obra do Theo Janssen, já o vídeo não conhecia. Muitíssimo obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, ninguém é obrigado a nada. Vamos aprendendo com os outros, como já disse muitas vezes e a frase não é minha "Todos é que sabemos tudo !".

      Obrigado Teresa

      Eliminar
    2. Claro que ninguém é obrigado a nada, excepto morrer.

      Neste caso, o "obrigado" é no sentido que sendo o Theo Janssen um artista de um país vizinho, é quase impossível não o conhecer. Não te esqueças que viajo por todo o sítio, só para ver uma exposição que me interesse. Não com o sentido de aprender, mas sim, no sentido de ter prazer.

      Eliminar
    3. Para mim tem sempre esses dois sentidos, prazer e aprender !!!
      Bom fim de semana !

      Eliminar
  5. Boa tarde, amigos leitores.

    Convidamos-vos a ler o capítulo 7 do nosso conto escrito a várias mãos "Janelas de Tempo"
    http://contospartilhados.blogspot.com/2018/08/janelas-de-tempo-capitulo-7.html

    Votos de bom fim-de-semana.
    Saudações literárias!

    ResponderEliminar
  6. Fiquei deveras impressionda com tanto engenho e arte.
    Há pessoas com dons e que têm a fabulosa capacidade de as pôr em prática.
    Obrigado pela partilha Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este trabalho é um trabalho de precisão, engenho e arte como dizes. Não é para todos, na realidade !
      Obrigado Manuela

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!