Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Dança (41) Dança Moderna

A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.

Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.

Dança Moderna – emergida nos últimos anos do século XIX e firmada nos primeiros anos do século XX, tem raízes e intenções bem distintas. Os bailarinos dançam descalços, trabalham com contrações, torções, desencaixes, etc …………….. Mais informação aqui !

Five Brahms Waltzes in the Manner of Isadora Duncan - Solo (Tamara Rojo, The Royal Ballet)

Isadora Duncan Dance Video

Easy Dance Routine for Beginners from Modern Dance Workout

4 comentários:

  1. Quase tanta elasticidade como eu :))))
    Abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))
      Começam cedo na dança como é sabido.
      Pedro obrigado e bom fim-de-semana

      Eliminar
  2. Há muitos anos (tantos, que nem sei quantos), vi um filme biográfico sobre Isadora Duncan que me fascinou. Ela quebrou todos os tabus sociais e artísticos do seu tempo, podendo ser descrita como uma mulher típica dos "loucos anos 20" (do séc. XX, bem entendido). Na dança, Isadora Duncan rompeu com o uso de sapatilhas de dançar em pontas, dançando descalça, e com o uso do apertado maillot com um ridículo saiote, dançando envolta em panejamentos soltos. Causou uma pequena revolução artística, que nem sempre foi bem aceite, como acontece a tudo o que é inovador. A sua inspiração terá vindo das imagens que chegaram até nós em vasos cerâmicos da Grécia antiga.

    Apesar de se chamar "moderna", a dança moderna já pertence ao passado, sucedendo-lhe a chamada "dança contemporânea", muito mais radical. A última grande coreógrafa de dança moderna terá sido Martha Graham, também americana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando obrigado mais uma vez, pelo enriquecedor comentário. Isadora foi na altura uma inovadora que, como em todos os tempos, dá sempre os seus problemas e inconvenientes.

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!