A
Dança é uma das
três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in
wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e
não só, e na Porto Editora esta é a sua definição
gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas
formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.
Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.
Marrabenta – É uma forma de música-dança típica de Moçambique e o seu nome foi derivado da palavra portuguesa: "rebentar". Incorporou vários ritmos folclóricos como os Magika, Xingombela e Zukuta, sendo também sujeita à influência ocidental…………….. Mais informação aqui !
Marrabenta Mozambique
Mabermuda - Vuthu Marrabenta (Moçambique Música)
Aulas de danca, Marrabenta de Mocambique (sem explicações)
Não posso deixar passar o comentário do Fernando Ribeiro que por aqui costuma passar e me deixa sempre comentários que enriquecem sempre qualquer "post". Um Muito Obrigado ao Fernando Ribeiro e se puderem visitem o seu excelente blogue
"... O primeiro vídeo mostra-nos umas esbeltas bailarinas a dançar um ritmo que deve ser marrabenta, não duvido, mas a marrabenta é muito mais do que apenas percussão. O segundo vídeo, sim, é marrabenta sem dúvida nenhuma, mas o som é trabalhado demais para o meu gosto.
Quanta energia! Gostei!
ResponderEliminarOs povos africanos deverão estar na origem do ritmo de grande parte das danças do Mundo
EliminarGabriela obrigado
Tenho uma inveja boa ao ver tanta energia e agilidade
ResponderEliminarAconteceu, acontece e acontecerá a todos. Não te preocupes com isso !
EliminarFica bem, Saúde
Manuela obrigado
Obrigado e também gostaria de assim dançar!
ResponderEliminarBom fim-de-semana 🙏
Podes tentar, pelo menos :) !
EliminarBoa semana Gracinha, obrigado
Das que dá mesmo para aquecer. :)
ResponderEliminarPois dá :) !
EliminarRitmos africanos que de alguma maneira nos são familiares !
Luísa obrigado
O primeiro vídeo mostra-nos umas esbeltas bailarinas a dançar um ritmo que deve ser marrabenta, não duvido, mas a marrabenta é muito mais do que apenas percussão. O segundo vídeo, sim, é marrabenta sem dúvida nenhuma, mas o som é trabalhado demais para o meu gosto.
ResponderEliminarEu não sou entendido em marrabenta, nem pouco mais ou menos, mas não estarei longe de errar se disser que a principal influência que esta dança sofreu, veio da África do Sul. Milhares e milhares de moçambicanos rumaram à África do Sul ao longo de anos e anos, para trabalharem nas minas de ouro daquele país. No regresso, trouxeram as músicas e os ritmos que lá ouviam, como o kwela e outros.
Uma das marrabentas que mais êxito tiveram, ainda no tempo colonial, foi "Georgina", pelo Grupo Bayette:
https://www.youtube.com/watch?v=K6qZwks2Ytg.
Um marrabenta muito mais atual chama-se "A Hi Dzimeni" e é interpretada por Neyma:
https://www.youtube.com/watch?v=FMK3q23ISQo.
Um nome incontornável da marrabenta é o de Fany Mpfumo, que foi um dos moçambicanos que trabalharam nas minas sul-africanas. As suas marrabentas são consideradas as mais clássicas. A mais popular, talvez, das marrabentas de Fany Mpfumo é "Elisa Gomara Saia", que os angolanos do Duo Ouro Negro popularizaram em Portugal, e que neste vídeo é interpretada por Mingas e a Orquestra Marrabenta:
https://www.youtube.com/watch?v=KzmsmFtj2jg.
Para terminar, uma outra canção de Fany Mpfumo, também interpretada por Mingas e chamada "Ava Sati Va Lomu":
https://www.youtube.com/watch?v=7iWuHgSc7oE.
Fernando agrdeço-lhe imenso e de novo os seus comentários que de alguma maneira me deixam sem palavras, não só para saber o que lhe vou responder, além do meu obrigado e de que vi os links que aqui me deixou, mas também o interesse demonstrado por si, nos belíssimos comentários que faz !
EliminarEspero que quem vier aqui a esta publicação tenha curiosidade em ver os comentários, leia o seu e veja os links !
Muito obrigado