Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 22 de junho de 2021

Dave Brubeck Quartet – Groups & Soloists of Jazz (37)

Dave Brubeck (Concord, California, EUA, 06-12-1920 - Norwalk, Connecticut, EUA, 05-12-2012) Quartet (19?? – 20??).

Possivelmente um dos melhores quartetos de Jazz de sempre. Penso que as músicas que aqui trouxe não são difíceis de ouvir e pelo menos duas delas, são bastante conhecidas. Ora ouçam…

Blue Rondo à la Turk, com Paul Desmond (saxofone alto), Joe Morello (bateria), Eugene Wright (contrabaixo) e Dave Brubeck (piano). Gravação em Circa, clube de Las Vegas (Nevada, EUA), no ano de 1959.

Take Five, com Paul Desmond (saxofone alto), Joe Morello (bateria), Eugene Wright (contrabaixo) e Dave Brubeck (piano). Gravação ao vivo na Bélgica, em 10 de Outubro de 1964.

Golden BrownEsta música é falsa, não existe tocada pelo Dave Brubeck Quartet. Foi, na realizada falsificada e pirateada pelo dono do canal onde ela está inclusa, embora seja um excelente trabalho de falsificação, não deixa de o ser. 

Não vou refazer o post sobre o "Dave Brubeck Quartet", visto somente esta composição ser uma adulteração. No entanto, deixo aqui um alerta para este tipo de trabalhos "pirata" sem  autorização, neste caso do "Dave Brubeck Quartet" e dos "Stranglers". 

Koto Song, com Paul Desmond (saxofone alto), Joe Morello (bateria), Eugene Wright (contrabaixo) e Dave Brubeck (piano). Gravação ao vivo na Bélgica, em 10 de Outubro de 1964.

11 comentários:

  1. Fica a tocar em fundo.
    Cinco estrelas!

    ResponderEliminar
  2. Maravilha! Fico arrebatada com esta mestria ;)

    ResponderEliminar

  3. Muito bom!
    Eu que nem sou de conseguir fixar nomes de quartetos e grupos de Jazz, conheço o nome deste Dave Brubeck Quartet.
    Não devo conhecer todas... mas para já vou com "dois a zero"... pois conheço os dois primeiros temas.

    Mais daqui a pouco saberei como ficou o resultado!

    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal só não reconheci o último tema.
      O "Golden Brown" é a música mais conhecida de todas (pelo menos da minha geração) e que eu atribuía como sendo um tema original dos Stranglers. Aqui há mistério! :))

      Vou ter de fazer umas pesquisas para tentar descobrir o que me está a intrigar... mas amanhã, que já passei a hora do "Vitinho"!

      Gostei muito desta edição do Groups & Soloists of Jazz.
      Boa noite...

      Eliminar
    2. Dave Brubeck Quartet é um grupo de jazz muito profissional, aliás os videos isso o demonstram. Normalmente épocas em que a apresentação dos músicos e intérpretes traziam algum "código de vestimenta" ("dressing code"). Depois tudo se transformou e hoje somos capazes de ver músicos e intérpretes de tronco nu. Podem ser muito bons, mas a nossa vista também "come", por isso, acho mais benéfico a boa apresentação.

      A tua dúvida, penso que saiba qual, e também ainda a tenho.
      Golden Brown é uma composição da autoria dos "Stanglers" e foi editada em 1982. Na página do grupo, não fala do ano em que foi composta. O vídeo do Dave Brubeck Quartet com a dita música é de 1964, o que deixa antever que a canção foi composta muito antes de ser lançada no mercado (1982). Esta é a conclusão que se pode tirar. Infelizmente não consegui descobrir em que ano ele foi escrita.

      Clara obrigado

      Eliminar
    3. O proprietário do canal informou-me que o vídeo "Golden Brown" foi criado por ele, como se pode ler na descrição. Por isso, de Dave Brubeck Quartet somente as composições "Blue Rondo à la Turk", "Take Five " e "Koto Song". Lamento, mas independentemente da destreza musical do proprietário do canal, esta música é um trabalho "falso" porque não foi executado pelo Dave Brubeck Quartet.

      Eliminar

    4. Txiiii...
      De facto não se pode "comer" tudo o que nos dão sem usarmos a lógica e a dúvida metódica!!

      Mas olha que apesar de tudo, temos de reconhecer que o vídeo engana bem... porque estive agora de novo a ver a execução dos instrumentos... e parece mesmo que a música coincide com a imagem!
      Obrigada por teres pesquisado. 😘

      Beijinhos metódicos
      (^^)

      Eliminar
    5. Nem tudo o que perece é! Fui "burlado" por esta versão que adultera e quanto a mim ofende, não só o grupo de jazz "Dave Brubeck Quartet", mas tamnbém os próprios Stranglers, autores da composição. Algo que não deveria acontecer no Youtube que se preocupa às vezes com coisas, bem menos importantes do que com estas falsificações graves !!!

      Eliminar
    6. Deixa lá... com esta aprendi mais uma, que quando publicar um vídeo terei também de ir ler os comentários, pois lá fala-se disso, de ser um "fake" notável! 😀

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!