Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Jazz Standards (203)

(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in

http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)

Rosetta (#203) - Música de Henri Woode e Letra de Earl Hines

O pianista, compositor e chefe de orquestra Earl “Fatha” Hines gravou “Rosetta” pela primeira vez com a sua orquestra, em 13 de Fevereiro de 1933, e  depois, novamente, em 24 de Setembro de 1934. A música foi escrita pelo orquestrador da sua banda, Henri Woode.

Também o chefe de orquestra de “swing” Bob Wills contribuiu para a popularidade de "Rosetta". Gravou-a pela primeira vez em 1938 e acabou por dar este nome à sua filha, nascida em 1940. Wills aparecia regularmente ao vivo, em Tulsa, na estação de rádio KVOO de Oklahoma de 1934 a 1942, e seu irmão Johnnie Lee deu continuidade ao programa quando Bob saiu para servir na Segunda Guerra Mundial.

A canção foi apresentada no musical da Broadway de 1976, “Bubbling Brown Sugar”, que se exibiu em 766 apresentações. A interpretação de Henry “Red” Allen All-Stars de “Rosetta” no programa de televisão “The Sound of Jazz”, em 1958, pode ser agora visualizada no DVD Jazz Masters: “Vintage Collection 1958-61”.

Ray Charles (Albany, Geórgia, EUA, 23-09-1930 - Beverly Hills, Califórnia, EUA, 10-06-2004) – Fazendo parte de álbum “Legends of Jazz vol 2”.

Sydney Bechet (Nova Orleães, Louisiana, EUA, 14-05-1897 -  Paris, França, 14-05-1959)

Nat King Cole (Montgomery, EUA, 17-03-1919 — Santa Monica, EUA, 15-02-1965) – No programa de televisão “Stardust”.

Django Reinhardt (Liberchies, Pont-à-Celles, Bélgica, 23-01-1910 - Fontainebleau, França, 16-05-1953) – Do álbum “Django Reinhardt - The Complete Trios”.

Letra

Rosetta, my Rosetta,

In my heart, dear, there's no-one but you!

For you told me that you loved me,

Never leave me for somebody new!

You made my whole life a dream,

And I prayed that you'd make it all come true.

Rosetta, my Rosetta,

Please say that I'm just the one, dear, for you!

Rosetta, my Rosetta,

In my heart, dear, there's no-one but you!

For you told me that you love me,

Never leave me for somebody new!

You made my whole life a dream,

And I pray that you make it all come true.

Rosetta, my Rosetta,

Please say that I'm just the one, dear, for you!

Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos).

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Não consigo ajudar e videos de grandes solistas de jazz, porquê o bloqueamento ?! :((
      Pedro obrigado

      Eliminar
  2. Já eu consegui ouvir todas as "Rosettas". Mau grado o meu fascínio pela voz do meu idolo, Nat King Cole, tenho de o deixar para último lugar nas minhas preferências, e dar o 1º lugar ao Ray Charlhes. Já na versão instrumental, vou para o último, uma bela 'swingada', como eu gosto.

    ResponderEliminar
  3. Ray Charles o meu ídolo de sempre.
    Gostei muito e ouvir todos, mas Nat King Cole emociona-me.

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!