Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Simon & Garfunkel – Festas de Garagem (1)

Na minha juventude diverti-me imenso nas “festas de garagem”. Um levava o gira-discos portátil, outros levavam uns quantos discos. Haviam sempre umas sandes e uns refrigerantes. Dançávamos a tarde inteira e às vezes a entrar pela noite. Ora música para os “pulos”, ora música para dançar agarrados, às vezes “agarradinhos”, mas sem abusar 😊, porque as mães delas eram algumas vezes nossas conhecidas, e tínhamos imenso respeito por elas.

São apenas duas músicas por intérprete. Em alguns deles, duas canções, irão saber a pouco. Naquela época, a “Pop” e a “Rock” anglo-saxónica dominava. Grupos ingleses e americanos, eram aqueles que passavam na rádio, e era neles, onde gastávamos algum dinheiro das nossas mesadas, para comprar os seus discos.

Hoje na 1.ª festa de garagem trago-vos

Paulo Simon e Art Garfunkel  (1956 – 2010)

Como já disse aqui no blogue, este duo, será sempre um dos mais famosos de sempre da história da música. Vou deixar-vos duas composições de gravações ao vivo no Central Park de New York, no dia 19 de Setembro de 1980, com assistência superior a meio milhão de pessoas.

Old Friends, de 1968, e fazendo parte do álbum “Bookends”.

Mrs. Robinson, de 1968, e constante do álbum “The Graduate”, que continha a banda sonora do filme com o mesmo nome, realizado por Mike Nichols, em 1967, com Anne Bancroft, Dustin Hoffman e Katharine Ross, nos principais papéis.


 


14 comentários:

  1. Sempre gostei destes dois. Bridge Over Troubled Water foi uma canção que me acompanhou e me recorda um período da minha juventude adulta.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos melhores duetos de sempre.
      Brancas nuvens negras, obrigado

      Eliminar
  2. Conheço a segunda canção, mas não me recordo da outra.
    Festas de garagem – a primeira vez que ouvi falar nestas festas/bailes foi nos blogues. Imagino que este tipo de bailes não era popular no sul.
    Adorava ir a bailes da “sociedade”, mas era sempre acompanhada pelos pais que também adoravam dançar. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também por aqui os bailes da "sociedade" eram conhecidos, nos clubes recreativos. As festas de garagem eram jovens muitas vezes das mesmas turmas do liceu que se juntavam e as faziam na garagem daqueles que a tinham.
      Catarina obrigado

      Eliminar
  3. Tempo bom, o da juventude!
    Tudo sem tempo e sem hora
    De chegar e de ir embora
    Erguia o copo e, Saúde.
    Assim, eu fiz o que pude
    Sem angústia e sem temer
    Afogar-me no prazer
    Por isso saudades sinto
    Como se meu ser faminto
    Do passado deste ser.

    Abraço cordial. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenha gostado do que ouviu !?
      Laerte obrigado pelo poema e pelo comentário

      Eliminar
  4. Um duo que acompanhei sempre, trauteando as suas canções.
    São uma boa recordação da minha juventude :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da minha também Manuela. Serão sempre um duo dos meus favoritos.
      Manuela obrigado

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Já não sou quer dizer ?!
      Todas as gerações são boas para ouvir boa música !!!
      O ultimo fecha a porta, obrigado

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Hoje vou copiar o comentário da Luísa e acrescentar que perdi a conta ao nº de vezes que ouvi este álbum na minha adolescência.
      Já ontem ouvi... mas vou ficar aqui a ouvir de novo.

      (^^)

      Eliminar
    2. Estas composições são para sempre, Clara !
      Obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!