Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 14 de julho de 2018

Juca Chaves (canções 5)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Embora muitas das piadas e composições do Juca Chaves (Jurandyr Czaczkes Chaves) estejam dirigidas para o público brasileiro e com assuntos relativos ao Brasil, fica aqui a minha homenagem, enquanto vivo, de um dos melhores humoristas brasileiros de todos os tempos. Homem polémico, perseguido muitas vezes pelo poder institucional, com uma graça extrema e algumas vezes ousada.
Aqui ficam algumas das suas mais famosas composições.


Juca Chaves (22-10-1938) – É um compositor, músico e humorista brasileiro...

Alça de Caixão


Marcha da Tanajura

16 comentários:

  1. Eu juro que gostei :) :)
    É sempre um prazer ouvir Juca, dispõe bem!

    ResponderEliminar
  2. Conheço muito pouco de Juca chaves, gostei de ouvir!

    Beijinho Ricardo

    Adélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui ficarás a conhecer um pouco, Adélia !
      Obrigado

      Eliminar
    2. Não estou familiarizada com o trabalho de juca chaves.

      Eliminar
    3. Familiarizas-te por aqui, se o pretenderes !
      Obrigado Catarina !

      Eliminar
  3. Eu sou suspeita...gosto, porque sempre gostei,
    deste género de humor satírico, que dispõe bem,
    que o Juca Chaves ainda hoje mantém!! :)

    Boa semana, Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mantém sim, e espero que ainda por muitos anos !
      Obrigado Janita

      Eliminar

  4. Catarina,
    Será que estas chaves abrem os teus cadeados?! :D

    Beijinhos bem humorados
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se chaves é o forte da Catarina. Acho que são mais cadeiras !
      Obrigado Afrodite pela graça jocosa !

      https://aesquinadatecla.blogspot.com/2018/07/passeio-de-domingo-412.html#comment-form

      Eliminar
  5. Não sei se já te disse isto, mas eu conheço o Juca Chaves, como humorista, já há uns bons anos. Curiosamente, enquanto cantor... só com estes teus posts é que me apercebi.
    E leva jeito! :D

    Beijinhos sem juras
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele tem um jeito imenso e uma piada incisiva, raiando algumas vezes o inconveniente !
      Como menestrel, como dizem os brasileiros, toca e canta bem !
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
    2. Muitos humoristas, ou até se calhar maior parte deles, são inconvenientes nas suas piadas.
      Olha o caso do Herman. Até lhe cortaram o pio quando tentou fazer humor com a Rainha Santa Isabel.

      Eliminar
    3. Acho que o Herman exagerou e começou a disparatar excessivamente no programa dos "Parabéns" que correu na RTP1. Pena porque acho que ele nem precisava daquele abuso em tratar algumas vezes mal, os seus convidados. Foi muito mau, perdeu a credibilidade e muitas pessoas deixaram, com razão, de o seguir !

      Eliminar
  6. Hoje é só para dizer que já estou de volta.
    Amanhã já haverá comentários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenham sido umas boas férias !
      Abraço Pedro

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!