Dá a surpresa de ser
Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.
Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.
E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.
Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?
10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.
quarta-feira, 11 de julho de 2018
Jazz Standards (172)
(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)
I'm Getting Sentimental Over You (#176) - Música de George Bassman e Letra de Ned Washington
Os irmãos Dorsey gravaram esta música para a etiqueta “Decca” (115) em 15 de Agosto de 1934 e para etiqueta “Columbia” (36065) em 24 de Setembro. A gravação da “Decca” foi a primeira a subir às tabelas, para o 20.º lugar.
Orquestra “Dorsey Brothers” (1934, Bob Crosby, vocal, N.º 20)
Tommy Dorsey e sua orquestra (1936, N.º 8)
Ink Spots (1940, vocal, N.º 26)
Jack Leonard (1941, vocal, N.º 21)
Os fracassados “Dorsey Brothers”, Tommy trombonista e em alturas trompetista e Jimmy “mestre-de-todas-as-palhetas”, começaram as suas carreiras, trabalhando em bandas na sua cidade natal, Pensilvânia, e a sua associação continuou quando se mudaram para Nova York, em 1925. Depois de quase uma década de trabalho “freelance” nos estúdios de gravação e na rádio (muitas vezes como, “Dorsey Brothers Orchestra”), os dois formaram a sua própria orquestra, a trabalhar em tempo integral, no ano de 1934.
…
Ella Fitzgerald (Newport News, EUA, 25-04-1917 — Beverly Hills, EUA, 15-06-1996) – para o seu LP editado pela Verve de 1960, “Ella Fitzgerald Sings Songs”
Gerry Mulligan (Queens Village, Queens, New York, EUA, 06-04-1927 - 20-01-1996)
Bill Evans (Plainfield, EUA, 16-08-1929 — New York, EUA, 15-09-1980) – Do album “A Simple Matter of Conviction”, com Bill Evans (piano), Shelly Manne (bateria) e Eddie Gomez (contrabaixo). Gravação nos “Van Gelder Studio”, Englewood Cliffs, New Jersey, em 4 de Outiubro de 1966.
Tommy Dorsey (Shenandoah, EUA, 19-11-1905 - 26-11-1956) e Orquestra – excerto retirado do filme Manhattan de Woody Allen, uma romântica comédia e drama americano de 1979.
Letra
Never thought I'd fall,
But now I hear love call,
I'm getting sentimental over you
Things you say and do,
Just thrill me through and through,
I'm getting sentimental over you.
I thought I was happy,
I could live without love
Now I must admit,
Love is all I'm thinking of
Won't you please be kind,
And just make up your mind
That you'll be sweet & gentle,
Be gentle with me
Because I'm sentimental over you
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Tenho estado aqui embalada pelo tema, enquanto passeio entre páginas de papel e páginas eletrónicas. :) Muito agradável, Ricardo.
ResponderEliminarOs "Standard" são normalmente composições que ficram célebres no panorama musical norte-americano e que constituiram grandes sucessos da altura, estreados e apresentados em musicais da Broadway e filmes de Holywood. Pena que em Portugal não haja um sítio onde se encontrem os nossos "Standard" como este "site" norte-americano que consulto e onde vou buscar informação para esta rúbrica "http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm".
EliminarObrigado Luísa
ADORO todos os filmes do Woody, sendo Manhattan um dos melhores.
ResponderEliminarEntão vais gostar da minha nova rúbrica de cinema, já prometida há algum tempo e que irá para o "ar", no dia 19, com um realizador menos conhecido. O Woody Allen também irá aparecer, obviamente.
EliminarObrigado Teresa
Morro de curiosidade com a nova rúbrica, Ricardo, então cá estou no dia 19, mesmo que o realizador seja menos conhecido.
EliminarTeresa como podes ver, embora a música portuguesa como tu dizes "não ser a tua praia", ela é, a música mundial e neste caso no cinema, importantíssima. Além de ser a única linguagem universal, podemos constatar que apenas oito notas musicais, misturadas e trabalhadas, fazem com que os seres humanos comuniquem: rindo, chorando, odiando e amando, ou pura e simplesmente cantando, por todo esse Mundo fora !!!
EliminarDe cinema e só para rematar e não te deixar sem resposta, o primeiro realizador da minha nova rúbrica, é menos conhecido das pessoas, talvez na sua obra. O seu nome é/foi bastante falado. Dia 19 verás !
Obrigado Teresa
A noite já vai alta e enquanto vou fazendo outras coisas, vou-me deliciando a ouvir estes temas, qual deles o mais bonito!
ResponderEliminarGostei da partilha Ricardo.
Obrigado Manuela
EliminarObrigado
ResponderEliminarAbraço e bom fim-de-semana
Obrigado Elvira
Eliminar