Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 10 de abril de 2018

CinemaScope (13)

Retomo uma rúbrica que existia neste blogue, em rodapé e que possivelmente passou despercebida a muitos que me visitavam, por estar mesmo lá no fim da minha página.

É música claro ! O que estavam à espera ?

São composições que me dizem muito, porque sou um romântico e um eterno apaixonado por música, pelas outras artes, pela humanidade, pelos amigos que encontrei na blogosfera, pela Natureza, pela vida, no fundo, pelas coisas boas desta sociedade em que vivemos.

Desta vez os registos, enquanto não apagados ou eliminados do Youtube, ficarão por cá, com uma única etiqueta “CinemaScope”.

Uma das mulheres que actua no excelente grupo irlandês “Celtic Woman”.

Mairead Nesbitt (17-04-1979) - Shenandoah (inícios século XIX)

17 comentários:

  1. Lembro-me deste CinemaScope.
    Lembro-me de na altura ter ido pesquisar o tema Shenandoah, que não conhecia ou recordava, e de achar que ficava muito bem nesta interpretação ao violino desta bela mulher celta.
    (eu costumo dizer que também tenho uma costela celta e por isso gosto imenso de ouvir e ver as actuações das Celtic Woman)

    Bom som para começar um fim de noite tranquilo!
    Beijinhos calmos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A música celta é na realidade extremamente agradável de ouvir, aliás como é toda a música folclórica da Grã-Bretanha. No entanto se consultarem a wikipédia, lá é explicado onde a música celta existe e tem influências. Portugal também lá figura... https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_celta

      Obrigado Afrodite

      Eliminar

    2. Mas não é o caso desta música, o "Shenandoah" não é música Celta. Mesmo que as suas origens não sejam conhecidas, faz parte do folclore norte americano, mas concretamente ligado à zona do Missouri. O hábito não faz o monge... :))

      Eliminar
  2. Gosto de ouvir música celta, penso que já vi um vídeo semelhante desta violinista.
    Muito boa esta performance e digo, não é fácil tocar violino e dançar ao mesmo tempo.
    Obrigada.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem muito exemplos no Youtube com esta intérprete e com outros.
      Obrigado Maria

      Eliminar
  3. Adoro este tipo de música, como sabes. Vou ouvir de novo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como por aí pelo Canadá está frio, aproveita e dança e bate o pé para aqueceres !
      Obrigado Catarina

      Eliminar
  4. Respostas
    1. 5 estrelas da música, e claro, 5 estrelas para a intérprete ! :))
      Abraço Pedro

      Eliminar
  5. Já nem necessitas explicar, Ricardo.:) Todos, ou quase, já sabemos que aqui, no Pacto, CinemaScope, não tem nada a ver com Cinema e sim com música. A minha estranheza já aconteceu quando retomaste a rubrica. :)
    Adiante!
    Este solo de violino, que começa calminho e depois até mete pandeireta, num maravilhoso som vibrante, contagia e encanta!
    Uma variante na tradicional música celta. Muito bom!

    Obrigada, Ricardo.
    Um abraço. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem vem aqui algumas vezes não é desconhecida a justificação da publicação, mas tenho sempre de me lembrar de quem vem aqui pela primeira e apesar de não ter muitos leitores, a principal função deste blogue é a tentativa de dar a conhecer "coisas" diferentes, para que não fiquemos somente presos aquilo que é passado nos média.

      Ainda bem que gostaste. Obrigado Janita

      Eliminar
  6. Sou fã da música celta e como deves calcular adorei ouvir esta maravilhosa interpretação tocada com alma.

    Obrigada pela partilha Ricardo

    ResponderEliminar
  7. Kaunista musiikkia.
    Hyvää kevättä.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mr Google Translator says that "Kaunista musiikkia. Hyvää kevättä." means "Beautiful music.
      Have a nice spring."
      Muito Obrigado (Thank you very nuch) Orvokki !

      Eliminar
  8. A música do Shenandoah, NÃO é música celta, embora a sua intérprete faça parte de um grupo que toca música deste género.
    Shenandoah é uma composição muito antiga de origem americana ! https://pt.wikipedia.org/wiki/Oh_Shenandoah

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!