Contigo nunca me perco, perdendo-me ! (Ricardo Santos)

domingo, 1 de setembro de 2013

Os Festivais das Canções (1969)

 
(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos) 

       
Vou andar por aqui a mostrar um pouco da música dos Festivais da Canção, o da RTP e o da Eurovisão. Ouvirão e verão, sempre que haja vídeo no Youtube , os três primeiros lugares de cada um deles.   
       
Euro Festival 1969, em 29 de Março, Madrid (Espanha).     
           
Este foi um Festival bizarro, que teve quatro primeiros lugares todos com a mesma pontuação, a saber:       
       
1º. Salomé (Maria Rosa Marco Poquet) (21-06-1943) - Vivo cantando   
           
        
          
1º. Lenny Kuhr (22-02-1950) - De Troubadour        
         
        
           
1º. Lulu (Marie McDonald McLaughlin Lawrie) (03-11-1948) - Boom Bang-a-Bang         
      
           
        
1º. Frida Boccara (29-10-1940 – 01-08-1996) - Un jour, un enfant     
            
         
             
Festival RTP da Canção de 1969, em 24 de Fevereiro, no Teatro São Luiz.        
            
1º. Simone de Oliveira (11-02-1938) - Desfolhada         
           
        
            
2º. Duo Ouro Negro (1956 – 1985) - Tenho Amor para Amar        
        

             
3º. Valério Silva (19?? – 20xx) – Sol da Manhã        
         

9 comentários:

  1. Lembro-me tão bem da canção da Simone e do sururu que provocou na época com a frase "quem faz um filho fá-lo por gosto". E depois da desilusão que foi terem ganho 4 canções, sendo que nenhuma era a portuguesa, que até corria o boato que a tinham tentado envenenar em Espanha. Deve ter sido mesmo... :)))

    De qualquer das formas é das minhas canções preferidas das antigas festivaleiras!

    Também me lembrava da canção da Salomé e da Lulu, das outras duas nem por isso.

    A canção do Duo Ouro Negro é que deve estar enganada, pois não corresponde ao título e tem a data de 1967 no canto.

    Bons recuerdos musicais de outros tempos! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A canção da Simone foi polémica com a história "quem faz um filho fá-lo por gosto" sim.
      Em relação ao "Duo Ouro Negro" tens toda a razão, houve um lapso da minha parte, mas a falha está corrigida e a canção de 1969, já está aqui.
      Obrigado pelo reparo e pelo comentário.

      Eliminar
  2. Simone de Oliveira era uma mulher muito bonita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Simone aqui tinha 31 anos feitos, no dia 11 de Fevereiro. Embora fosse uma Mulher bonita, teria havido alguma rivalidade entre ela e a Madalena Iglesias, acicatada pela imprensa da época. Ambas eram boas cançonetitas, como se dizia na altura, no entanto a Simone tinha um grande potencial vocal que veio a sucumbir, um pouco mais tarde, devido a um problema nas cordas vocais.

      Eliminar
  3. Belas as recordações de um tempo que não volta mais!
    Lembro-me de todas as canções, um pouco menos de Frida Boccara, mas a Desfolhada...meu Deus, que polémica gerou e a confusão que foi aquando da sua chegada à Estação de Santa Apolónia.
    "Corpo de linho/ lábios de mosto/ quem faz um filho/ fá-lo por gosto..." Até parecia coisa de outro mundo:))

    Ricardo, tenho um pedido a fazer-te. Gostaria que fosses visitar(quando te for possível) este blog de um seguidor meu. Ele tem dois, um que costumo comentar e este que é só de música. Quem sabe não se cria uma interessante interacção entre ambos?

    Aqui te deixo o site.

    http://insustentabilidadesmusicais.blogspot.pt/

    Obrigada! Beijinhos.

    PS: Depois diz se gostaste, ok?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade a canção da Simone foi muitíssimo polémica. Vivia-se um periodo conturbado da nossa história.
      A tua sugestão/pedido vou de certeza passar por lá para visitar.
      Obrigado

      Eliminar

  4. Não me recordo do festival deste ano de 1969, mas lembro-me de uns anos mais tarde cantarolar o "Vivo cantando"... já dos outros temas que ficaram em 1º lugar não tenho referência.

    E claro... o tema da Simone de Oliveira quem não conhece?


    Beijinhos desfolhados para ti
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse ano decidiram atribuir quatro primeiros lugares, visto que as quarto canções votações estavam empatadas com 18 pontos, todas elas.
      Obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha Língua, o Português, língua de Camões e de Pessoa.