Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 21 de junho de 2022

Dança (47) Flamenco

A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.

Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.

Flamenco – É música, o canto e a dança cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia, na Espanha, assim como a Múrcia e Estremadura, e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola…………….. Mais informação aqui !

Compagnie Antonio Gades - Suite Flamenca 

Entre dos Aguas (Paco de Lucia) - Flamenco Dancing and Guitar, Barcelona

Curso Básico de Dança Flamenca com Izabel Moratti - Aula 1

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Brancas nuvens negras também gosto de flamenco. Obrigado

      Eliminar
  2. Desde a adolescência que gosto do flamenco. E comprava castanholas e leques para praiar a dAna em frente ao espelho. :) Ainda hoje tenho leques, de várias origens. Um deles comprado em Verona pelo filho. As únicas castanholas que tinha dei-as à minha pequenina. Estou sem castanholas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te fazia admiradora e "praticante" de flamenco. Por acaso lembro-me em miúdo de ter estado com umas castalhonas nas mãos e tentar tocá-las. Não é fácil e, obviamente, não consegui tocá-las.
      Catarina obrigado

      Eliminar
    2. Também não as sei tocar. Mas tentava... : ))

      Eliminar
    3. E eu também... e continuas a ter comentários meus no teu blogue, em SPAM :((( !!!... malvado blogger !!!

      Eliminar
    4. O meu spam está sempre vazio. Não sei para onde vão parar os comentários. Alguns tenho-os no email, outros não.

      Eliminar
    5. Pois Catarina eu comentei no "post" do Elvis Presley e o meu comentário não apareceu. Algo se passou !

      Eliminar
  3. A minha cunhada que vive no Canadá aprendeu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um que descobri em SPAM :((( ! Este Blogger deixa-me irritado !!!!
      A tua cunhada não é a Catarina, pois não :))) ???!!!
      Pedro obrigado

      Eliminar
    2. : )) Estamos a mais de 2 mil km uma da outra.

      Eliminar
    3. Sei lá ! Foi só um palpite :) !

      Eliminar
  4. Não estou interessada em aprender, mas gosto de ver.
    Gostei de ver o segundo vídeo, as mulheres são muito mais elegantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os videos com os trajes tanto de homem como de mulher, são normalmente muito bonitos. Gosto de ver flamenco, bem dançado !
      Manuela obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!