Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Dança (48) Mambo

A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.

Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.

Mambo – É um estilo musical e de dança originária dos EUA, porém bastante popular em Cuba …………….. Mais informação aqui !

Mambo Show Dance at Ultimate Ballroom Dance Studio in Memphis

Lou Bega - Mambo Nr.5, Claudia e Ugo

Clases de Mambo | Eva y Kim

8 comentários:

  1. Boa ginastica!! Fisica e mental. ; )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo ! Infelizmente sou um pé de chumbo a dançar :( !
      Catarina obrigado

      Eliminar
  2. Nem assim me animo, Ricardo
    Mas gosto de vê-los !
    Meu abraço , amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lis obrigado e espero sinceramente, que te sintas melhor !!!

      Eliminar
  3. Eis mais um ritmo nascido nas Caraíbas, entre muitos outros. Alguns destes ritmos regressaram a África e foram acolhidos entusiasticamente pelos africanos, como se se tratasse de um regresso do filho pródigo. Um exemplo de um tal regresso é a canção "Mambo me Lutanga", do angolano Alberto Teta Lando, que já faleceu, mas que continua a ser admiradíssimo e respeitadíssimo em Angola. Esta canção é interpretada por Teta Lando na sua língua materna, o quicongo, que era a língua do antigo Reino do Congo.

    https://www.youtube.com/watch?v=1GWaB6ZtE2k

    Há tempos visionei no Youtube uma passagem de um filme com Sofia Loren e Vittorio de Sica dançando o "Mambo Italiano", que foi um êxito musical nos anos 50. É um filme da época dourada do cinema italiano. É sempre um prazer ver e rever muitas vezes Sofia Loren:

    https://www.youtube.com/watch?v=XL8_WRJmFJU

    ResponderEliminar
  4. São sempre um prazer ler os teus comentários !!!
    Fernando muito obrigado pelo comentário rico, aqui escrito, e pelos links, nomeadamente do filme italiano "Pão, Amor e Fantasia" do realizador Luigi Comencini.

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!