Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 1 de dezembro de 2018

UHF (19) A Morte Saíu à Rua


(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Músicas do CD Duplo “Os Filhos da Madrugada” editado em 27 de Abril de 1994, onde o Grande José Afonso, foi homenageado pelos artistas das principais bandas portuguesas. É também a minha homenagem a esta figura IMPORTANTÍSSIMA na vida musical portuguesa e no respeito que demonstrava e defendia pela liberdade de todos os cidadãos.

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (Aveiro, 02-08-1929 – Setúbal, 23-02-1987)


Desenho meu, feito a lápis de carvão, no ano de 1988, após a morte do Artista

UHF (1978)


14 comentários:

  1. Quando conheci o Zé Afonso, num concerto na Universidade de Düsseldorf, já a morte se espelhava no seu rosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o Zeca morreu prematuramente. Teria ainda muito para dar à Música Popular Portuguesa !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  2. ADOREI o desenho e o som escolhido!
    Que seja um bom fim-de-semana!!!

    ResponderEliminar
  3. Uma banda da minha juventude que eu admiro muito
    Obrigada
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma boa banda portuguesa a mostrar que aqui em Portugal também podemos fazer bom "Rock" !
      Obrigado Quase Cinderela

      Eliminar
  4. O homem do leme partiu, mas ficará para sempre na nossa lembrança.
    Gostei dos temas que escolheste para o homenagear.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os temas são os que constam no CD duplo que foi feito para homenagear o Zeca Afonso.
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  5. Mais uma, desta bela homenagem !
    E já agora deixa-me realçar este facto fantástico, que estás farto de saber, mas talvez outros não saibam :
    Este duplo CD, "Filhos da Madrugada" recebeu a certificação de disco de platina no próprio dia do lançamento, atingindo posteriormente a dupla platina !!! ... Notável para o panorama português, o que prova o grande conceito em que o Zeca Afonso era e é tido pelos portugueses !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho este duplo CD e ouço-o de quando em vez, para relembrar as músicas do José Afonso e as versões dos vários grupos e intérpretes que se propuseram a cantar nesta homenagem o Zeca !
      Obrigado Rui e Abraço

      Eliminar
  6. Os UHF são uma Banda fantástica e há vinte e tal anos estavam no seu auge. Esta versão em modo rock é muito boa, mas esta força das palavras sentidas com a emoção de mensagem, só o Zeca o sabia fazer e nos transmitir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa versão sim, e os UHF são na realidade uma grande banda !
      Obrigado Janita

      Eliminar
  7. Adoro este tema.
    Não costumo gostar de canções que falem na morte... mas abro excepção para este tema do Zeca, porque gosto mesmo muito!
    Quanto aos UHF não é preciso dizer mais nada... (e sem querer fazer quaisquer comparações) são um ícone da música portuguesa a homenagear outro ícone.
    Belos momentos musicais aqui nos trouxeste uma vez mais nesta tua rubrica que já deve estar quase a "dar as últimas" :)

    Beijinhos renovados
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos nas últimas sim, desta pequena, mas sentida homenagem a alguém que para mim, morreu somente fisicamente. De resto continua bem vivo e ouço o Zeca com muita frequência.
      Obrigado Afrodite

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!