Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Herbie Hancock – Groups & Soloists of Jazz (XIII)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Herbie Hancock (Chicago, EUA, 12-04-1940 – 20xx) – É um pianista e compositor norte-americano, considerado um dos mestres do jazz.
Tocou ao lado de grandes músicos, com destaque para a sua colaboração com Miles Davis nos anos 60, num quinteto que se tornou antológico na história do Jazz. Ali, Hancock começou a tocar o piano elétrico, um “Fender Rhodes”, ao qual se adaptou de imediato e com o qual, decidiu experimentar e conectar o famoso pedal “wah-wah” e uma câmara de eco, “Echoplex”.
Harold Rhodes, o pai do piano eléctrico, ao ver e verificar essas estranhas e até então originais conexões, providencia para que todas essas conexões passem a constar todos os novos modelos deste piano.
Uma década adiante, emergindo do universo de Miles Davis, Herbie Hancock forma um grupo com maiores aproximações à tradição popular afro-americana, de uma sonoridade bem mais acessível ao grande público e de grande sucesso. No álbum de título homónimo ao deste grupo, “Head Hunters” (1973), Hancock alterna bem-sucedidas experiências pelo “electrofunk” com alguns salpicos daquele espírito do quinteto de Miles.
A sua discografia inclui discos voltados para o Jazz assim como, algumas incursões pela “Fusão”, “Funk” e “Clássica”. Poucos pianistas têm ou tiveram uma carreira tão fecunda quanto Herbie Hancock, que já atravessa algumas décadas, como sendo, um dos maiores pianistas da história do Jazz. Gravou, em 1978, com Chick Corea um dos mais belos e surreais trabalhos de dupla ao piano, “An Evening with Herbie Hancock & Chick Corea - In Concert”.

Canteloupe Island, com Herbie Hancock (piano e teclas), Dave Holland (contrabaixo), Pat Metheny (guitarra) e Jack DeJohnette (bateria).


Rockit, video produzido pela Sony BMG Music Entertainment, em 1984.


Chameleon, na 44ª. edição do "Festival de Jazz de Montreux".


River, com Corinne Bailey Ray.

8 comentários:

  1. Também "moram" cá em casa, os CDs do Herbie! :)

    Beijinhos Marianos, Ricardo! :)

    ResponderEliminar
  2. ADORO!!!
    Aquele abraço e votos de bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é um dos meus pianistas preferidos, mas gosto !
      Obrigado

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Ao menos a música não nos engana e se for má, podemos sempre desligá-la !
      Obrigado Luísa

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Então não há motivo para não apareceres de vez em quando :)
      Obrigado Catarina

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!