Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 10 de março de 2022

Trovante – Nascidos Aqui (36)

Trovante (1976 – 1992)

Tal como os Madredeus, os Trovante são também um grupo importantíssimo na chamada MPP (Música Popular Portuguesa)

Existe um duplo CD “Saudades do Futuro” editado pela Valentim de Carvalho para a EMI, de 1991 que dá para ouvir as melhores composições e conhecer a história musical deste grupo. Aconselho !

Sorriso, do álbum “84” de 1984. Letra e música de Luís Represas.

Quem não conhece “Sorriso” nunca ouviu Trovante !

Esplanada, do álbum “84” de 1984. Letra de João Monge e música de João Gil.

Quem não conhece “Esplanada” nunca ouviu Trovante ! 

Utopia, do álbum “Um Destes Dias” de 1990. Letra de Luís Represas e música de João Gil.

Na década de 90, eu costumava andar pelo país a trabalhar, e tinha uma cassette com os “Trovante” que tocava “n” vezes, durante as minhas viagens! 

Objectos Perdidos, do álbum “Um Destes Dias” de 1990. Letra de Rui Reininho, música de João Gil.

No vídeo oficial da canção de excelente parte instrumental. Sátira política !

6 comentários:

  1. Ser poeta é ser mais alto...
    A minha favorita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos Trovante é para mim um bom exemplo de um Grande Grupo de MPP !
      Pedro obrigado

      Eliminar
  2. De todas a minha preferida é "Sorriso"

    ResponderEliminar
  3. Não sendo uma das minhas bandas de eleição, sempre senti que era muito fácil (no bom sentido9 ouvir Trovante!

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!