Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

7.ª Arte - Brian de Palma

Breves palavras sobre o que é para mim, o Cinema.

Durante os anos da minha juventude houve algo que me despertou o interesse e fez com que a minha ligação com os audiovisuais se tornasse, desde então, preponderante na minha vida. Esse algo foi o Cinema. A chamada 7.ª arte (arte da imagem) que quando dado o nome e na minha modesta opinião, ela reflectia somente a realidade do cinema mudo, por isso “arte da imagem”. Posteriormente a 7.ª arte tornou-se em algo muito mais complexo. A obra/filme tornou-se num conjunto de várias e ricas variáveis: a imagem, o texto, a cenografia, o som, o guarda-roupa, a interpretação, etc.. Tudo isso conglomerado e orientado de alguma maneira, por uma pessoa na arte de dirigir, o realizador.

Um bom filme, é como uma boa música ou um bom livro, é algo que deve ser visto mais que uma vez, para que nos apercebamos de coisas que numa só, é impossível. Um amante de cinema vê um filme duas, três vezes, para que nele possa visualizar todas essas variáveis de que falei anteriormente.

Vão passar por aqui alguns realizadores que fizeram e fazem parte do meu imaginário de cinéfilo. Nessa época, quando frequentei as salas de cinema em Lisboa, as filmografias de eleição eram: a italiana, a francesa, a alemã, a sueca, a espanhola, a nipónica, a americana. Mas passarão também, e obviamente, realizadores brasileiros e portugueses

Esta nova publicação intitulada 7.ª Arte, será muito de uma pequena mostra do que se via cinematograficamente em Lisboa, nos finais da década de 60 e 70, mas não só, porque teremos filmes muito mais actuais !!!

Tal qual, como todos vós, me reconhecem como um melómano amador, eu também sou um cinéfilo amador. O que vou trazer aqui foram/são obras que gostei/gosto e vi/revejo, e as minhas escolhas são apenas opiniões e gostos, livres de qualquer pretensiosismo !!!

No nome do realizador (se estrangeiro) e na maioria dos títulos dos filmes existem “links” para a Wikipedia (versão inglesa), por ser a plataforma mais abrangente e mais completa. Se pretenderem, na coluna esquerda dessas mesmas páginas, em baixo, tem normalmente, a escolha da tradução para a língua portuguesa.

Do cinema norte-americano trago-vos Brian de Palma (11-09-1940), realizador com uma obra notável. Um dos realizadores imensamente influente no cinema mundial, com 15 películas longa-metragem, 7 curtas 2 documentários. Dele escolhi 6 filmes que vi.

(1974) Phantom Of The ParadiseFantasma do Paraíso

(1976) ObsessionObsessão

(1976) Carrie

(1980) Dressed to KillVestida para Matar

(1983) ScarfaceScarface, A Força do Poder

(1987) The UntouchablesOs Intocáveis

(1992) Entrevista com Brian de Palma

12 comentários:

  1. Ainda não vi todos dos filmes aqui apresentados … e falta aqui o meu preferido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o teu preferido, não sei qual é, mas se for relativamente recente não o vi certamente. Aqui coloquei os que vi. Aqui há uns dias deu num canal público, acho eu, a película "Vestida para Matar / Dressed to Kill", que revi com agrado.
      Teresa obrigado

      Eliminar
    2. Não é recente, Ricardo!!
      Além de ser um excelente filme, foi um dos poucos filmes 🎥 que vi com o meu marido. Ele não era grande admirador de cinema. Mas como nesse dia, fazíamos anos de casados, ele aceitou em me acompanhar.

      Eliminar
    3. Eu também gosto imenso de cinema, mas gosto de o ver sempre acompanhado com alguém que, eventualmente, também seja cinéfilo amador.
      No final do filme gosto de trocar impressões sobre...
      Teresa obrigado

      Eliminar
  2. Ainda não vi todos mas vou ver, se os olhos me deixarem.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que é pior, essa sua vista :(( !
      Abraço e obrigado Elvira... Saúde, também para si e para todos os seus

      Eliminar
  3. Excelente início de Fevereiro, Ricardo!
    Dos filmes que destacas vi apenas 2: "Dressed to kill" e "The Untouchables". Anotei os restantes.
    Beijo, boa semana, bons filmes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um bom realizador norte-americano, descendente de italo-americanos e que tem uma filmografia muito boa.
      Teresa obrigado

      Eliminar
  4. Bons filme que nos trazes.
    Só vi "Vestida para matar" e os "Intocáveis".
    Gostava muito de poder ver os outros.

    Abraço Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses foram os que vi do Brina de Palma. Talvez tenha visto mais um ou dois, não me lembro !
      Manuela obrigado

      Eliminar
  5. Scarface e os Intocáveis, já vi! Faltam os outros... :-))
    A ver se descubro aquele em que Julianne Moore entra... que não me é mesmo nada familiar... e não sei como se me escapou por tanto tempo...
    Excelentes sugestões, Ricardo! Abraço!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, bom cinema sempre que se possa aproveitar é ir ver !
      Obrigado pelo comentário

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!