Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Beatles – Festas de Garagem (5)

Na minha juventude diverti-me imenso nas “festas de garagem”. Um levava o gira-discos portátil, outros levavam uns quantos discos. Haviam sempre umas sandes e uns refrigerantes. Dançávamos a tarde inteira e às vezes a entrar pela noite. Ora música para os “pulos”, ora música para dançar agarrados, às vezes “agarradinhos”, mas sem abusar 😊, porque as mães delas eram algumas vezes nossas conhecidas, e tínhamos imenso respeito por elas.

São apenas duas músicas por intérprete. Em alguns deles, duas canções, irão saber a pouco. Naquela época, a “Pop” e a “Rock” anglo-saxónica dominava. Grupos ingleses e americanos, eram aqueles que passavam na rádio, e era neles, onde gastávamos algum dinheiro das nossas mesadas, para comprar os seus discos.

Hoje na 5.ª festa de garagem trago-vos…

Beatles (1960 – 1970)

Destes pouco ou nada vou dizer, são os grandes percursores da “pop/rock” a nível, primeiramente europeu, e depois, mundial. Duas composções, a segunda já do final da carreira do grupo e a outra que andou nas bocas do Mundo, na versão deles e de outro grupo importante os “Marmalade”. Ob-La-Di era mais um ié-ié, como alguns chamavam na altura.

Ob-La-Di Ob-La-Da, do álbum conhecido por “Álbum Branco”, mas que se chamava na realidade “The Beatles”, de 1968. Composta por por Paul McCartney, em 1968, e creditada à dupla Lennon-McCartney.

Let It Be, escrita por Paul McCartney, em 1970, e creditada à dupla Lennon-McCartney, para um filme do mesmo nome, realizado por Michael Lindsay-Hogg.

16 comentários:

  1. Festas de garagem não envolviam os Beatles.
    Era mais pesadão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As suas Pedro :)!
      Eu dancei alguns Beatles nas festas de garagem!
      Pedro obrigado

      Eliminar
  2. Recordo-me dessas festas, também eram no quintal nos Santos Populares.
    Vivam os Beatles!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também em quintais sim. Até nos Olivais, lembro-me de uma, feita no terraço, topo de um prédio.
      Vivam!
      Brancas nuvens negras, obrigado

      Eliminar
    2. Também estive nos Olivais no terraço de um prédio, mas já éramos adultos e foi para recordar as festas do quintal da juventude. Seria a mesma?

      Eliminar
    3. Esta festa foi na década de 70. O ano certo não sei, mas foi no prédio ao lado dos Bombeiros da Encarnação. Foi no Verão, creio, nos Santos Populares!

      Eliminar
    4. Se o nome da organizadora era Olímpia, era a mesma festa.

      Eliminar
    5. Meu caro, faz muitos e eu não conheci quem organizou a festa. Tinha um amigo de primária que morava no 8.A desse prédio, mas eu conhecia poucas pessoas que habitavam esse prédio.
      O meu amigo é actualmente médico,já não mora lá, nem ele nem a irmã, e os pais já faleceram.

      Eliminar
    6. A festa a que me refiro foi, também, nos anos 70, nos Santos Populares, num terraço dos Olivais. Quem sabe se não foi a mesma?

      Eliminar
    7. Eventualmente poderia ter sido. Díficil precisar isso agora !
      brancas nuvens negras, obrigado

      Eliminar
  3. Eu não dancei ao som destas belas músicas, mas deixavam-me a sonhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu dancei, mal, ao som de muitas destas músicas. Manuela obrigado

      Eliminar
  4. Também participei em algum@s!!!
    👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderEliminar
  5. Nas minhas festas de garagem, havia mais música dos anos 80 e 90... mas estas duas faixas dos Beatles... são verdadeiros clássicos... conheço-as bem! E continuam a ouvir-se muito bem...
    Abraço! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anos 80 e 90 não foi na minha juventude. Os Beatles ouvir-se-ão sempre !
      Ana obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!