Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

JLCO Septet com Wynton Marsalis – NPR Tiny Desk Home Concert (8)

A NPR Music (https://www.youtube.com/channel/UC4eYXhJI4-7wSWc8UNRwD4A) é um projecto da “National Public Radio”, uma organização de media americana sem fins lucrativos, com financiamento público e privado, lançado em Novembro de 2007, para apresentar programação musical de rádio pública e conteúdo editorial original para descoberta de música.

Parece-me um projecto interessantíssimo, principalmente, porque neste contexto de pandemia, dá-nos a possibilidade de ouvirmos grandes intérpretes e compositores a nível mundial, os quais mostram aqui, na NPR Music, a sua arte e a sua capacidade de comunicação. Por aqui vão passar, nomes conhecidos, menos conhecidos e desconhecidos. Para mim, foi e é um prazer procurar bons instrumentais e boas interpretações. As actuações poderão ser, às vezes, bastante mais extensas que o habitual, mas tentei procurar algo que possam escutar com prazer.

Hoje a música é de jazz, que poderá ser menos audível para alguns de vós!

No Tiny Desk de hoje, vamos ouvir

JLCO (Jazz at Lincoln Center Orchestra) Septet com Wynton Marsalis (1988) – com Wynton Marsalis (trompete), Ted Nash e Walter Blanding (saxofones), Elliot Mason (trombone), Dan Nimmer (piano), Carlos Henriquez (contrabaixo) e Obed Calvaire (bateria).

Suraya Mohamed (produtor do canal NPR) | 2 de fevereiro de 2021, diz:

Wynton Marsalis e o JLCO (Jazz At Lincoln Center Orchestra) Sexteto gravaram o seu espectáculo Tiny Desk (em casa) no “Dizzy's Club”, ou o que eles chamam de "the house of swing". Começam com "Sloganize, Patronize, Realize, Revolutionize (Black Lives Matters)", uma declaração ousada sobre a humanidade e as consequências do racismo. Marsalis diz que essa peça - assim como o resto da música do seu novo álbum, “The Democracy! Suite” - lida com as questões humanas atemporais que vemos agravadas durante os tempos de pandemia, como desafios sociais e questões do coração. …

Grupo:

Wynton Marsalis (trompete), Ted Nash e  Walter Blanding (saxofones), Elliot Mason (trombone),  Dan Nimmer (piano), Carlos Henriquez (contrabaixo) e Obed Calvaire (bateria).

Composições: "Sloganize, Patronize, Realize, Revolutionize (Black Lives Matters)"; "Deeper Than Dreams"; e "That Dance We Do (That You Love Too)"

6 comentários:

  1. Fica a tocar em fundo enquanto visito outros blogues.

    ResponderEliminar
  2. Não é das músicas que mais gosto. Desculpa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisas pedir desculpa. Não gostas não ouves !
      Manuela obrigado

      Eliminar
  3. Gostei muito. É puro jazz.

    Wynton Marsalis é um dos maiores trompetistas do mundo, se não o maior. Tanto toca jazz, como toca (ou tocava) música clássica, dois géneros musicais tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão difíceis.

    Ouça-se Wynton Marsalis tocar música de Joseph Haydn, que foi um compositor clássico no mais estrito sentido do termo, no seguinte vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=vpFaWJQHwbA

    Uma palavra se deve referir ao maestro que dirige a orquestra, John Williams. Este é que é O John Williams, que compôs grandes temas de filmes, como A Guerra das Estrelas, Indiana Jones, E.T., Um Violino no Telhado, Parque Jurássico, etc. etc. etc. Muitos etc. Um grande trompetista e um grande maestro e compositor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando agradeço mais uma vez este comentário enriquecedor e obrigado pelo link. Gostei imenso de ouvir Marsalis a tocar música clássica.
      Muito obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!