Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 15 de agosto de 2021

Faz Hoje Anos (91, 92 e 93) – Bill Evans, Madonna Louise Ciccone e Mary Stallings

Faz hoje 92 anos... Parabéns !!!

De um grupo de uma dúzia de pianistas de Jazz, este é talvez dos que mais admiro, o norte-americano Bill Evans que sucumbiu precocemente aos 51, em virtude da sua dependência à heroína. As suas composições e interpretações são únicas. Em breve voltarei a publicar um artigo, um pouco mais longo, sobre o pianista norte-americano, com palavras da sua cunhada, mulher de Harry Evans, o seu irmão.

Bill Evans (16-08-1929 – 15-09-1980), … foi um pianista norte-americano, considerado um dos mais importantes músicos de Jazz da história, sendo até hoje uma das referências do piano de Jazz dos anos pós-50.

O seu uso da harmonia impressionista, as suas interpretações inventivas do repertório tradicional de jazz e as suas linhas melódicas sincopadas e polirrítmicas influenciaram toda uma geração de pianistas, incluindo Herbie Hancock, Denny Zeitlin, Chick Corea (influenciou!) e Keith Jarrett. O seu trabalho continua a influenciar jovens pianistas como Fred Hersch, Esbjörn Svensson, Bill Charlap e Lyle Mays (influenciou!), e músicos que tocam outros instrumentos, como o guitarrista John McLaughlin … .

Aqui na composição “Haunted Heart”, de Arthur Schwartz, Howard Dietz, com Scott LaFaro (contrabaixo) e Paul Motian (bateria). Esta é a versão álbum “Explorations” de 1961, com este Bill Evans Trio.

Faz hoje 63 anos... Parabéns !!!

Na realidade quando do seu aparecimento, principalmente depois do êxito estrondoso de “Like a Virgin”, Madonna não ficou no meu ouvido. Era mais uma estrela da “Pop” que se ouvia na Rádio e na TV. No entanto, pelas composições que foram sendo grandes sucessos e muito pelo seu mérito pessoal, como artista, vim a perceber que estava enganado e que ela merecia, da minha parte muito mais atenção.

Madonna Louise Ciccone (16-08-1958), aqui na composiçãqo “Take a Bow”. Um interpretação perfeita com excelente bom gosto na orquestração, para o vídeo oficial, de 1994.

Faz hoje 82 anos... Parabéns !!!

Mary Stallings (16-08-1939), “I'm Just a Lucky So-and-So”, composta por Duke Ellington em 1945, com o Bill  Charlap Trio.

9 comentários:

  1. Nunca consegui gostar da Madonna.
    Pelo contrário, acho-a irritante.
    Abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeito a opinião, como é óbvio !
      Pedro obrigado e abraço

      Eliminar
  2. Adorei o tema "Hauted Heart".
    Dói muito ver génios artísticos desaparecer dessaforma, dá uma revolta muito grande! 😥

    Este tema da Madonna é um dos temas dela que mais gosto.
    Sou da geração que cresci a ouvir Madonna, ela sempre foi irreverente e tem um talento nato para o espetáculo. Arrojada, controversa, boa performer... tem tido imensos "hits" na sua carreira e continua a ser A grande DIVA da pop.

    Só não conhecia Mary Stallings, estive a escutá-la e gostei de me sentir envolvida pelo calor da sua voz.

    Estão todos de parabéns, incluindo tu por estas escolhas musicais.
    Boa segunda-feira
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bill Evans partiu cedo demais. Resta a sua obra interpretada ao piano, com os seus trios. Algo de muito bom que merece ser ouvido com atenção.
      Madonna fez uma excelente carreira profissional. Conseguiu alcandorar-se num boa posição da música "Pop".
      Mary Stallings mais uma voz cheia e quente do jazz vocal.
      Clara obrigado

      Eliminar
  3. Três temas que ouvi calmamente.
    Gostei sobretudo de Bill Evans, ou não fosse eu uma eterna amante de piano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escolheste bem! Eu escolheria o mesmo.
      Manuela obrigado

      Eliminar
  4. Bill Evans é incomparável. É um nome eterno do jazz. Incontornável.

    Quanto à Madonna... O Ricardo vai-me desculpar, mas detesto a senhora. Acho que é um puro fruto do marketing, em que tudo é de plástico, desde a "música" até à falsa irreverência, que rende muitos milhões de dólares. Madonna não é uma cantora, é uma máquina de fazer dinheiro. Peço desculpa, mas não suporto vê-la nem ouvi-la. É superior às minhas forças.

    Confesso que gostei muito de ouvir a Mary Stallings, que não conhecia. Tem uma grande voz e tem muitíssimo swing. É uma grande cantora de jazz.

    Ulimamente tenho-me obrigado a ouvir mais jazz do que o muito pouco que ouvia antes. A internet oferece-me dois grandes canais de jazz, que passei a escutar frequentemente. Um é o canal de streaming Jazzin', de José Duarte, na RTP Play: https://www.rtp.pt/play/direto/antena2jazzin. O outro é o canal JazzOn2 da rádio clássica WWFM, de New Jersey, nos Estados Unidos. Para se ouvir o canal, abre-se o site da WWFM em https://www.wwfm.org/#stream/1, onde também se tem acesso ao canal de música clássica propriamente dito da emissora.

    ResponderEliminar
  5. COMENTÁRIO DO FERNANDO RIBEIRO QUE NÃO PERCEBO O MOTIVO, PORQUE NÃO FOI PUBLICADO PELO BLOGGER, NO MEU BLOGUE:


    Fernando Ribeiro deixou um novo comentário na sua mensagem "Faz Hoje Anos (91, 92 e 93) – Bill Evans, Madonna ...":

    Bill Evans é incomparável. É um nome eterno do jazz. Incontornável.

    Quanto à Madonna... O Ricardo vai-me desculpar, mas detesto a senhora. Acho que é um puro fruto do marketing, em que tudo é de plástico, desde a "música" até à falsa irreverência, que rende muitos milhões de dólares. Madonna não é uma cantora, é uma máquina de fazer dinheiro. Peço desculpa, mas não suporto vê-la nem ouvi-la. É superior às minhas forças.

    Confesso que gostei muito de ouvir a Mary Stallings, que não conhecia. Tem uma grande voz e tem muitíssimo swing. É uma grande cantora de jazz.

    Ulimamente tenho-me obrigado a ouvir mais jazz do que o muito pouco que ouvia antes. A internet oferece-me dois grandes canais de jazz, que passei a escutar frequentemente. Um é o canal de streaming Jazzin', de José Duarte, na RTP Play: https://www.rtp.pt/play/direto/antena2jazzin. O outro é o canal JazzOn2 da rádio clássica WWFM, de New Jersey, nos Estados Unidos. Para se ouvir o canal, abre-se o site da WWFM em https://www.wwfm.org/#stream/1, onde também se tem acesso ao canal de música clássica propriamente dito da emissora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Madonna embora não goste, opinião que aceito. Gostos não se discutem e admito perfeitamente que não goste dela !... É uma máquina de fazer dinheiro com bastante qualidade.

      Do Bill Evans e da Mary Stallings, estou de acordo consigo, obviamente !!!

      Fernando obrigado pelo comentário que não percebo, o motivo de não ter sido publicado pelo Blogger, não tenho nada que impeça ou peça moderação nos comentários. Fica aqui a cópia dele e a minha resposta.
      Agradecido pelos links que me enviou !!!
      Abraço

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!