Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Alcunhas Alentejanas (12) - Lagarto

 É uma nova rúbrica, baseada no livro de Francisco Martins Ramos e Carlos Alberto da Silva, intitulado “Tratado das Alcunhas Alentejanas” (3.ª edição, Fevereiro de 2003), editado pela “Edições Colibri, Lda.”, Faculdade de Letras de Lisboa.

Pedi autorização à editora Colibri e o sr. Fernando Mão de Ferro escreveu-me e autorizou-me no dia 9 deste mês (Sem problemas. Parabéns pelo projecto. Fernando Mão de Ferro) que avançasse com estas pequenas publicações. Dos autores, tentei contactar com um deles, visto que o outro, infelizmente, já faleceu, mas até agora não obtive qualquer resposta. Os textos  que publicarei não irão plagiar o livro. Irei tratar os textos de outra maneira e de algum modo publicitarei o “Tratado das Alcunhas Alentejanas”, através destes “posts”. É, como já frisei, um livro/tratado extremamente interessante e digno que figurar numa prateleira de uma biblioteca pessoal.

Esta publicação terá somente 26 números (alfabeto) porque queremos apenas chamar à atenção dos leitores sobre a importância e o trabalho realizado. Escolheremos as alcunhas a tratar, uma por cada letra do alfabeto português, de A a Z. Foram também incluídas, as letras K, W e Y.

Tratado das Alcunhas

Lagarto (a) (s) – masculino ou feminino, cognome individual, designação familiar, alcunha adquirida, alcunha herdada, designação assumida, designação rejeitada, passagem a apelido; classificação: zoomórfica / comportamental / filiação / física; história: O alcunhado adquiriu esta alcunha porque muda de pele com muita frequência (Beja); indivíduo que gosta muito de vestir roupa verde (Aljustrel, Avis, Fronteira, Campo Maior e Grândola); o receptor tem uma forma de andar e mover a cabeça que se assemelha a um largarto (Grândola); trata-se de uma alcunha herdada de seu pai, que faz praia numa barragem (Mora); o alcunhado adquiriu esta alcunha porque tem o hábito de andar atrás de lagartos (Cuba, Portel e Viana do Alentejo); o visado tem uma grande paixão pelo Sporting (Portalegre e Moura); o nomeado tem esta alcunha porque era muito hábil na ginástica, quando cumpriu o serviço militar (Santiago do Cacém). Existe também em Estremoz, Alcácer do Sal, Alter do Chão, Évora, Barrancos, Castro Verde, Cuba, Alandroal e Moura.

(In Tratado das Alcunhas Alentejanas”, 3.ª edição, Fevereiro de 2003)

Priberam (online)

la·gar·to

(latim lacertus, -i)

nome masculino

1. [Zoologia]  Réptil sáurio, de cabeça oval e corpo quase cilíndrico, muito ágil, e de muita utilidade para a agricultura, por se alimentar de insectos.

2. Sardão.

3. [Ictiologia]  Peixe dos Açores.

4. Polpa da perna.

5. [Portugal]   [Culinária]  Tira de carne suína retirada da zona entre o lombo e o entrecosto (ex.: lagartos de porco preto grelhados). [Mais usado no plural.]

6. Aparelho com que se apertam as rolhas de cortiça.

7. [Marinha]  Passadeira com tiras de gacheta.

8. [Informal]  Adepto do Sporting Clube de Portugal. = Sportinguista

9. [Brasil]  Tendão.

 

lagarto do braço
• Parte carnuda entre o cotovelo e o ombro.

Palavras relacionadas: 

lagartasáurioaligátor-saurocobrasardãolagarteira

"lagarto", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/lagarto [consultado em 16-06-2020]. 

Porto Editora (online)

Lagarto la.gar.to

lagarto1lɐˈɡartu

nome masculino

1. ZOOLOGIA designação comum, extensiva a diferentes répteis sáurios, que geralmente apresentam cabeça ovalada, pálpebras móveis, corpo escamado, de formato alongado e com patas curtas e cauda longa, fina e pontiaguda

2. ICTIOLOGIA (Synodus saurus) peixe comum em águas açorianas, que se destaca pelo padrão cromático do dorso, composto por manchas escuras características, que contribuem para a sua camuflagem nos fundos rochosos em que habitualmente se encontra

3. popular designação de alguns dos músculos do braço e da perna

4. DESPORTO popular adepto do Sporting Clube de Portugalsportinguista

5. CULINÁRIA plural tiras de carne de porco extraídas da região entre o lombo e o entrecosto do animal

lagarto, lagarto!

esconjuro para afastar uma ideia má

Do latim vulgar *lacartu-, por lacertu-, «idem»

lagarto2lɐˈɡartu

nome masculino

Guiné-Bissau crocodilo

Do crioulo guineense lagártu, «idem», do português antigo lagarto, «crocodilo»

6 comentários:


  1. heheheheh
    Arranjaste uma alcunha que te veste!
    Eu estou como os de Portalegre e os de Mora, os "lagartos" para mim são os apaixonados/aficionados pelo Sporting. 💚
    O que não aparece nem no Tratado das alcunhas nem nos dicionários é o lagarto=biscoito. Na doçaria, é um biscoito amanteigado às ondinhas que faz lembrar as costas dos lagartos/crocodilos.
    Muito bom! É o biscoito mais comido aqui em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nunca gostei muito desse nome que põem aos Sportinguistas, mas não me serve de nada não gostar. Admito que "lagartos", "lampiões", etc, etc. são nomes feios e pouco edificante chamá-los a Sportinguistas e/ou Benfiquistas e de outros clubes!
      Clara obrigado

      Eliminar
  2. Conhece a expressão "lagarto, lagarto, lagarto!!!"?
    De uma maneira simples significa fuja a sete pés!!!!

    ResponderEliminar
  3. Até parece de propósito, com tanta bicharada que vi hoje, lembrei- me logo dos lagartos jurássicos😊

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!